Layout by VICKYS.com.br

domingo, 29 de junho de 2008

Etapa 6 - Monza: Serviço

Domingo - 29/07/2008
Monza, Itália


DESCRIÇÃO: O Autodromo Nazionale Monza é uma pista de automobilismo localizada próxima à cidade de Monza, na Itália, ao norte de Milão. É um dos circuitos mais tradicionais para a prática do automobilismo no mundo. É famoso principalmente por receber o Grande Prêmio da Itália de Fórmula Um quase anualmente desde 1922, ano de sua inauguração.

O Autódromo de Monza é atualmente o traçado mais veloz da Europa graças às suas retas muito longas, o que permite que os pilotos mantenham aceleração máxima por mais da metade da volta. É um circuito praticamente plano, com poucas elevações e conhecido como uma pista que testa mais a potência do motor que as habilidades dos pilotos.

A volta é iniciada na longa reta denominada Rettifilo Tribune ao longo da qual estão construídos os boxes e o paddock. Depois, entra-se na Prima Variante, uma chicane direita-esquerda bastante lenta. A freada para esta curva é tida como muito difícil, visto que a redução é de 350 km/h para não mais que 100 km/h. Passada a Prima Variante, é a hora da Curva Biassono (ou Curva Grande), curva à direita de velocidade média. Pouco mais à frente, há a Variante della Roggia, bastante parecida com a Prima Variante, mas com direção oposta (esquerda-direita). A parte mais técnica do circuito é iniciada com as Curve di Lesmo, dupla de curvas à direita. O circuito readquire velocidade com a reta acompanhada da velocíssima Curva del Serraglio para, então, entrar na Variante Ascari, uma curva curta à esquerda que prossegue com curva longa à direita e conclui com outra esquerda a quase 90°. Após passar pela reta oposta, chegamos à histórica curva do traçado: La Parabolica, grande curva à direita feita a velocidade média (200 km/h na F1) que leva à reta dos boxes.

E sobre o antigo circuito de Monza? Com cerca de 10 km, o antigo circuito de Monza foi utilizado durante algumas temporadas para corridas de Fórmula 1 a partir de 1955e a última foi em 1961, quando aconteceu a grande tragédia que matou o piloto alemão Wolfgang von Trips e mais 14 espectadores num acidente na curva Parabólica. O circuito de 10 km era formado pelo atual circuito misto (mas sem as chicanes) e o circuito oval com curvas elevadas de alta inclinação.

Curiosidade: Em 1957 e 1958 os monopostos americanos da USAC (ancestrais das atuais Champ Car e IRL) correram em Monza, em corridas chamadas "Corrida dos 2 Mundos", contra carros e equipes de Fórmula 1. Mais adaptados a corridas em circuitos ovais, os carros da USAC fizeram os Fórmula 1 comerem poeira. Confiram mais detalhes no link
http://8w.forix.com/rotw.html


INFORMAÇÕES da pista - Autodromo Nazionale Monza
Localidade: Monza, Itália
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: 1995-1999
Extensão: 5770 metros
Sentido: horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda


HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (7 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (15 voltas)


PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry

Postado por Gran Chelem Motorsports às 15:17

Coluna SNC

Edição 010


Análise do campeonato

Por Fernando Passos / Frank Aguiar


A Coluna SNC deste fim de semana é destinada a análise geral do campeonato até o dia de hoje, horas antes da etapa de Monza. Após 5 etapas completadas podemos dizer que tanto o campeonato de construtores quanto o de pilotos está longe de ser definido. A equipe Rothmans Williams Renault vem liderando o campeonato com 185 pontos, onde segue como a grande favorita ao título graças a regularidade de seus pilotos. Na 2ª posição aparece a equipe Scuderia Ferrari com 165 pontos , sendo muito ameaçada pela Parmalat Forti Ford com 159 pontos onde depois dos excelentes resultados em Donington Park e Nurburgring entrou de vez na briga pelo título de construtores. Caindo para na 4ª colocação temos a equipe Mild Seven Benetton Renault com 152 pontos almejando ainda o título. Buscando se recuperar no campeonato, na 5ª colocação, temos a Marlboro Mclaren Mercedes com 129 pontos.

Na seqüência temos assumindo a 6ª colocação a equipe Minardi Ford com 107 pontos e querendo se destacar nesse bolo, mas certamente não terá uma tarefa fácil pois, na 7ª colocação, depois de subir duas posições temos a Total Jordan Peugeot com 95 pontos e, seguido de perto pela Pacific Grand Prix Ltd. No 9º lugar, devido as ausências nas etapas anteriores, a Red Bull Sauber pretende reencontrar o caminho das excelentes atuações e assim se recuperar no campeonato. Um pouco mais distante, mas ainda com grandes chances de entrar nesse meio, temos na 10ª colocação a equipe MTV Simtek Ford com 70 pontos.

No bolo do fundão na 11ª,12ª e 13ª respectivamente e esperando reagir temos os times: Nokia Tyrrel Yamaha com 25 pontos , Ligier Gitanes Blondes com 18 pontos e Footwork Hart com 15 pontos.

O panorama no campeonato de pilotos não é muito diferente. Podemos afirmar que este está sendo um campeonato altamente disputado onde qualquer ponto conquistado será muito importante para o resultado final da disputa pelo título de pilotos. Em 1º desde o início do campeonato temos Fernando Passos da Scuderia Ferrari onde está apresentando ser um piloto muito mais adaptado ao carro em relação a temporada passada, quando correu na pequena equipe Pacific Grand Prix. Eentretanto, o carioca vem sendo perigosamente ameaçado por uma das agradáveis surpresas desse campeonato: Luth Cysne. O catarinense tem apresentando uma evolução muito grande durante essa temporada e levando a sua pequena equipe Parmalat Forti Corse a repetir o feito da temporada passada, onde também brigou pelo título de pilotos com Rodrigo Wizard. Seu desempenho mostra que a equipe acertou em cheio em sua contratação.
Recuperando terreno na 3ª colocação temos Frank Aguiar da Marlboro Mclaren Mercedes que já utilizou o seu descarte nessa disputa devido a sua falta na etapa de Long Beach. Em 4º lugar o mineiro Cassius Naves da Mild Seven Benetton Renault também já utilizou seu descarte na etapa de Donington Park, mas que agora também pretende brigar pelo lugar mais alto no campeonato. Logo depois temos Thiago Wendt da Rothmans Williams Renault, onde sua constância o fez ultrapassar a Ismael Raitz da Sauber, que já acumulou 2 faltas até o momento na temporada e já segue ameaçado pelo outro piloto da Williams, Matheus Romanowki.

Já na 8ª, 9ª e 10ª posições temos um grupo de pilotos dispostos a chegar no seleto grupo dos top 5 e são eles: Matheus Araújo, Andrei Fonseca e Marcelo Vidal onde estes tem apresentado excelentes disputas em questão.

No bloco intermediário temos Carlos Zoro, Matheus Ferro, Gabriel Zanchetta, Rodrigo Oliveira e Murillo Grigolon onde esses pilotos se destacaram em determinadas etapas, mas tiveram ou problemas nas suas etapas ou suas faltas comprometeram seus resultados finais e esperamos uma reação dos mesmos.

Do 16º ao 20º lugar temos uma diferença de 10 os separando onde muito se resume as faltas e problemas durante a corrida e nas ultimas colocações mas esperando uma melhora temos a dupla da ligier Matheus Berçot e Germano Caldeira. No fundo e esperando marcar seus primeiros pontos nesse GCM II temos Jorge Tonella, Rodrigo Dias , Luis Morais e Carlos Jr.

Agora é esperar pelas etapas finais desse eletrizante campeonato

Postado por Gran Chelem Motorsports às 14:58

sexta-feira, 27 de junho de 2008

Editorial GCM: Qualquer semelhança é mera coincidência
Por Frank Aguiar

Faltando apenas três etapas para o encerramento do GCM II, é difícil fazer um prognóstico de quem irá se juntar a Carlos Júnior no Hall de Campeões no Gran Chelem Motorsports. Com os quatro primeiros colocados separados por nove pontos (já contabilizando os descartes) tudo segue indefinido e, pelo andar da carruajem, o panorama não deve se alterar até Adelaide.

Entretanto, todos os participantes vêm demonstrando trabalho árduo nas pistas, tornando o campeonato mais do que eletrizande. E, se compararmos com a categoria máxima de monopostos Fórmula 1, toda etapa tem uma pitadinha de realidade. Na prova vencida por Robert Kubica, ocorreu de tudo um pouco. E, talvez inspirados nesta corrida, os participantes do GCM resolveram arregaçar as mangas.

Naquele mesmo dia, quem não se lembra da etapa realizada em Donington Park? Por lá, só faltou entrar o Safety Car. Pane seca, freios e pneus desgastados, ultrapassagens de tirar o chapéu e até mesmo erro na entrada do pit stop. Difícil eleger nesta etapa qual foi o lance mais bonito e o lance mais cômico.

Querem mais comparações? Os quatro postulantes ao título já dizem por si só.


Para começar, mesma equipe. O carioca, Veloz e consistente nas pistas, não se acha candidato ao título assim como o finlandês, mesmo sendo líder desde a primeira etapa. E o azar característico de Kimi decretou de vez as semelhanças: das últimas quatro provas, em três Passos não obteve um bom resultado


De mansinho, o catarinente chegou lá. Quatro pódios seguidos nas últimas quatro provas, sendo este uma vitória na Feature Race em Donington Park, colocaram Cysne como candidato forte ao título. Assim como o polonês, apenas em Interlagos não conquistou um bom resultado (Kubica não marcou pontos em Melbourne) e obteve sua vitória numa prova extremamente conturbada.


Dizem as más línguas que o carioca assemelha-se muito com o inglês. E, na pista, Aguiar tratou de desempenhar muito bem este papel vencendo na etapa de estréia, assim como Hamilton. E o favoritismo que recaía sobre ambos os pilotos da McLaren foi deposto com o passar das provas. A pressão fora das pistas será um fator decisivo para que Aguiar e Hamilton conquistem algo nesta temporada.


Rápido, competitivo e temperamental. Estamos falando do mineiro que retornou ao certame com força total. Igualmente ao piloto da Ferrari, sempre mantém seu tom sereno quando a pergunta é o título eminente. E, assim como Massa, Naves conquistou sua vitória no momento chave do campeonato, voltando a estar sob a mira dos holofotes.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 16:20

quinta-feira, 26 de junho de 2008

Cassius retorna em grande estilo

Mineiro vence Feature. Briga pela liderança esquenta

E valeu a pena ter esperado duas semanas. Com a presença de 17 participantes, Nürburgring recebeu a quinta etapa do GCM II - Around In The World. A sede de velocidade que todos os pilotos estavam era evidente. Só faltou cachorro vira-lata cruzar a pista! Novamente, os participantes deram um show de habilidade e performance, com várias ultrapassagens e disputas acirradas.

Com as vitórias de Fernando Passos (Sprint)e Cassius Naves (Feature) embolaram de vez o campeonato. Tudo por causa da pane seca na última volta do piloto da Ferrari. E, com os bons resultados que Luth Cysne e Frank Aguiar nas duas baterias, a disputa do título encontra-se mais do que aberta.

Retorne esta manchete em instantes para conferir o review da etapa alemã.


Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:27

domingo, 22 de junho de 2008

Etapa 5 - Nürburgring: Serviço


Domingo - 22/07/2008
Nürburg, Alemanha



DESCRIÇÃO: Durante os últimos 80 anos, todos os tipos de eventos tiveram Nurburgring como palco, de corridas locais de menor expressão até corridas do automobilismo top mundial. Antes da Segunda Guerra Mundial, as primeiras corridas de Grandes Prêmios de motos e de automóveis na Alemanha foram realizadas ali. E durante o período pós-guerra, a pista recebeu corridas de F1 e do mundial de motos, bem como corridas de endurance, como as famosas 1000 km de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.

Inicialmente o circuito de Nurburgring foi criado com 3 objetivos: Para corridas, para ser uma pista de testes para os fabricantes alemães, para uso pelo público.

Os primeiros 2 objetivos são aplicáveis a praticamente todos os circuitos permanentes. Mas o terceiro objetivo não é algo comum e até os dias de hoje qualquer um que pague ingresso poderá percorrer com o seu carro ou moto o anel norte (Nordschleife) do circuito, respirando a própria história do automobilismo.

Nurburgring entra no calendário da F1 em 1968. Em 1976 aconteceu o famoso acidente quase fatal de Niki Lauda durante o GP da Alemanha em Nurburgring. Novamente a pista provou-se excessivamente perigosa para os padrões modernos. Certamente o acidente poderia ter acontecido em qualquer pista do mundo, considerando também que ocorreu em uma curva pouco perigosa, não em uma das tradicionais armadilhas de Nurburgring (como a curva rápida para a esquerda antes de Berwerk). Mas a má fama (antecedentes) de Nurburgring certamente a condenaram.

Morta pelo acidente com Lauda, a pista de Nurburgring foi vítima de suas próprias características (extensão, dificuldade) e o seu futuro tornou-se cada vez mais sombrio.

Entretanto não havia outro caminho para Nurburgring GmbH, a empresa que administra o circuito. Era preciso oferecer uma pista adequada aos requisitos das corridas modernas. Assim, em 1983, surgiu o novo Nurburgring. Um circuito para a F1 mais do que normal: mais curto, mais seguro, projetado para os espectadores e para a TV. Com um recheio sem sabor, como a maioria das coisas construídas desde aquela época.

Essa nova pista foi construída na área dos antigos pits que foram destruídos (eram as 2 retas paralelas unidas pela sudkhere). E felizmente o essencial do anel norte não foi mexido, provando a inteligência dos alemães. Assim, hoje convivem junto a pista de 4,5 km para a F1 com uma intensa atividade e o anel norte, levemente encurtado para 20,8 km.

As 2 pistas podem ser interligadas como ocorre por ocasião das 24 Horas de Nurburgring ou do evento Eifel Klassik ou mesmo eventualmente para algumas sessões abertas para o público.


INFORMAÇÕES da pista - Nürburgring GmbH
Localidade: Nürburg, Alemanha
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: 1995-2001
Extensão: 4556 metros
Sentido: horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita


HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (8 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (17 voltas)


PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry

Postado por Gran Chelem Motorsports às 12:27

quarta-feira, 18 de junho de 2008

Editorial GCM: No limite!
Por Frank Aguiar

O objetivo deste primeiro editorial que o Gran Chelem Motorsports divulga não é de moldar a opinião de cada um, sendo membro ou não desta liga. É simplesmente levar aos nossos leitores a realidade do atual panorama do automobilismo brasileiro.

Todos nós que participamos, de alguma forma, de ligas virtuais de automobilismo, somos amantes da velocidade. Nascemos, crescemos e vivemos assistindo corridas, seja ela de Fórmula 1, ChampCar, F-Indy, NASCAR, MotoGP entre tantas outras. Quantos de nós já ouviram a seguinte frase: "Tú é maluco! Ver por mais de uma hora um bando de carrinhos dando voltas? Tá amarrado!". Quantos aqui perderam horas de sono, não trocaram um jogo de futebol, uma manhã de domingo na praia ou até mesmo chegar atrasado em algum evento para assistir uma dessas corridas "de doido"? Sem contar as brigas com familiares para assitir tais corridas "de doido".

O Brasil é o país do futebol sim. Inegável. As cinco estrelas que ostentam sobre o escudo na camisa (poderiam ser oito - 50, 82 e 98) falam por si só. A todo instante surgem novas revelações nos gramados. Digo a todos que nunca esta nação sofrerá o que a França sofreu entre 1986 e 1998: falta de craque. Não que por lá não invistam no futebol, pelo contrário. Mas porque lá não se 'vive' apenas do futebol. E, claro, outros esportes também são cultivados e bem administrados por lá.

Agora, por quê não respeitar não apenas os oito títulos conquistados por pilotos brasileiros na Fórmula 1, mas sim toda paixão que nós, amantes e admiradores, temos com o automobilismo? Senhoras e senhores, o que vemos hoje a CBA fazer com o automobilismo nacional é um desrespeito não só com o público e com os pilotos, mas sim com toda a história que os antecessores criaram.

É vergonhoso ver como nossos autódromos estão em estádo deplorável. Jacarepaguá é o maior exemplo do descaso. Por mais que o Prefeito Maluquinho quisesse ir contra o contrato feito há mais de vinte anos quando o estado cedeu ao município o autódromo (a concessão foi feita com a premissa de que naquele local só poderia ser praticado o automobilismo), a CBA poderia muito bem intervir. Mas a omissão falou mais alto. Kartódromos decentes então, nem vou citar. É inadimissível que neste país não haja uma categoria de monoposto para que surjam novos talentos. Campeonatos de kart estão quase extintos, assim como os de turismo. Para quem gosta de algo offroad, vivemos de três ou quatro 'grandes' eventos, sem divulgação pra variar, e pronto.

Alguém aqui já parou para pensar nos nomes de pilotos brasileiros que poderão, vejam bem, poderão aparecer nos próximos anos? Sem contar com que tentam algo nos Estados Unidos, o número de pilotos não enche uma mão. Viveremos um hiato de, no mínimo, de dez anos a partir de 2010 sem alguma revelação.

O estopim para a revolta de quem vos fala e para a criação deste primeiro editorial, que não vai ser somente para rechaçar idéias insanas ou criticar alguém, foi o ocorrido nesta semana quando a CBA, segundo as palavras de seu presidente, Paulo Scaglioni, resolveu arquivar o caso de doping do piloto da Stock Car Paulo Salustiano "para não criar celeuma".

Gostaria que todos os membros da liga e leitores do blog dedicassem cinco minutos de seu tempo e que lessem o
editorial de Flavio Gomes, divulgado no site Grande Prêmio.

Pensem e reflitam.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:16

domingo, 15 de junho de 2008

Etapa 5 - Nürburging

ETAPA ADIADA



É isso mesmo, senhoras e senhores. Infelizmente o Gran Chelem Motorsports vem a todos comunicar o adiamento da quinta etapa do GCM II - Around In The World. Por uma infeliz coincidência do destino, nenhum dos administradores poderão estar presentes neste domingo, impossibilitando assim a realização da etapa.

Mas não pensem que tudo são trevas: Próximo domingo, 22 de junho, o certame do GCM estará firme e forte em Nürburgring para a realização desta etapa.

O Gran Chelem Motorsports aproveita o ensejo também para comunicar que existem vagas de colaboradores aos participantes que estejam interessados. Hoje, a liga conta apenas com dois membros (Frank Aguiar e Germano Caldeira) que tentam fazer de tudo para manter a liga na sua perfeita harmonia, na medida do possível, sem prejudicar suas vidas pessoas. Claro que não podemos esquecer dos comunicados semanais dos participantes, que são um show a parte e que merecem o destaque merecido na Coluna SNC, sempre apimentando a temporada nas tardes de sábado.

Esperamos todos vocês domingo que vem, para a disputa da quinta etapa. Um grande abraço a todos e até lá!

Postado por Gran Chelem Motorsports às 16:04

sábado, 14 de junho de 2008

Coluna SNC

Edição 009


Campeonato mais do que acirrado

Inspirados com o GP do Canadá de Fórmula 1, os participantes do GCM realmente deram um show de pilotagem e fairplay em Donington Park. Cada um ali queria ser um pouco de Ayrton Senna no circuito inglês (sem chuva, claro), ao protagonizarem vários momentos de se prender a respiração. Palmas para todos que estavam presentes.

Com a vitória de Luth Cysne na Feature Race e os maus resultados de Fernando Passos nas duas corridas, o campeonato literamente embolou. Para esta segunda metade, tudo pode acontecer com os cinco candidatos ao título. Para o carioca, líder do campeonato desde a primeira etapa, precisa agora apenas manter sua regularidade para sagrar-se campeão, tendo em vista que seus concorrentes diretos, Luth cysne e Frank Aguiar, somaram preciosos pontos na última etapa. A situação de Frank Aguiar ainda é mais confortável pois, com o critério de descarte, o carioca eliminaria sua falta em Long Beach, enquanto o piloto da Forti descontaria 12 pontos do seu pior resultado (Interlagos).

Já para os outro dois candidatos diretos, Ismael Raitz e Cassius Naves, o panorama também não é ruim. Como ambos estiveram ausentes na última etapa, automaticamente irão descartar esta falta, assim como Aguiar. Correndo por fora e buscando uma chance ao estrelato, temos Thiago Wendt e Andrei Fonseca. O mineiro da Williams, que busca sua primeira vitória, ainda tem chances matemáticas de conquistar o título, mas falta-lhe a vitória tão sonhada que já bateu na trave por duas vezes nesta temporada.

Vale destacar as performances dos pilotos Matheus Araújo, Gabriel Zanchetta e Carlos Zoro que, se fossem contratados desde a primeira etapa por suas equipes, a tendência era de termos um outro panorama neste campeonato.

A SNC preparou algumas estatísticas simples para analisarmos esta primeira metade do GCM II - Around In The World:

Estatísticas GCM II - Around In The World

Etapas até o momento: 4
Corridas realizadas: 8
Pilotos participantes: 22

Vencedores:
Fernando Passos - 4
Frank Aguiar - 2
Carlos Zoro e Luth Cysne - 1

Pole Positions:
Frank Aguiar - 2
Fernando Passos e Carlos Zoro- 1

Voltas mais rápidas:
Carlos Zoro - 2
Fernando Passos, Luth Cysne, Frank Aguiar, Marcelo Vidal, Cassius Naves, Ismael Raitz - 1 *

Voltas na liderança:
Cassius Naves - 26
Frank Aguiar e Carlos Zoro - 25
Fernando Passos - 15
Andrei Fonseca - 9 *
Matheus Romanowski - 8
Ismael Raitz - 7
Luth Cysne - 3

* Não contabilizado a Sprint Race do Server A em Long Beach


Agora, com vocês, as notícias que bombaram no certame do GCM

Segunda-feira, 9 de junho de 2008

McLaren: "Foi bom pro campeonato", comenta Aguiar

Em entrevista a radio local, o piloto da McLaren Frank Aguiar disse que o resultado em Donington Park foi bom para o campeonato. "Não tínhamos um acerto para brigar pela vitória. Mas, pelas circunstâncias da prova, foi um ótimo resultado. Agora é focarmos nosso trabalho em Nürburgring, onde na pré-temporada fomos os mais rápidos. Mas como nós, todos do grid também evoluíram."

E o champanhe do pódio? "Presenteei os mecânicos. Chega de birita! Quero manter meu emprego..."


Quarta-feira, 11 de junho de 2008

Ligier: Germano recupera-se de virose e apronta todas com seu carro voador

Após se recuperar de um problema sério de saúde, o piloto Germano Caldeira após saber de diversas tentativas de quebra de recorde de carros de rua com os VW Gol que alcançaram velocidades de até 4800 km/h. Ele aproventando que está em Nürburg e consegue realizar um tento insuperável, virou em 5 minutos cravados uma volta na antiga pista Nordschleife com um Uno Mille (segundo boatos de que ele realizou o feito com o carro no gás) esculachando carros como Bugatti Veyron, Porsche Carrera GT,Koenigsegg CCR e outras carroças que se arrastam pelas estradas.


Quinta-feira, 12 de junho de 2008

Pacific: Fonseca ausente nas próximas etapas

Na noite da última quarta feira, Fonseca publicou uma nota à imprensa declarando que, por motivos pessoais, estará ausente em Nürburgring, Monza e Suzuka.

"Tenho compromissos importantes que devo honrar nestas datas e não poderei, infelizmente, comparecer nestas etapas. Por outro lado, já me dou por satisfeito com meu rendimento até o momento no campeonato. Pena que as etapas que eu mais esperava não vou poder correr. Mas desejo à todos uma boa corrida e, principalmente, que se divirtam" dizia a nota.

Fonseca deixou claro que fará de tudo para comparecer pelo menos em Suzuka, mas admitiu ser uma tarefa difícil. Ele fecha a nota dizendo que todos da equipe estão trabalhando para que ele alcance a primeira vitória em sua carreira.

"Agora, como não poderei correr nestas próximas etapas, vou trabalhar duro para colher um bom resultado em Adelaide. É uma pista que não me simpatizo muito, mas tenho três semanas pra treinar só nela."

A Pacific lamentou a pane seca em Donington Park, quando ele estava na segunda posição, prestes a fazer seu melhor resultado na GCM.

Em contrapartida, o mineiro Thiago Wendt não resistiu ao comunicado de seu conterrâneo e revelou que Fonseca mora praticamente dentro da fazenda (risos): "'Aqui do lado?' São no mínimo uns 150 kms daí!"


Sexta-feira, 13 de junho de 2008

Pacific: Mais um caso de cervejeiros no GCM?

O piloto da Pacific, Eduardo Azeredo vem devendo comparecimentos às etapas do GCM. O carioca participou até agora de apenas uma etapa no campeonato e alega que suas faltas se devem a problemas extra-pista que o deixam "fora de condições psicofísicas" para guiar.

E quanto à proxima etapa o, piloto foi bem evasivo quando perguntado sobre sua presença: "Tudo depende"

Nota do editor: Dicionário Aurélio para Não-cariocas, página 732
Psicofísicas = sinônimo de 'léq cheio de cachaça na idéia'

Jordan: Rodrigo Oliveira visto em Show de Michael Jackson

Rodrigo Oliveira, piloto da Jordan nessa 2ª etapa do GCM foi visto em show do Rei do Pop Michael Jackson. Segundo Oliveira o show era em prol da associação Filhos sem Pais da Alemanha, Após ser reconhecido pelo cantor, que aprecia automobilismo, e apos algumas cervejas a mais, Oliveira subiu ao palco para dançar junto com a trupe de Michael Jackson o clássico Thriller, como um dos monstros, mesmo sem estar caracterizado. Pessoas que viram disseram que o piloto se parecia muito com o zumbi do clipe.

Minardi: Ondulações em Nurburgring preocupam equipe

A etapa de Nurburgring ainda está a alguns dias de acontecer mas já dá os seus sinais de preocupação aos pilotos. Boatos afirmam que a equipe Minardi corra apenas com um de seus pilotos em Nurburgring.

"Ainda não temos certeza sobre o tal boato, mas de todo jeito pretendemos mandar ao menos um dos carros para a pista nesse fim de semana" - afirmou Giancarlo Minardi.

Quando perguntado sobre o que achou do circuito, o piloto Matheus Araújo respondeu: "Estou um pouco preocupado quanto a segurança dos pilotos. A pista estreita, o asfalto sem aderência e as ondulações na pista são agravantes sérios dessas etapa. Se ultrapassar já é difícil imagine nessas condições."

O piloto Matheus Ferro também foi perguntado sobre o que achou da pista e se concordava com os demais pilotos. "Sim, a minha opinião é basicamente a mesma da maioria dos outros pilotos. Mas a equipe segue firme e buscando fazer o melhor trabalho possível."


Sábado, 14 de junho de 2008

Footwork: Rodrigo Klango confirma recuperação em Nürburgring

Após alguns boatos rondarem o padock do GCM sobre uma possível falta de Rodrigo Klango no GP de Nurburgring, o piloto tratou logo de desmentí-los.

"Fiquei ausente de alguns treinos, porque eu precisar estudar para algumas provas e para a Festa Junina. Mas estou de volta e com todo o gás."

E Um boato forte rondou o padock após a Festa Junina de qual Rodrigo Klango participou. Fontes "externas" dizem que o piloto teria se fantasiado de Michael Jackson e dançando "Macarena".

Klango confirmou: "Sim, é verdade. E aí? Billie Jean is not my lover mesmo! O Kimi me recomendou umas vodkas boas. Aí eu me vesti que nem o Michael e dançei lá. Foi bom...."


Foi encontrada uma foto do ato (ATENÇÃO! IMAGEM PREJUDICIAL A SANIDADE HUMANA! NÃO NOS RESPONSABILIZAMOS POR DANOS A SUA SAUDE MENTAL):
Rodrigo Klango fantasiado de Michael Jackson

GCM: Pequenos detalhes para divulgação da próxima temporada

Ao que tudo indica, dentro de poucos dias o calendário do GCM III será divulgado. É o que disse, com exclusividade a SNC, o manager da liga, Frank Aguiar. "Temos 95% da estrutura pronta. Falta apenas definir alguns itens do regulamento. Faremos um comunicado oficial nos próximos dias e esperamos contar com força máxima de toda a galera da liga."

"O calendário será uma atração a parte. Consultamos alguns conselheiros e todos eles foram a favor da idéia. Também levamos em conta o pedido dos participantes, que sempre nos sugerem a inclusão ou retirada de determinados circuitos. Esperamos agradar a gregos e troianos, tanto na diversão quanto na competitividade".

E sobre os circuitos ovais? Leiam vocês mesmos: "Essa pressão sempre rola (risos). A galera sempre pede. Nos amistosos a aceitação foi acima do esperado. Veremos, veremos..."

Postado por Gran Chelem Motorsports às 20:22

terça-feira, 10 de junho de 2008

Estreante apavora em Donington
Zoro faz pole e vence Sprint. Cysne, sortudo do dia, leva a Feature

Loucura loucura! Foi assim a quarta etapa do GCM II, realizada no circuito de Donington Park. Tivemos de tudo: pane seca, estreiante vencendo, vários acidentes, vitórias conquistadas na última curva e até mesmo abandonos por erro na entrada dos boxes! Os doze pilotos que compareceram nesta etapa realmente estavam muito loucos!

O briefing ja mostrou que a doidera estava declarada: com trinta minutos de atraso (isso mesmo, trinta minutos!), todos já estava ansiosos pela corrida. E, na classificação, quem ficou com a pole foi o catarinense Carlos Zoro. Um dos únicos a conhecer na palma da mão o circuito inglês, o piloto da Simtek conquistou o direito de largar na primeira posição com certa facilidade em relação aos demais. Entretanto, vale ressaltar que entre o tempo do pole e o sétimo lugar foi de menos de 1 segundo. Na briga pela liderança do campeonato, Passos conseguiu um ótimo 2º lugar, vantagem estratégica para Cysne e Aguiar, 3º e 4º no grid, respecitvamente. Os outros dois pilotos não participaram da prova: Raitz (com problemas nos projetos finais de sua faculdade) e Naves (comemorando a vitória roubada da Raposa).

Classificação
Clima: Dry

1- Carlos Zoro (SC/Simtek) - 1:11.094
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:11.344
3- Luth Cysne (SC/Forti) - 1:11.668
4- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) 1:11.755
5- Thiago Wendt (MG/Williams) - 1:11.938
6- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 1:11.993
7- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 1:12.027
8- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) - 1:13.476
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) - 1:13.847
10- Daniele Assis (RJ/Forti) - 1:14.041
11- Fernando Ferreira (MG/Tyrrell) - 1:18.118
12- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - 1:19.691


A única coisa de normal na Sprint Race foi a vitória de Carlos Zoro, que se mandou na largada, sem dar chance aos demais. Do resto, foi insanidade total: vimos Fonseca com sua Pacific segurando um pelotão formado por mais três pilotos, Passos, o líder do campeonato, tendo dificuldades de manter sua Ferrari na pista, disputas de posições sensacionais em ambos os servers que duraram até a última curva da última volta, onde foi decidida a vitória de Araújo no server B.

Logo na largada, Passos, largando em segundo, salta à frente, mas perde o ponto de freiada na primeira curva e passa reto, bicando o muro, tendo que parar no box logo no fim da primeira volta e partir para uma corrida de recuperação na torcida do erro dos da frente. Zoro reassume a ponta pra não perder mais e faz uma corrida a parte. As emoções ficaram guardadas mesmo para a intensa briga pela segunda posição. Na primeira curva, Cysne e Aguiar perderam a tangência, permitindo que Wendt e Fonseca assumissem suas posições. Na volta, Aguiar ainda, para evitar um toque com a Forti Corse de Luth, foi dar uma volta na grama. Klango, em seu respectivo server, larga melhor que Araújo e assume a ponteira. O piloto da Minardi quase foi atingido em cheio pela piloto da Forti Dani Assis, que precisou gastar toda pastilha de freio para não bater no mineiro. Entretanto, ela não teve a mesma sorte, pois ao ver a Tyrrel de Ferreira se aproximando, só teve que rezar para seu carro não ser danificado.

Com uma largada agitada, a corrida torna-se mais calma, porém não menos emocionante. Cysne pressiona Fonseca, sem sucesso. Algumas voltas depois, é Wendt que ataca Luth numa perseguição implacável de quase duas voltas. Cysne contorna mal a Esses e Wendt, com mais ação, assume a terceira posição e vai em busca de Fonseca, enquanto Araújo inicia sua corrida de recuperaçao, ultrapassando Oliveira sem grandes dificuldades, e Ferro pressionando Klango pela liderança no server B

Fonseca, pressionado por Wendt, frita o pneu dianteiro direito na Coppice. Wendt aparentemente se assuta, e na reta que leva a Esses perde minimamente o controle sobre sua Williams e sua posição para Cysne. Então, o piloto da Williams tenta correr atrás do prejuízo e pressiona Cysne imediatamente. Este novamente contorna mal a Esses e praticamente para o carro na trajetória de Wendt. O carro da Williams veio totalmente de lado e conseguiu evitar a batida com a Forti Corse. Porém, isto lhe custou a quarta posição para Aguiar na freiada da Melbourne Hairpin. Wendt ainda da sua ultima cartada tentando recuperar essas duas posições na Goddards, mas foi otimista demais e passa reto, perdendo o contato de vez com este pelotão.

Na briga pelo oitavo lugar, os pilotos da Minardi ainda não encontraram a sintonia de um time. Araújo toca o carro de Ferro sem gravidade para ambos, mas Araújo é o prejudicado, perdendo duas posições (Oliveira e Assis). Novamente, Araújo se viu na missão de remar contra a maré, desta vez tendo que ultrapassar quatro pilotos para confirmar o seu favoritismo no server. Oliveira começou a facilitar sua vida, errando o ponto de tangência na Goddards.

Já o catarinense Cysne volta a pressionar Fonseca. Mas num erro na saída da Goddarts, a McLaren de Aguiar se aproxima de forma muito perigosa e pressiona Cysne. Este se defende como pode por algumas curvas, com direito à xis na Esses sobre Aguiar. Enquanto isso, a corrida que já não ia tão bem para o piloto da Ferrari, fica pior. Passos perde o controle do carro na saída da Coppice e vai ao muro novamente. A Ferrari é obrigada a trocar mais uma vez o bico do carro, perdendo totalmente as esperanças de uma boa Sprint Race.

Ponto alto da corrida: enquanto Ferro tentava acompanhar o ritmo alucinante que Klango empregava, Assis e Araújo mostravam o que é Donington Park. Uma troca de posições que perdurou por quatro e longas voltas, em um repertório de habilidade de encher os olhos dos amantes do automobilismo num ritmo que, mesmo com esta disputa, a vantagem que Ferro tinha para eles ia diminuindo a cada volta. Entretanto, o motor Ford de Assis acabou com um dos melhores pegas deste campeonato.

Cysne parte com tudo, numa ultima investida contra Fonseca, tentando ultrapassá-lo na McLeans e na Coppice. O piloto da Pacific não se abala e se defende, mantendo a segunda posição. Aguiar que acompanha de perto a disputa, aproveita e põe de lado para passar Cysne que se defende por dentro na Esses. Na tentativa de dar um xis, o piloto da Forti Corse roda a McLaren, mas com fairplay, o deixa seguir a sua frente. Isto põe novamente Wendt na corrida. E na freiada da Goodards, Cysne tenta recuperar a terceira posição, mas acaba tocando novamente em Aguiar, repetindo também a atitude de fairplay, permitindo que Wendt assumisse a terceira posição.

É então que acontece a chamada "corrida maluca". Wendt deixa Passos, que estava uma volta atrás passá-lo na última volta. E na freiada para a Melbourne Hairpin, a Ferrari sofre um lag que atrapalha Wendt. Este acaba passando reto no haipin. Na saída da mesma curva, a Pacific escolhe mal a estratégia de seu piloto, fazendo com que Fonseca sofra pane seca a pouquíssimos metros da bandeira quadriculada. Aguiar herda duas posição numa curva e termina a corrida em segundo. Cysne e Wendt brigam pela terceira posição na última curva, mas a Forti Corse leva a melhor. Cysne em terceiro e Wendt em quarto fecham a Sprint Race.

Pensam que acabou? Nada disso. A quatro voltas do fim, Araújo consegue ultrapassar Ferro. Faltava apenas Klango. E, na última volta, a vantagem de mais de dois segundos tornou-se visual. Araújo resolveu fazer sua investida nas curvas finais. Ambos se tocam na Esses, dividem a Shields Straight lado a lado e erram o ponto de frenagem na Melbourne e na Goddards. Entretanto, Klango espalha na saída da curva, deixando Araújo colcoar sua Minardi por dentro e conquistar o quinto lugar por meio carro de vantagem.

E quem ficou em primeiro? Zoro, óbvio. Fez uma corrida tão perfeita, mas tão perfeita, que não temos o que falar. Ele terminou na frente do segundo com só uma diferença de quase 28 segundos. Indiscutível.

Sprint Race - Final, 11 voltas
Clima: Dry


1- Carlos Zoro (SC/Simtek) - 0:13:21.298
2- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) +0:27.882
3- Luth Cysne (SC/Forti) - +0:31.652
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:32.376
5- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 0:14:01.570
6- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) +0:12.318
7- Matheus Ferro (MG/Minardi) +0:13.112
8- Fernando Ferreira (MG/Tyrrell) - +0:42.004
9- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +1:00.508
10- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - DNF, Fuel (10)
11- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +1 volta
12- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF, Engine (5)

Volta mais rápida
Carlos Zoro - 1:11.304 (volta 11)

Incidentes na prova
Fernando Ferreira - toque em Daniele Assis - Volta 1 (Red Gate) - sem efeito
Andrei Fonseca - toque em Thiago Wendt - Volta 1 (Old Harpin) - sem efeito
Thiago Wendt - retorno perigoso - Volta 1 (Starkey's Bridge) - sem efeito
Matheus Araújo - evento com Matheus Ferro - Volta 2 (Coppice) - sem efeito
Luth Cysne - toque em Frank Aguiar - Volta 10 (Esses) - sem efeito
Luth Cysne - toque em Frank Aguiar - Volta 10 (Goddards) - sem efeito
Matheus Araújo - toque em Rodrigo Klango - Volta 11 (Esses) - sem efeito


Feature Race - Final, 22 voltas
Clima: Dry


1- Luth Cysne (SC/Forti) - 0:27:33.693
2- Carlos Zoro (SC/Simtek) - +0:21.079
3- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) +0:24.543
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:45.614
5- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - +1:22.350
6- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 0:28:05.026
7- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +1 volta
8- Fernando Ferreira (MG/Tyrrell) - +1 volta
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) +1 volta
10- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +2 voltas
11- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF, Cachaça (10)
12- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) - DNF, Cachaça (4)

Volta mais rápida
Carlos Zoro - 1:11.636 (volta 9)

Incidentes na prova
Daniele Assis - toque em Matheus Ferro - Volta 1 (Red Gate) - +10s
Matheus Ferro - toque em Fernando Ferreira - Volta 1 (Red Gate) - sem efeito
Daniele Assis - incidente com Matheus Ferro e Fernando Ferreira - Volta 1 (Red Gate) - +15s
Rodrigo Klango - toque em Daniele Assis - Volta 1 (Coppice) - +15s
Matheus Ferro - toque em Daniele Assis - Volta 1 (Coppice) - sem efeito
Carlos Zoro - retorno perigoso - Volta 1 (Esses) - sem efeito
Carlos Zoro - toque em Luth Cysne - Volta 3 (Red Gate) - +10s
Matheus Araújo - toque em Daniele Assis - Volta 5 (Esses) - sem efeito
Carlos Zoro - toque em Frank Aguiar - Volta 6 (McLeans) - sem efeito
Matheus Araújo - toque em Daniele Assis - Volta 9 (Goddards) - sem efeito
Rodrigo Oliveira - retorno perigoso - Volta 10 (Shields Straight) - sugestão de melhoria

Item 9.7.4 do regulamento GCM II - Around In The World
Daniele Assis e Rodrigo Klango receberão as punições na próxima etapa em que completarem

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:09

domingo, 8 de junho de 2008

Etapa 4 - Donington Park: Serviço

Domingo - 08/06/2008
North West Leicestershire, Inglaterra




DESCRIÇÃO: Donington Park é um autódromo em North West Leicestershire, na Inglaterra. O circuito foi aberto no início do século passado, e inicialmente era usado para corridas com motos. Mais tarde, começou a ser usado como circuito de GP. Foi um trunfo pessoal para Fred Craner, dono do circuito de Donington, convencer as grandes equipes alemãs, Mercedes e Auto Union, a disputarem os GPs de Donington de 1937 e 1938, ambos vencidos pelos Auto Union de motor central. O nome oficial da corrida era "Grande Prêmio de Donington" ao invés de "Grande Prêmio da Inglaterra" por causa de disputas internas entre os organizadores da corrida de Donington e o RAC (Royal Automobile Club) da Inglaterra.

A pista ficou fechada para as corridas durante a II Guerra Mundial. Isso durou até 1977, quando o milionário britânico e entusiasta de corridas Tom Wheatcroft acabou de reformar a pista, e também deixou claro que queria trazer a Fórmula 1 para lá. O circuito foi aos poucos reconstruindo a sua reputação e ficando popular entre os pilotos e os torcedores, com muitas corridas de turismo e carros de fórmula acontecendo em Donington.

O anel que fica na parte de baixo do circuito foi adicionado em 1985 para a pista ser longa o suficiente para ser usada em corridas de motos. Muitos pilotos preferem o traçado mais curto (National Circuit).

Donington Park recebe shows de rock desde a década de 80, e tem um grande pedigree para isso. Bandas como Kiss, Bon Jovi, Iron Maiden, Metallica, Guns N'Roses, Slipknot,AC/DC, Linkin Park e Sepultura foram algumas das que passaram por lá.

A única corrida de Fórmula 1 realizada em Donington até hoje foi o Grande Prêmio da Europa de 1993 (nome oficial: Sega European Grand Prix), que foi o ponto culminante dos esforços de Tom Wheatcroft. Alain Prost fez a pole com pista seca no ensolarado sábado em 1'10.458 min., que até hoje é um recorde para aquela pista. Senna ficou em quarto,sendo superado por Prost, Hill e Schumacher, que estava muito satisfeito com o novo Benneton B193B. No domingo da corrida, o tempo era um dos piores já vistos na história da F1, se não o pior. A largada foi dada, e antes da primeira curva, Senna tinha caído para 5°, mas logo recuperou a posição e partiu para o ataque. Passou Karl Wendlinger, Damon Hill e Alain Prost e já estava em 1° no final da primeira volta. Nas palavras do Senna, essa primeira volta foi um ´´tiro psicológico´´ na concorrência. A partir daí, com o tempo e a pista nas condições que estavam, a corrida virou um jogo, e a todo instante algum piloto parava para trocar os pneus. Prost fez sete trocas. Senna ganhou a corrida com quase uma volta de vantagem sobre Damon Hill, que terminou em 2°. Outro piloto que teve uma ótima performance foi Rubens Barrichello. Em sua terceira corrida pela Fórmula 1, Barrichello largou em 12°, terminou a primeira volta em quarto, e andou por muito tempo em 3° e 2°. Ele estava no terceiro lugar a quatro voltas do fim, mas uma falha no sistema de alimentação do seu Jordan impediu Barrichello de subir ao pódio.

Hoje, Donington é um dos circuitos mais simulados nos diversos simuladores de computador e de videogames, incluindo vários títulos da série Toca e os simuladores da FIA GT, GTR e GTR 2.


INFORMAÇÕES da pista - Donington Park
Localidade: North West Leicestershire, Inglaterra
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 4020 metros
Sentido: horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita


HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (11 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (22 voltas)


PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:04

sábado, 7 de junho de 2008

Coluna SNC

Edição 008



Long Beach torna-se divisor de águas

E Fernando Passos amplia a vantagem na liderança. Quem será que vai segurar o carioca, que caminha a passos largos para o título. Bem que Cassius Naves, Ismael Raitz & cia tentaram, mas esbarraram nos muros de Long Beach. Enquanto Aguiar encontrava-se perdido na Lapa, reduto da boemia carioca, Naves e Raitz se encontravam na Feature Race, dando a chance que Passos queria de vencer a Feature Race pela terceira vez em três provas.

Vamos ver agora as notícias que rolaram no circo da GCM nesta semana:


Segunda-feira, 2 de junho de 2008

McLaren: Aguiar reaparece após 3 dias e é multado


Um caso atípico aconteceu com Frank Aguiar nesta segunda-feira. O piloto carioca foi encontrado na madrugada desde domingo sob os Arcos da Lapa, localizado no bairro que leva o nome deste antigo aqueduto, conhecido como berço da boemia carioca. Segundo relatos dos socorristas que realizaram o primeiro atendimento, o piloto da McLaren encontrava-se 'em péssimo estado'. Populares afirmam ter visto Aguiar cambaleando para todos os cantos, sem rumo e sem direção, sempre com uma garrafa de Bohemia nas mãos e cantando Raul Seixas.


Frank Aguiar não era visto desde sexta-feira, quando comunicou aos mecânicos que iria 'dar uma volta com velhos amigos de faculdade'. Entretanto, o piloto simplesmente desapareceu e não entrou em contato com a equipe, que contava com Aguiar para a disputa da 3ª etapa do GCMII, que foi realizada no circuito de Long Beach.

Porém, a SNC soube com exclusividade que Aguiar passou a noite de sábado, dia do seu aniversário, com seu amigo Carlinhos de Jesus em sua boate, Lapa 40º.

Ao saber que seu piloto estava totalmente embriagado, Ron Dennis foi curto e grosso: "Não quero pinguço no meu time. Ele vai ganhar uma multa pesada. Isso se não for suspenso por uma etapa pra aprender a lição."

Benetton: BOMBA - Benetton anuncia saida de Naves

A noticia surgiu como uma bomba no padock, mas apos muitos comentarios a equipe Benetton confirmou que o piloto Cassius Naves não corre mais pela equipe durante a atual temporada.
A explicação dada pela equipe foram os erros cometidos em sequencia pelo piloto mineiro que juntamente com o azar na ultima etapa,disputada em Long Beach,geraram um descontentamento de ambas as partes .

''Não sinto mais vontade de correr como no inicio do campeonato,não chega nem perto dakele animo,quando se consegue andar muito rapido e acontecem coisas assim como erros e falta de sorte , eh pq algo esta errado,entao preferi me afastar''


Terça-feira, 3 de junho de 2008

McLaren: Aguiar fala sobre comunicado de Naves fazendo referência a Edmundo


Quarta-feira, 29 de maio de 2008: Após marcar o segundo gol aos 46 minutos do segundo tempo, Edmundo leva o Vasco da Gama a decisão por penalts contra o Sport, valendo vaga para a final da Copa do Brasil. Entretanto, o 'Animal' perde o primeiro penalt e o Gigante da Colina é derrotado no Caldeirão por 5x4


"- Não tenho o que falar... Faz parte. A culpa foi minha. Eu que não devo mais estar aqui. Não agüento mais essa emoção. Estou indo lá na sala do presidente para informar a para ele. Vou antecipar a minha aposentadoria. Parei de jogar" - afirmou o Animal, com o cabelo totalmente raspado.

Terça-feira, 2 de junho de 2008: Favorito a vitória em Interlagos, Cassius Naves cometeu erros fatais tanto na Sprint quanto na Feature Race no circuito paulista, impossibilitando-o de brigar pela vitória. Uma semana depois, quando liderava a terceira etapa, disputada em Long Beach, um incidente com Ismael Raitz deixou o mineiro no estado de nervos.

''Não sinto mais vontade de correr como no inicio do campeonato,não chega nem perto dakele animo,quando se consegue andar muito rapido e acontecem coisas assim como erros e falta de sorte , eh pq algo esta errado,entao preferi me afastar'', declarou o Piloto.

Cassius, estamos esperando seu visual careca :D


Quarta-feira, 4 de junho de 2008

Simtek: Gabriel Zanchetta discorda de maioria do grid.

O piloto paulista Gabriel Zanchetta comenta sobre sua estréia no GCM. Para ele, a etapa de Long Beach não foi nada boa, discordando da opinião da maioria do grid sobre sua performance. "Tinha um acerto muito forte, e a falta de conhecimento do carro em relação sua durabilidade não permitiu que forcasse o rítimo, deixando Raitz disparar e Passos chegar em mim ao final da prova, além do erro rídículo na sprint race, perdi, no mínimo uns 14 pontos de bobeira, isso é uma boa estréia?"

Benetton: No paddock, Briatore conversa com Ganecci

Deco Ganecci, que já está aposentado, foi visto em conversa longa com Flavio Briatore antes da corrida em Donington Park.

Especula-se que o ex-piloto campeão possa fazer testes em Barcelona e Jerez.


Sexta-feira, 6 de junho de 2008

Tyrrell: Troca-troca inclui Ferreira na equipe e Júnior pode ir para a Fórmula 1!


Após ser especulado na Minardi e na Ligier, o mistéiro chegoua o fim. O paulista Fernando Ferreira acaba de assinar com a equipe inglesa Tyrrell até o fim desta temporada e a data de estréia está confirmadíssima para Donington Park. Ferreira será companheiro de equipe de Carlos Júnior, atual campeão da liga. Ou seria companheiro. Jornais ingleses dão certa a contratação do paraense pela equipe ING Renault F1 Team já para a etapa de Magny-Cours, no lugar de Nelsinho Piquet.

Com este troca-troca, para preservar a imagem do piloto, Piquet iria disputar o restante da temporada na equipe Benetton e Cassius Naves assumiria o cockpit #4 da Tyrrell.


Sábado, 7 de junho de 2008

Ligier: Takuma Sato testa pela equipe em Jacarepaguá


Babado forte na Ligier. Os nossos repórteres escondidos flagaram o piloto Japonês Takuma Sato testando pela equipe francesa no Brasil-sil-sil, no circuito de Jacarepaguá. As fotos falam por si só.

Takuma Sato nos boxes
Takuma Sato em ação!

A acessoria de imprensa do piloto não quis comentar sobre o caso


GCM: Mudança no regulamento afeta pilotos 'pés-de-chumbo'

Após uma semana de discussões, na madrugada deste sábado os organizadores do Gran Chelem Motorsports resolveram rever as punições aplicadas aos participantes em caso de acidentes. "Todos aqui são amigos e não queremos ver ninguém por aqui criando inimizades ou expondo alguém em situações que beiram ao ridículo", comenta Aguiar


"Estávamos sendo gentis demais com todos os participantes. De início, preferimos dar uma certa liberdade, pois sabemos que muitos aqui já amadureceram. Mas verificamos que esta liberdade foi confundida com facilidade. Tivemos que fazer algo antes que isso se tornasse grave"

A partir de hoje, os participantes que causarem qualquer tipo de acidente que resultar, em qualquer espécie, avariações no bólido do adversário será punido, além dos trinta segundos adicionais, com perda de 5 posições no grid na próxima classificação que ele venha participar. Pilotos reincidentes terão suas punições agravadas, como consta no regulamento.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:01

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Com destreza e sorte, Passos amplia vantagem

Caros participantes,
o editor que vos fala está com sérios problemas com horário. O tempo solicita dedicação aos estudos e eu to sem tempo, literamente, de fazer um post bem bacana sobre as etapas.

Quem quiser ajudar, esteja a vontade. Ajuda nessas horas prova o quanto que o GCM é feito de amigos que se divertem nos fins de semana.

Outro ponto importante são os acidentes. Muita gente no GCM II está abusando, tirando candidatos ao título da prova e saindo com punições brandas. As penalizações serão revistas e terão validade já para a Etapa 4. Olho vivo!

Sprint Race - Final, 10 voltas
Clima: Dry

1- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 0:10:47.393
2- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:08.756
3- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:17.624
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:21.523
5- Matheus Araujo (MG/Minardi) - +0:26.093
6- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 0:11:08.834
7- Luth Cysne (SC/Forti) - +0:00.221
8- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - +0:11.636
9- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:49.135
10- Gabriel Zanchetta (SP/Simtek) - +1 volta
11- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +1 volta
12- Murillo Grigolon (SP/Benetton) - +2 voltas
13- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNF
14- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNS

Volta mais rápida:
Marcelo Vidal - 1:03.935 (volta 7)

Incidentes que geraram penalizações
Marcelo Vidal - Volta 1 - acidente com Andrei Fonseca (Seaside Way) - +10s
Matheus Romanowski - Volta 1 - acidente com Luth Cysne (Pine Avenue) - +10s
Rodrigo Oliveira - Volta 1 - acidente com Germano Caldeira (Pine Avenue) - +15s
Marcelo Vidal - suspenso por uma etapa por conduta anti-desportiva - sob análise


Feature Race - Final, 21 voltas
Clima: Dry

1- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 0:23:13.884
2- Gabriel Zanchetta (SP/Simtek) - +0:11.778
3- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:50.054
4- Matheus Araujo (MG/Minardi) - +0:59.746
5- Luth Cysne (SC/Forti) - 0:23:22.324
6- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - +0:15.835
7- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - +0:33.367
8- Cassius Naves (MG/Benetton) - +1 volta
9- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +3 voltas
10- Thiago Wendt (MG/Williams) - DNF (8)
11- Murillo Grigolon (SP/Benetton) - DNF (1)
12- Matheus Romanowski (RS/Williams) - DNS
13- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNS
14- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNS

Volta mais rápida:
Ismael Raitz - 1:04.141 (Volta 19)

Incidentes que geraram penalizações
Thiago Wendt - Volta 1 - acidente com Murillo Grigolon (Le Gasomet) - +30s
Luth Cysne - Volta 1 - acidente com Andrei Fonseca - +10s
Ismael Raitz - Volta 21 - acidente com Cassius Naves (Pine Avenue) - +30s
Marcelo Vidal - Volta 21 - acidente com Andrei Fonseca (Pine Avenue) - +30s

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:35

domingo, 1 de junho de 2008

Etapa 3 - Long Beach: Serviço

Domingo - 01/06/2008
Califórnia, Estados Unidos



DESCRIÇÃO: Califórnia, 31º estado americano, com belas praias e muita gente bonita. Lá também se encontra o circuito de Long Beach, para a disputada de uma etapa à beira do Oceano Pacifico, cercada de charme e glamour, devido as passagens que a Fórmula 1 fez na década de 80.

Circuito de rua temporário com extensão de 1,968 milhas, Long Beach é um circuito muito variado, apertado e difícil de ultrapassar. Sua “reta” principal (está mais para arco) é o ponto mais rápido do circuito, aonde a velocidade chega a 186 milhas por hora, sofrendo uma redução para 60 milhas por hora no seu final. É um circuito marcado pelo desgaste físico dos pilotos e pelas constantes troca de marchas, algo que prejudica muito os pilotos e seus bólidos. Ela tem dois hairpins onde os pilotos costumam se enroscar, já que a disputa pelas posições é constante neste circuito. Este é um fator ao qual as equipes devem incluir em suas estratégias, pois a prova costuma ter muitos carros acidentados. Pontos de ultrapassagem? Quase nenhum, excluindo a curva 1. Os carros se aproximam dela a uns 300 km/h, freiam forte e viram para a esquerda. Não há circuito melhor para testar as verdadeiras qualidades dos pilotos.


INFORMAÇÕES da pista - Long Beach Grand Prix Circuit
Localidade: Califórnia, Estados Unidos
Tipo: Circuito de rua
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 3167 metros
Sentido: horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda


HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (10 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (21 voltas)


PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry

Postado por Gran Chelem Motorsports às 11:34

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan

Histórico

. dezembro 2007
. janeiro 2008
. fevereiro 2008
. março 2008
. abril 2008
. maio 2008
. junho 2008
. julho 2008
. agosto 2008
. setembro 2008
. outubro 2008
. novembro 2008
. janeiro 2009
. fevereiro 2009
. março 2009
. abril 2009
. maio 2009
. junho 2009
. julho 2009
. agosto 2009
. setembro 2009
. outubro 2009
. novembro 2009
. dezembro 2009