domingo, 8 de junho de 2008
Etapa 4 - Donington Park: Serviço
Domingo - 08/06/2008
North West Leicestershire, Inglaterra

DESCRIÇÃO: Donington Park é um autódromo em North West Leicestershire, na Inglaterra. O circuito foi aberto no início do século passado, e inicialmente era usado para corridas com motos. Mais tarde, começou a ser usado como circuito de GP. Foi um trunfo pessoal para Fred Craner, dono do circuito de Donington, convencer as grandes equipes alemãs, Mercedes e Auto Union, a disputarem os GPs de Donington de 1937 e 1938, ambos vencidos pelos Auto Union de motor central. O nome oficial da corrida era "Grande Prêmio de Donington" ao invés de "Grande Prêmio da Inglaterra" por causa de disputas internas entre os organizadores da corrida de Donington e o RAC (Royal Automobile Club) da Inglaterra.
A pista ficou fechada para as corridas durante a II Guerra Mundial. Isso durou até 1977, quando o milionário britânico e entusiasta de corridas Tom Wheatcroft acabou de reformar a pista, e também deixou claro que queria trazer a Fórmula 1 para lá. O circuito foi aos poucos reconstruindo a sua reputação e ficando popular entre os pilotos e os torcedores, com muitas corridas de turismo e carros de fórmula acontecendo em Donington.
O anel que fica na parte de baixo do circuito foi adicionado em 1985 para a pista ser longa o suficiente para ser usada em corridas de motos. Muitos pilotos preferem o traçado mais curto (National Circuit).
Donington Park recebe shows de rock desde a década de 80, e tem um grande pedigree para isso. Bandas como Kiss, Bon Jovi, Iron Maiden, Metallica, Guns N'Roses, Slipknot,AC/DC, Linkin Park e Sepultura foram algumas das que passaram por lá.
A única corrida de Fórmula 1 realizada em Donington até hoje foi o Grande Prêmio da Europa de 1993 (nome oficial: Sega European Grand Prix), que foi o ponto culminante dos esforços de Tom Wheatcroft. Alain Prost fez a pole com pista seca no ensolarado sábado em 1'10.458 min., que até hoje é um recorde para aquela pista. Senna ficou em quarto,sendo superado por Prost, Hill e Schumacher, que estava muito satisfeito com o novo Benneton B193B. No domingo da corrida, o tempo era um dos piores já vistos na história da F1, se não o pior. A largada foi dada, e antes da primeira curva, Senna tinha caído para 5°, mas logo recuperou a posição e partiu para o ataque. Passou Karl Wendlinger, Damon Hill e Alain Prost e já estava em 1° no final da primeira volta. Nas palavras do Senna, essa primeira volta foi um ´´tiro psicológico´´ na concorrência. A partir daí, com o tempo e a pista nas condições que estavam, a corrida virou um jogo, e a todo instante algum piloto parava para trocar os pneus. Prost fez sete trocas. Senna ganhou a corrida com quase uma volta de vantagem sobre Damon Hill, que terminou em 2°. Outro piloto que teve uma ótima performance foi Rubens Barrichello. Em sua terceira corrida pela Fórmula 1, Barrichello largou em 12°, terminou a primeira volta em quarto, e andou por muito tempo em 3° e 2°. Ele estava no terceiro lugar a quatro voltas do fim, mas uma falha no sistema de alimentação do seu Jordan impediu Barrichello de subir ao pódio.
Hoje, Donington é um dos circuitos mais simulados nos diversos simuladores de computador e de videogames, incluindo vários títulos da série Toca e os simuladores da FIA GT, GTR e GTR 2.
INFORMAÇÕES da pista - Donington Park
Localidade: North West Leicestershire, Inglaterra
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 4020 metros
Sentido: horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita
HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (11 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (22 voltas)
PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry
Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:04
<< Home