Layout by VICKYS.com.br

terça-feira, 10 de junho de 2008

Estreante apavora em Donington
Zoro faz pole e vence Sprint. Cysne, sortudo do dia, leva a Feature

Loucura loucura! Foi assim a quarta etapa do GCM II, realizada no circuito de Donington Park. Tivemos de tudo: pane seca, estreiante vencendo, vários acidentes, vitórias conquistadas na última curva e até mesmo abandonos por erro na entrada dos boxes! Os doze pilotos que compareceram nesta etapa realmente estavam muito loucos!

O briefing ja mostrou que a doidera estava declarada: com trinta minutos de atraso (isso mesmo, trinta minutos!), todos já estava ansiosos pela corrida. E, na classificação, quem ficou com a pole foi o catarinense Carlos Zoro. Um dos únicos a conhecer na palma da mão o circuito inglês, o piloto da Simtek conquistou o direito de largar na primeira posição com certa facilidade em relação aos demais. Entretanto, vale ressaltar que entre o tempo do pole e o sétimo lugar foi de menos de 1 segundo. Na briga pela liderança do campeonato, Passos conseguiu um ótimo 2º lugar, vantagem estratégica para Cysne e Aguiar, 3º e 4º no grid, respecitvamente. Os outros dois pilotos não participaram da prova: Raitz (com problemas nos projetos finais de sua faculdade) e Naves (comemorando a vitória roubada da Raposa).

Classificação
Clima: Dry

1- Carlos Zoro (SC/Simtek) - 1:11.094
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:11.344
3- Luth Cysne (SC/Forti) - 1:11.668
4- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) 1:11.755
5- Thiago Wendt (MG/Williams) - 1:11.938
6- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 1:11.993
7- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 1:12.027
8- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) - 1:13.476
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) - 1:13.847
10- Daniele Assis (RJ/Forti) - 1:14.041
11- Fernando Ferreira (MG/Tyrrell) - 1:18.118
12- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - 1:19.691


A única coisa de normal na Sprint Race foi a vitória de Carlos Zoro, que se mandou na largada, sem dar chance aos demais. Do resto, foi insanidade total: vimos Fonseca com sua Pacific segurando um pelotão formado por mais três pilotos, Passos, o líder do campeonato, tendo dificuldades de manter sua Ferrari na pista, disputas de posições sensacionais em ambos os servers que duraram até a última curva da última volta, onde foi decidida a vitória de Araújo no server B.

Logo na largada, Passos, largando em segundo, salta à frente, mas perde o ponto de freiada na primeira curva e passa reto, bicando o muro, tendo que parar no box logo no fim da primeira volta e partir para uma corrida de recuperação na torcida do erro dos da frente. Zoro reassume a ponta pra não perder mais e faz uma corrida a parte. As emoções ficaram guardadas mesmo para a intensa briga pela segunda posição. Na primeira curva, Cysne e Aguiar perderam a tangência, permitindo que Wendt e Fonseca assumissem suas posições. Na volta, Aguiar ainda, para evitar um toque com a Forti Corse de Luth, foi dar uma volta na grama. Klango, em seu respectivo server, larga melhor que Araújo e assume a ponteira. O piloto da Minardi quase foi atingido em cheio pela piloto da Forti Dani Assis, que precisou gastar toda pastilha de freio para não bater no mineiro. Entretanto, ela não teve a mesma sorte, pois ao ver a Tyrrel de Ferreira se aproximando, só teve que rezar para seu carro não ser danificado.

Com uma largada agitada, a corrida torna-se mais calma, porém não menos emocionante. Cysne pressiona Fonseca, sem sucesso. Algumas voltas depois, é Wendt que ataca Luth numa perseguição implacável de quase duas voltas. Cysne contorna mal a Esses e Wendt, com mais ação, assume a terceira posição e vai em busca de Fonseca, enquanto Araújo inicia sua corrida de recuperaçao, ultrapassando Oliveira sem grandes dificuldades, e Ferro pressionando Klango pela liderança no server B

Fonseca, pressionado por Wendt, frita o pneu dianteiro direito na Coppice. Wendt aparentemente se assuta, e na reta que leva a Esses perde minimamente o controle sobre sua Williams e sua posição para Cysne. Então, o piloto da Williams tenta correr atrás do prejuízo e pressiona Cysne imediatamente. Este novamente contorna mal a Esses e praticamente para o carro na trajetória de Wendt. O carro da Williams veio totalmente de lado e conseguiu evitar a batida com a Forti Corse. Porém, isto lhe custou a quarta posição para Aguiar na freiada da Melbourne Hairpin. Wendt ainda da sua ultima cartada tentando recuperar essas duas posições na Goddards, mas foi otimista demais e passa reto, perdendo o contato de vez com este pelotão.

Na briga pelo oitavo lugar, os pilotos da Minardi ainda não encontraram a sintonia de um time. Araújo toca o carro de Ferro sem gravidade para ambos, mas Araújo é o prejudicado, perdendo duas posições (Oliveira e Assis). Novamente, Araújo se viu na missão de remar contra a maré, desta vez tendo que ultrapassar quatro pilotos para confirmar o seu favoritismo no server. Oliveira começou a facilitar sua vida, errando o ponto de tangência na Goddards.

Já o catarinense Cysne volta a pressionar Fonseca. Mas num erro na saída da Goddarts, a McLaren de Aguiar se aproxima de forma muito perigosa e pressiona Cysne. Este se defende como pode por algumas curvas, com direito à xis na Esses sobre Aguiar. Enquanto isso, a corrida que já não ia tão bem para o piloto da Ferrari, fica pior. Passos perde o controle do carro na saída da Coppice e vai ao muro novamente. A Ferrari é obrigada a trocar mais uma vez o bico do carro, perdendo totalmente as esperanças de uma boa Sprint Race.

Ponto alto da corrida: enquanto Ferro tentava acompanhar o ritmo alucinante que Klango empregava, Assis e Araújo mostravam o que é Donington Park. Uma troca de posições que perdurou por quatro e longas voltas, em um repertório de habilidade de encher os olhos dos amantes do automobilismo num ritmo que, mesmo com esta disputa, a vantagem que Ferro tinha para eles ia diminuindo a cada volta. Entretanto, o motor Ford de Assis acabou com um dos melhores pegas deste campeonato.

Cysne parte com tudo, numa ultima investida contra Fonseca, tentando ultrapassá-lo na McLeans e na Coppice. O piloto da Pacific não se abala e se defende, mantendo a segunda posição. Aguiar que acompanha de perto a disputa, aproveita e põe de lado para passar Cysne que se defende por dentro na Esses. Na tentativa de dar um xis, o piloto da Forti Corse roda a McLaren, mas com fairplay, o deixa seguir a sua frente. Isto põe novamente Wendt na corrida. E na freiada da Goodards, Cysne tenta recuperar a terceira posição, mas acaba tocando novamente em Aguiar, repetindo também a atitude de fairplay, permitindo que Wendt assumisse a terceira posição.

É então que acontece a chamada "corrida maluca". Wendt deixa Passos, que estava uma volta atrás passá-lo na última volta. E na freiada para a Melbourne Hairpin, a Ferrari sofre um lag que atrapalha Wendt. Este acaba passando reto no haipin. Na saída da mesma curva, a Pacific escolhe mal a estratégia de seu piloto, fazendo com que Fonseca sofra pane seca a pouquíssimos metros da bandeira quadriculada. Aguiar herda duas posição numa curva e termina a corrida em segundo. Cysne e Wendt brigam pela terceira posição na última curva, mas a Forti Corse leva a melhor. Cysne em terceiro e Wendt em quarto fecham a Sprint Race.

Pensam que acabou? Nada disso. A quatro voltas do fim, Araújo consegue ultrapassar Ferro. Faltava apenas Klango. E, na última volta, a vantagem de mais de dois segundos tornou-se visual. Araújo resolveu fazer sua investida nas curvas finais. Ambos se tocam na Esses, dividem a Shields Straight lado a lado e erram o ponto de frenagem na Melbourne e na Goddards. Entretanto, Klango espalha na saída da curva, deixando Araújo colcoar sua Minardi por dentro e conquistar o quinto lugar por meio carro de vantagem.

E quem ficou em primeiro? Zoro, óbvio. Fez uma corrida tão perfeita, mas tão perfeita, que não temos o que falar. Ele terminou na frente do segundo com só uma diferença de quase 28 segundos. Indiscutível.

Sprint Race - Final, 11 voltas
Clima: Dry


1- Carlos Zoro (SC/Simtek) - 0:13:21.298
2- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) +0:27.882
3- Luth Cysne (SC/Forti) - +0:31.652
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:32.376
5- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 0:14:01.570
6- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) +0:12.318
7- Matheus Ferro (MG/Minardi) +0:13.112
8- Fernando Ferreira (MG/Tyrrell) - +0:42.004
9- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +1:00.508
10- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - DNF, Fuel (10)
11- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +1 volta
12- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF, Engine (5)

Volta mais rápida
Carlos Zoro - 1:11.304 (volta 11)

Incidentes na prova
Fernando Ferreira - toque em Daniele Assis - Volta 1 (Red Gate) - sem efeito
Andrei Fonseca - toque em Thiago Wendt - Volta 1 (Old Harpin) - sem efeito
Thiago Wendt - retorno perigoso - Volta 1 (Starkey's Bridge) - sem efeito
Matheus Araújo - evento com Matheus Ferro - Volta 2 (Coppice) - sem efeito
Luth Cysne - toque em Frank Aguiar - Volta 10 (Esses) - sem efeito
Luth Cysne - toque em Frank Aguiar - Volta 10 (Goddards) - sem efeito
Matheus Araújo - toque em Rodrigo Klango - Volta 11 (Esses) - sem efeito


Feature Race - Final, 22 voltas
Clima: Dry


1- Luth Cysne (SC/Forti) - 0:27:33.693
2- Carlos Zoro (SC/Simtek) - +0:21.079
3- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) +0:24.543
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:45.614
5- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - +1:22.350
6- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 0:28:05.026
7- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +1 volta
8- Fernando Ferreira (MG/Tyrrell) - +1 volta
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) +1 volta
10- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +2 voltas
11- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF, Cachaça (10)
12- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) - DNF, Cachaça (4)

Volta mais rápida
Carlos Zoro - 1:11.636 (volta 9)

Incidentes na prova
Daniele Assis - toque em Matheus Ferro - Volta 1 (Red Gate) - +10s
Matheus Ferro - toque em Fernando Ferreira - Volta 1 (Red Gate) - sem efeito
Daniele Assis - incidente com Matheus Ferro e Fernando Ferreira - Volta 1 (Red Gate) - +15s
Rodrigo Klango - toque em Daniele Assis - Volta 1 (Coppice) - +15s
Matheus Ferro - toque em Daniele Assis - Volta 1 (Coppice) - sem efeito
Carlos Zoro - retorno perigoso - Volta 1 (Esses) - sem efeito
Carlos Zoro - toque em Luth Cysne - Volta 3 (Red Gate) - +10s
Matheus Araújo - toque em Daniele Assis - Volta 5 (Esses) - sem efeito
Carlos Zoro - toque em Frank Aguiar - Volta 6 (McLeans) - sem efeito
Matheus Araújo - toque em Daniele Assis - Volta 9 (Goddards) - sem efeito
Rodrigo Oliveira - retorno perigoso - Volta 10 (Shields Straight) - sugestão de melhoria

Item 9.7.4 do regulamento GCM II - Around In The World
Daniele Assis e Rodrigo Klango receberão as punições na próxima etapa em que completarem

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:09

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan