domingo, 29 de junho de 2008
Coluna SNC
Edição 010
Análise do campeonato
Por Fernando Passos / Frank Aguiar
A Coluna SNC deste fim de semana é destinada a análise geral do campeonato até o dia de hoje, horas antes da etapa de Monza. Após 5 etapas completadas podemos dizer que tanto o campeonato de construtores quanto o de pilotos está longe de ser definido. A equipe Rothmans Williams Renault vem liderando o campeonato com 185 pontos, onde segue como a grande favorita ao título graças a regularidade de seus pilotos. Na 2ª posição aparece a equipe Scuderia Ferrari com 165 pontos , sendo muito ameaçada pela Parmalat Forti Ford com 159 pontos onde depois dos excelentes resultados em Donington Park e Nurburgring entrou de vez na briga pelo título de construtores. Caindo para na 4ª colocação temos a equipe Mild Seven Benetton Renault com 152 pontos almejando ainda o título. Buscando se recuperar no campeonato, na 5ª colocação, temos a Marlboro Mclaren Mercedes com 129 pontos.
Na seqüência temos assumindo a 6ª colocação a equipe Minardi Ford com 107 pontos e querendo se destacar nesse bolo, mas certamente não terá uma tarefa fácil pois, na 7ª colocação, depois de subir duas posições temos a Total Jordan Peugeot com 95 pontos e, seguido de perto pela Pacific Grand Prix Ltd. No 9º lugar, devido as ausências nas etapas anteriores, a Red Bull Sauber pretende reencontrar o caminho das excelentes atuações e assim se recuperar no campeonato. Um pouco mais distante, mas ainda com grandes chances de entrar nesse meio, temos na 10ª colocação a equipe MTV Simtek Ford com 70 pontos.
No bolo do fundão na 11ª,12ª e 13ª respectivamente e esperando reagir temos os times: Nokia Tyrrel Yamaha com 25 pontos , Ligier Gitanes Blondes com 18 pontos e Footwork Hart com 15 pontos.
O panorama no campeonato de pilotos não é muito diferente. Podemos afirmar que este está sendo um campeonato altamente disputado onde qualquer ponto conquistado será muito importante para o resultado final da disputa pelo título de pilotos. Em 1º desde o início do campeonato temos Fernando Passos da Scuderia Ferrari onde está apresentando ser um piloto muito mais adaptado ao carro em relação a temporada passada, quando correu na pequena equipe Pacific Grand Prix. Eentretanto, o carioca vem sendo perigosamente ameaçado por uma das agradáveis surpresas desse campeonato: Luth Cysne. O catarinense tem apresentando uma evolução muito grande durante essa temporada e levando a sua pequena equipe Parmalat Forti Corse a repetir o feito da temporada passada, onde também brigou pelo título de pilotos com Rodrigo Wizard. Seu desempenho mostra que a equipe acertou em cheio em sua contratação.
Recuperando terreno na 3ª colocação temos Frank Aguiar da Marlboro Mclaren Mercedes que já utilizou o seu descarte nessa disputa devido a sua falta na etapa de Long Beach. Em 4º lugar o mineiro Cassius Naves da Mild Seven Benetton Renault também já utilizou seu descarte na etapa de Donington Park, mas que agora também pretende brigar pelo lugar mais alto no campeonato. Logo depois temos Thiago Wendt da Rothmans Williams Renault, onde sua constância o fez ultrapassar a Ismael Raitz da Sauber, que já acumulou 2 faltas até o momento na temporada e já segue ameaçado pelo outro piloto da Williams, Matheus Romanowki.
Já na 8ª, 9ª e 10ª posições temos um grupo de pilotos dispostos a chegar no seleto grupo dos top 5 e são eles: Matheus Araújo, Andrei Fonseca e Marcelo Vidal onde estes tem apresentado excelentes disputas em questão.
No bloco intermediário temos Carlos Zoro, Matheus Ferro, Gabriel Zanchetta, Rodrigo Oliveira e Murillo Grigolon onde esses pilotos se destacaram em determinadas etapas, mas tiveram ou problemas nas suas etapas ou suas faltas comprometeram seus resultados finais e esperamos uma reação dos mesmos.
Do 16º ao 20º lugar temos uma diferença de 10 os separando onde muito se resume as faltas e problemas durante a corrida e nas ultimas colocações mas esperando uma melhora temos a dupla da ligier Matheus Berçot e Germano Caldeira. No fundo e esperando marcar seus primeiros pontos nesse GCM II temos Jorge Tonella, Rodrigo Dias , Luis Morais e Carlos Jr.
Agora é esperar pelas etapas finais desse eletrizante campeonato
Postado por Gran Chelem Motorsports às 14:58
<< Home