domingo, 22 de junho de 2008
Etapa 5 - Nürburgring: Serviço
Domingo - 22/07/2008
Nürburg, Alemanha

DESCRIÇÃO: Durante os últimos 80 anos, todos os tipos de eventos tiveram Nurburgring como palco, de corridas locais de menor expressão até corridas do automobilismo top mundial. Antes da Segunda Guerra Mundial, as primeiras corridas de Grandes Prêmios de motos e de automóveis na Alemanha foram realizadas ali. E durante o período pós-guerra, a pista recebeu corridas de F1 e do mundial de motos, bem como corridas de endurance, como as famosas 1000 km de Nurburgring e os seus maravilhosos protótipos.
Inicialmente o circuito de Nurburgring foi criado com 3 objetivos: Para corridas, para ser uma pista de testes para os fabricantes alemães, para uso pelo público.
Os primeiros 2 objetivos são aplicáveis a praticamente todos os circuitos permanentes. Mas o terceiro objetivo não é algo comum e até os dias de hoje qualquer um que pague ingresso poderá percorrer com o seu carro ou moto o anel norte (Nordschleife) do circuito, respirando a própria história do automobilismo.
Nurburgring entra no calendário da F1 em 1968. Em 1976 aconteceu o famoso acidente quase fatal de Niki Lauda durante o GP da Alemanha em Nurburgring. Novamente a pista provou-se excessivamente perigosa para os padrões modernos. Certamente o acidente poderia ter acontecido em qualquer pista do mundo, considerando também que ocorreu em uma curva pouco perigosa, não em uma das tradicionais armadilhas de Nurburgring (como a curva rápida para a esquerda antes de Berwerk). Mas a má fama (antecedentes) de Nurburgring certamente a condenaram.
Morta pelo acidente com Lauda, a pista de Nurburgring foi vítima de suas próprias características (extensão, dificuldade) e o seu futuro tornou-se cada vez mais sombrio.
Entretanto não havia outro caminho para Nurburgring GmbH, a empresa que administra o circuito. Era preciso oferecer uma pista adequada aos requisitos das corridas modernas. Assim, em 1983, surgiu o novo Nurburgring. Um circuito para a F1 mais do que normal: mais curto, mais seguro, projetado para os espectadores e para a TV. Com um recheio sem sabor, como a maioria das coisas construídas desde aquela época.
Essa nova pista foi construída na área dos antigos pits que foram destruídos (eram as 2 retas paralelas unidas pela sudkhere). E felizmente o essencial do anel norte não foi mexido, provando a inteligência dos alemães. Assim, hoje convivem junto a pista de 4,5 km para a F1 com uma intensa atividade e o anel norte, levemente encurtado para 20,8 km.
As 2 pistas podem ser interligadas como ocorre por ocasião das 24 Horas de Nurburgring ou do evento Eifel Klassik ou mesmo eventualmente para algumas sessões abertas para o público.
INFORMAÇÕES da pista - Nürburgring GmbH
Localidade: Nürburg, Alemanha
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: 1995-2001
Extensão: 4556 metros
Sentido: horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita
HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (8 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (17 voltas)
PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry
Postado por Gran Chelem Motorsports às 12:27
<< Home