Layout by VICKYS.com.br

domingo, 30 de março de 2008

Coluna SNC

Edição 003


Por Sérgio Kolachinski / Fernando Passos / Matheus Ferro / Frank Aguiar / Matheus Berçot


Valeu São Pedro!

Parece que uma "chuvinha nas costas" fez um bem danado ao campeonato. Disputas intensas, servers competitivos e ultrapassagens fantásticas marcaram a quinta etapa do GCM I. Tudo bem que o circuito de Magny-Cours ajuda muito nestes quesitos, já que algumas curvas do circuito francês (como a Adelaide e a Chateau d'Eau) permitem que os pilotos cometam alguns erros, fazendo a corrida em si ganhar muita emoção.

A chuva que caiu tanto na classificação quanto na corrida só fez por dignificar a competitividade e o fair play de todos os participantes presentes pois, com pista molhada, a probabilidade de acontecer um acidente é bem maior. E, pela primeira vez na temporada, vimos o pódio da Sprint Race se repetir na Feature Race, mesmo com os três comtemplados da semana passada largarem em posições distintas nas duas provas.

Sexta etapa será em A1-Ring. E parece que será a etapa mais disputada da temporada. Tal previsão foi confirmada nesta sexta-feira, quando foram realizados os treinos livres: com os cinco melhores tempos no mesmo segundo, a promessa é de casa cheia e de uma corrida frenética.


Terça-feira, 25 de março de 2008


Pacific satisfeita com desempenho de Passos

A equipe Pacific Grand Prix ficou plenamente satifeita com o desempenho apresentado na ultima etapa em Magny- Cours, pois mesmo tendo andado somente duas vezes no carro o piloto Fernando Passos um excelente 9º lugar no qualify ficando assim entre os Top 10.

Na Sprint o piloto terminou em nono, onde acumulou informações e experiência para a Feature,pois o piloto teve um desempenho sólido andando durante várias voltas no 7º lugar. Mas, depois de um erro na qual resultou na troca do bico, o piloto procurou andar num ritmo forte e assim descontar a diferença.
Teve uma excelente disputa na prova onde travou um duelo com Frank Aguiar e assim conseguiu recuperar a posição, e depois da equipe errar nos cálculos de combustível o piloto se viu obrigado a para na ultima volta para um flash and go resultando em sua posição final.

O piloto informou:
"Realmente foi um final de semana positivo pra mim,pois somente tinha andado duas vezes com o carro e no seco,sendo que a corrida foi com chuva onde trouxe uma dificuldade a mais pra mim.Infelizmente na sprint eu rodei e nem sei explicar o porque,mas na Feature foi muito positivo poder andar num ritmo forte,constante e pena que tivemos esse erro de combustível mas no geral foi muito bom para o aprendizado"


Minardi virá forte para A1-Ring

Depois da ausência na França, os pilotos Thiago Barros e Matheus Ferro prometeram uma recuperação na Áustria, tanto no campeonato de pilotos quanto no de construtores, esperando bons resultados e torcendo para que cheguem inteiros à linha de chegada, já que o circuito austríaco é bem ondulado, tornando-se traiçoeiro em alguns pontos críticos.


Quarta-feira, 26 de março de 2008

Williams chega nesta quinta em A1-Ring prometendo resultados

É aguardada na noite desta quinta-feira a presença da equipe inglesa Williams no circuito de A1-Ring. E, se depender do entusiasmo de Frank Aguiar, os torcedores podem esperar grandes resultados.

"Nosso objetivo é, primeiramente, estarmos no server principal. E como A1Ring é um circuito especial para mim, com certeza esta missão não será das mais difíceis. Vamos apagar o retrospecto ruim da equipe nesta temporada com uma boa corrida no circuito austríaco"


Quinta-feira, 27 de março de 2008

Jordan não renovará com Matheus Berçot?

Eddie Jordan parece que não irá renovar com Matheus Berçot o contrato para a próxima temporada do GCM. O acessor de imprensa da equipe, por comunicado, disse que ficou muito decepcionado com as atuações de Berçot: "Este não é o Berçot dos treinos e que me fez tremer ao vencer em Monza, nos amistosos realizados durante a pré-temporada"

Berçot não está também muito entusiasmado, mas "leva a vida" e garantiu presença na próxima temporada. "Bom, eu não estou apresentando um bom desepenho, pois não me adaptei ao carro, espero neste fim de temporada mostrar que estou preparado para continuar no volante de um F1, estou negociando com outras equipes, os nomes, ainda não posso falar. Foi muito bom iniciar minha carreira com a equipe deles, mas eu não consegui ir ao meu maximo, isso me fez falhar, sempre que eles me convidarem para testes ou quem sabe para correr de novo eu os atenderei sem hesitar."


Sábado, 29 de março de 2008

2ª edição dos 60 minutos de Le Mans e GCM II agitaram os bastidores

O início do mês de abril promete ser agitado no GCM. Ao que tudo indica, a organização vem guardando a sete chaves os preparativos para a 2ª edição dos 60 minutos de Le Mans. Com previsão para o mês de abril, a etapa extra-campeonato contará com uma nova fórmula de disputa em que todos os participantes poderão sair vitoriosos. É esperado o comunicado oficial da liga na primeira semana de abril.

Sobre o próximo campeonato, o calendário e regulamento já encontram-se definidos. A única dúvida que a organização encontra é na escolha dos cockpits para o GCM II. É aguardado o comunicado oficial no fim de semana da sétima etapada do campeonato vigente, a ser realizado em Spa-Francorchamps., em um grande coquetel regado a refrigerante Mineirinho e cream cracker Tostines.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 01:23

sábado, 29 de março de 2008

Etapa 6 - A1-Ring: Serviço
Por Frank Aguiar


Domingo - 30/03/2008
Spielberg, Áustria




Descrição: A1-Ring que irá ser a próxima etapa já foi outrora chamada de Österreichring. A pista é localizada em Spielberg, no estado de Styria. O velho Österreichring normalmente era referido como localizado na cidade de Zeltweg, que é maior e mais conhecida. Contudo, o circuito nunca foi relocalizado, somente modificado.

O velho Österreichring foi conhecido por ter muitas curvas rápidas, assim como as mudanças visíveis na elevação durante uma volta. Muitos consideraram Österreichring perigoso, especialmente a “Boschkurve”, uma curva para a direita de 180 graus com quase nenhuma área de escape. Tragicamente, o estadunidense Mark Donohue morreu após bater na curva “Hella-Licht” em 1975. Sabe-se também que o tetracampeão Alain Prost do mundo disse frequentemente que todas as pistas podem ser modificadas mas que o Österreichring deve remanescer intocado, apenas adicionando áreas de escape para maior segurança.

E, Principalmente devido aos interesses de segurança, a pista foi abandonada pela Fórmula 1 por quase uma década. O circuito foi reconstruído totalmente, no mesmo local, por Hermann Tilke em 1995 e 1996. O circuito foi encurtado em 4.326 quilômetros (2.684 milhas), as curvas rápidas substituídas por três righthanders apertados, a fim de alcançar oportunidades para a F1. São três retas longas, assim como uma seção mista, pedida para os boxes.

Rebatizado de A1-Ring (depois que surge um patrocinador, a empresa de telefonia móvel A1), o 'novo' circuito era único, tendo apenas duas curvas para a esquerda.

E, em 2004 as arquibancadas e os prédios dos pits foram demolidos, deixando novamente a pista sem condições de sediar qualquer categoria de automobilismo. Entre 2004 e 2005, houveram discussões intensas se o proprietário, a Red Bull, encontraria um outro uso para o local ou para trazer de volta as corridas esportivas. Entretanto, até a data de hoje, isto parece mais improvável do que nunca, como Dietrich Mateschitz anunciou publicamente que não teve nenhuma intenção de desperdiçar dinheiro em um circuito deficitário. Esta falha do projeto, que era da importância considerável para as municipalidades circunvizinhas, pode mesmo ter repercussions políticas sérios, como o governador de Styrian, Waltraud Klasnic, tinha suportado fortemente o projeto.

Em 2006, o piloto Alexander Wurz anunciou que compraria o circuito e iria renová-lo, mas pouco se comentou sobre isso. Uma grande perda para a história do automobilismo mundial.


Informações da pista - A1-Ring
Localidade: Spielberg, Áustria
Tipo: Circuito permanente
Situação: Inativo
Versão: 1997-2003 (clique
aqui para ver o traçado)
Extensão: 4326 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita


Horários
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:35 - Classificação
20:40 às 20:50 - Divisão dos Servers
20:55 às 21:10 - Sprint Race, 15% (10 voltas)
21:15 às 21:45 - Feature Race, 30% (21 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry


Recomendações especiais para este circuito
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da direita na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 01:22

segunda-feira, 24 de março de 2008

Barba, cabelo e bigode em Magny-Cours
Júnior vence em corrida que pódio se repetiu pela primeira vez



E só ela mesmo para fazer aquela diferença na corrida. A chuva (pensaram que fosse a Daniele, né?), que por muito pouco quase deu o ar de sua graça em Monte Carlo e em Montreal, finalmente apareceu. Magny-Cours ficará marcada por ser a primeira prova no GCM disputada sob chuva. E a galera fez bonito: quando se pensava que teríamos um alto índice de acidentes, viu-se um alto índice de belas ultrapassagens.

E na classificação, novamente ele. Pela 3ª vez no ano, Carlos Júnior largou na primeira posição. Em uma volta assustadora, o paraense cravou 1:20.843, tempo este que não foi alcançado nos dois dias de treinos livres realizados antes da prova francesa. Vale destacar como pontos positivos nesta classificação o retorno de Cassius Naves e Luis Morais ao server A da categoria e da estréia do participante Andrei Fonseca que, a bordo da última vaga disponível (Simtek), fez o 12º tempo, garantindo assim um lugarzinho no server B.

Classificação
Clima: Raining
1-
Carlos Júnior (PA/Tyrrell) - 1:20.843
2- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:00.378
3- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:00.585
4- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:00.866
5- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:00.932
6- Luis Morais (SP/Sauber) - +0:01.059
7- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:01.199
8- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:01.671
9- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +0:02.074
10- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +0:02.349
11- Rodrigo Dias (PR/Williams) - +0:02.409
12- Andrei Fonseca (SP/Simtek) - +0:02.655
13- Ivan Eilert (RS/Tyrrell) - +0:02.824
14- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +0:02.927
15- Matheus Berçot (PR/Jordan) - +0:09.389
16- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +0:13.373
17- Matheus Ferro (MG/Minardi) - sem tempo
18- Bruno Pagiola (BA/Ligier) - sem tempo


Na hora da verdade, Júnior tratou de manter a liderança desde o início da prova. Wizard não teve um bom início de prova e caiu para última posição ainda na Estoril. Kolachinski e Naves tiveram um pega daqueles durante as 10 voltas da Sprint Race, sendo observados a distância por Morais. Em uma disputa limpa e emocionante, com pitadas exatas de agressividade, o paraense e o mineiro foram os destaques da prova e, na briga pelo segundo lugar, Naves levou a melhor em um movimento de oportunismo na Adelaide. Kolachinski completa o pódio mais disputado do GCM até o momento. Já no server B, Frank Aguiar 'patina' na largada e cai para última posição, mas consegue se recuperar devido a problemas de Grigolon, Passos e Fonseca na Estoril. Raitz assume a liderança da prova e, assim, garante a vitória no server B. Aguiar aproveita-se do erro de Dias e completa em segundo. Passos completa em terceiro após coquistar a posição em uma disputa acirrada com Dias nas voltas finais.

Sprint Race - Final, 10 voltas
Clima: Raining
1-
Carlos Júnior (PA/Tyrrell) - 0:13:51.730
2- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:09.661
3- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:10.020
4- Luis Morais (SP/Sauber) - +0:13.725
5- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:25.532
6- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:35.945
7- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - 0:14:06.059
8- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:08.669
9- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +0:21.968
10- Rodrigo Dias (PR/Williams) - +0:30.004
11- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +0:41.653
12- Andrei Fonseca (SP/Simtek) - +1:26.495
13- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 0:14:33.959
14- Matheus Berçot (PR/Jordan) - +0:15.456
15- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +1 volta
16- Ivan Eilert (RS/Tyrrell) - DNS
17- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNS
18- Bruno Pagiola (BA/Ligier) - DNS


Feature Race - Final, 21 voltas
Clima: Raining

1- Carlos Júnior (PA/Tyrrell) - 0:29:42.162
2- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:14.140
3- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:16.030
4- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:27.402
5- Luis Morais (SP/Sauber) - +0:27.653
6- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:57.267
7- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - 0:29:58.653
8- Rodrigo Dias (PR/Williams) - +0:39.505
9- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +1:04.225
10- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +1:04.717
11- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +1:27.177
12- Matheus Berçot (PR/Jordan) - 0:31:31.873
13- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +0:17.256
14- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNF/Suspensão (2)
15- Andrei Fonseca (SP/Simtek) - DNS
16- Ivan Eilert (RS/Tyrrell) - DNS
17- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNS
18- Bruno Pagiola (BA/Ligier) - DNS


Penalidades
Frank Aguiar - acréscimo de 15s - acidente com Murillo Grigolon (volta 12)
Fernando Passos - acréscimo de 5s - acidente com Murillo Grigolon (volta 15)


Volta mais rápida
Carlos Júnior - Sprint Race - 1:22.459
Carlos Júnior - Feature Race - 1:21.918

Postado por Gran Chelem Motorsports às 23:53

domingo, 23 de março de 2008

Coluna SNC

Edição 002

Por Sérgio Kolachinski / Luis Morais / Marcelo Vidal / Thiago Wendt / Fernando Passos / Cassius Naves / Carlos Júnior / Frank Aguiar / Matheus Berçot


And the Oscar goes to...

Após quatro etapas realizadas, o saldo positivo fica por conta dos participantes, que lotaram o grid dividindo-o em três servidores. Tivemos ainda a estréia de uma competidora, Daniele Assis, que apesar de toda sua feminilidade tem uma postura firme, postura de quem se preocupa em conquistar a experiência necessária para fazer boas corridas na categoria. Conseguiu apenas a classificação no Server C, porém disputou firme com participantes mais experientes, mostrando definitivamente que não veio para brincar, mas sim para se divertir e conquistar bons resultados.

Em termos de pontos negativos, não tivemos nada que não possa ser corrigido com a colaboração de todos os participantes. Os problemas se deram por direção perigosa e problemas com lag, ocasionando acidentes desnecessários. Fica apenas a lembrança para todos que o ponto forte é sempre a diversão, e não realmente provar nada para ninguém, porém obviamente todos devem buscar o melhor para uma evolução saudável dentro do contexto da liga, afinal, quem é que não gosta de boas disputas? Seja ela pela vitória ou mesmo por uma posição mais atrás.

Do saldo geral, o grande destaque ficou para a competitividade que a categoria vem produzindo, mantendo todos muito próximos, tanto na pista quanto na classificação. Lembrando que com um descarte obrigatório para todos os participantes, a briga pelo título pode esquentar muito, para muitos participantes que ainda têm chances de conquistar esse feito.

Até o próximo sábado.


Sauber
Morais pode faltar novamente.


A equipe Sauber parece não ter tido sorte na contratação dos dois pilotos, Luis Morais e Deco Ganecci. Ambos contam com muitas ausências e possivelmente esse número poderá aumentar mais.

''Morais já deixou claro que provavelmente não correrá em Magny Cours, ou no máximo comparecerá à corrida. O Ganecci pediu férias por uns tempos e está ausente, então não sabemos se alinharemos algum carro neste fim de semana'' - lamentou Peter Sauber, chefe da equipe


McLaren
Thiago Wendt diz estar confiante para próxima etapa em Magny Cours

Em entrevista exclusiva na tarde desta quinta-feira, o piloto da McLaren Thiago Wendt confessou extrema confiança para a próxima etapa do GCM I, a ser realizada no circuito francês de Magny-Cours

"Estou surpreso com o rendimento do carro. Conseguimos muitos avanços desde o início da temporada. Estou muito confiante, creio que se não 'bobear', posso sair daqui com mais um resultado satisfatório. Estou focado inteiramente no campeonato, mas gostaria muito de conquistar minha primeira vitória na temporada."


Pacific
Pacific pronta para recuperação


Depois de um fim de semana desastroso para a Pacific em Montreal, onde teve diversos problemas mecânicos e nem conseguiu largar, os mecânicos garantiram que o problema está resolvido e que Marcelo Vidal poderá participar normalmente da prova na França.

"Fiquei, é claro, muito desapontado por não conseguir participar da prova em Montreal e somar mais pontos. Mas esses imprevistos fazem parte principalmente em se tratando de uma equipe nova como a nossa. Entretanto, isso já é passado e estou totalmente concentrado na corrida da França que é um dos circuitos que mais gosto."

Pacific reforça seu quadro de pilotos

O proprietário da equipe Pacific Grand Prix-Ford Keith Wiggins veio a imprensa informar sobre a contratação do piloto Fernando Passos para a vaga de 2º piloto do time. Wiggins informou está muito satisfeito agora com a sua dupla de pilotos e disse: "Acredito que com a contratação do Fernando Passos nosso time terá uma grande soma em termos de desempenho, pois temos o Marcelo Vidal que é nosso primeiro piloto e assim certamente ajudará o Fernando nessa adaptação ao bólido."

Fernando Passos ao ser perguntado sobre sua adaptação já chegou dizendo:

"Andei somente 2 vezes com o carro e achei muito divertido,pois tenho que corrigi-lo constantemente e o motor Ford V8 ED tem uma aceleração muito boa,mas espero conversar com o Marcelo para tentar me ajudar nessa adaptação o quanto antes"


Williams
Aguiar: "Chuva não é o meu forte"


Será este mais um fim de semana sabático para a equipe Williams? Se depender das declarações do piloto Frank Aguiar, parece que sim. Em declaração no fim da sessão de treinos livres realizada na noite desta sexta-feira, o carioca apresentava uma cara de poucos amigos. "Nunca corri e nunca vou correr bem na chuva. É o estilo Prost de ser. Chuva não é o meu forte, mas com certeza darei muito trabalho a todos."

O seu chará e dono da equipe, Frank Williams, reforça as palavras do piloto: "A equipe vem bastante motivada para Magny-Cours neste fim de semana com os resultados obtidos em Montreal. Esperamos classificar nossos dois carros no server principal"


Tyrrell
Tyrrel pronta para enfrentar Chuva

Se depender da disposição de seus pilotos, a Tyrrel já saiu vitoriosa da etapa de Magny-Cours. Ao saber das condições climáticas previstas para a próxima etapa, Carlos Junior não se intimidou e, pelo contrário, até mostrou certo otimismo quanto às suas performances em condições adversas.

"Acho que podemos apresentar uma bela atuação na França. É uma das minhas pistas favoritas, e a chuva nunca me intimidou. Então vamos pra cima em busca da vitória", declarou o terceiro colocado no campeonato, com 76 pontos.


Benetton
Benetton confiante para domingo



A equipe Benneton espera repetir o bom resultado da 1ª etapa do GCM,quando largou em 2º lugar e só não disputou a vitoria por problemas nos pneus.

Nos treinos livres para a etapa francesa Cassius Naves se mostrou muito rapido tanto no seco quanto no molhado e aposta em uma boa qualificação para surpreender na corrida.


Jordan
Jordan esconde o jogo.


Eddie Jordan, conhecido por soltar o verbo sempre que é entrevistado, desta vez preferiu usar o silêncio como resposta. Tudo isso se deve ao enigma que os dois pilotos da equipe, Carlos Zoro e Matheus Berçot, fizeram em Magny-Cours por não realizarem nenhuma volta nos treinos livres. Dizem que o irlandês está escondendo o jogo para a etapa e promete uma nova evolução do chassi.

"Esse fim de semana estaremos no pódio. Mais palavras, depois da corrida..."



Semana movimentada no paddock
E tal movimentação não foi apenas nas pistas. O grande agito foi realmente nos motorhomes das equipes Simtek e Sauber, onde muito bolo de fubá, brigadeiros, docinhos de cajú e refrigerante Mineirinho foram servidos a todos os presentes. Tudo isso devido aos aniversários de Eduardo Azeredo (dia 20) e de Luis Morais (dia 21). Semana regada! Em nome de toda a turma do GCM, desejamos a esses dois camaradas um feliz aniversário!

Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:21

sexta-feira, 21 de março de 2008

Etapa 5 - Magny-Cours: Serviço
Por Frank Aguiar

Domingo - 23/03/2008
Nevers, França


Descrição: A pista do Circuito de Nevers, Magny-Cours, na França sediou seu 1º GP de Fórmula 1 em 1991, quando substituiu o famoso circuito de Paul Ricard. O circuito possui uma mistura de curvas de alta, como a Grande Courbe, e curvas bem fechadas, como a Adelaide. Há várias retas onde as velocidades atingem valores bem elevados. Por isso as ultrapassagens, para quem tem motor forte, são facilitadas.

A troca de um dos mais modernos autódromos do mundo por outro insípido, no meio do nada, foi pura e exclusivamente por questões políticas. Guy Ligier, ainda envolvido com a escuderia que levava seu nome, tinha construído sua nova fábrica - Technopóle de la Niévre - praticamente ao lado do circuito. E juntou a fome com a vontade de comer: como sua escuderia tinha patrocínio da Gitanes, diretamente negociado com o governo francês, contou com o lobby escancarado de François Mitterrand e de Jean-Marie Balestre para levar a F-1 para lá.

Magny-Cours fica para a história por ocasião do pentacampeonato de Michael Schumacher, em 21 de julho de 2002, conquistado com uma antecedência nunca antes vista em qualquer campeonato. E até por uma ou outra corrida movimentada, como a de 1999, disputada com pista molhada onde Barrichello fez a pole e Frentzen, numa estratégia inteligente da Jordan (parou apenas uma vez), venceu.


Informações da pista - Circuit de Nevers Magny-Cours
Localidade: Nevers, França
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: 1991-2002 (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 4249 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda


Horários
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:35 - Classificação
20:40 às 20:50 - Divisão dos Servers
20:55 às 21:10 - Sprint Race, 15% (10 voltas)
21:15 às 21:45 - Feature Race, 30% (21 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Raining
Sprint Race - Raining
Feature Race - Raining


Recomendações especiais para este circuito
. Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
. Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.
. Não 'cortem' e muito menos 'atirem' os seus carros na curva Lycée em busca do aprimoramento do tempo na classificação ou na tentativa de ultrapassagem na corrida. As medidas cabíveis serão tomadas caso alguma irregularidade seja verificada

Postado por Gran Chelem Motorsports às 19:59

quarta-feira, 19 de março de 2008

Wizard assume liderança em Montreal
Penalizações foram os 'destaques' na prova canadense


Por Frank Aguiar / Luis Morais

Em um circuito de alta velocidade e com áreas de escape reduzidas, era praticamente certo que alguns acidentes acontecessem. E aconteceram.

Mas, antes de recolher os destroços dos carros na pista, vamos falar sobre a classificação, onde a Tyrrell obteve mais uma pole position. E não é de Carlos Júnior que estamos falando. Ivan Eilert, com uma volta surpreendente, fez o melhor tempo na classificação com 1:20.123. Rodrigo Wizard bem que tentou, mas teve que se contentar com a segunda posição, ficando a 177 milésimos do tempo do gaúcho, retratando bem a competitividade neste campeonato, já que sete dos dezesseis participantes registraram tempo no mesmo segundo que o pole position. E o que falar do estreante do campeonato. Do estreante não, DA estreante. Daniele Assis, primeira mulher fêmea do sexo feminino proveniente de Eva assinou às pressas com a equipe Footwork e saiu-se muito bem em sua primeira classificação, pois mesmo largando no server C deixou muito marmanjo experiente para trás.

Classificação
Clima: Dry
1-
Ivan Eilert (RS/Tyrrell) - 1.20.123
2- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0.177
3- Carlos Júnior (PA/Tyrrell) - +0.336
4- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0.718
5- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0.773
6- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0.792
7- Carlos Zoro (SP/Jordan) - +0.928
8- Cassius Naves (MG/Benetton) - +1.035
9- Luis Morais (SP/Sauber) - +1.717
10- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +1.773
11- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +1.950
12- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +1.996
13- Daniele Assis (RJ/Footwork) - +2.653
14- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +3.289
15- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +14.327
16- Thiago Barros (MG/Minardi) - s/ tempo


Se em Monte Carlo as preocupações eram com a St. Dévote, em Montreal as atenções estavam voltadas na Virage Senna, aonde os carros chegam a 270Km/h e a velocidade é reduzida para 50Km/h. Mas, apesar de todas as preocupações, as largadas dos três servers foram bem tranquilas, o que mostra o amadurecimento de todos os participantes. Entretando, durante a prova... só faltou o Safety Car entrar na dança.

A começar pelas primeiras voltas do Server A. Apesar de uma largada ruim, Eilert consegue manter a quarta posição e acompanha a distância a briga entre Júnior, Wizard e Kolachinski pela liderança. No início da segunda volta que ocorre um dos acidentes mais bizarros nestas quatro etapas: na Virage Senna, ao perder o ponto de freiada, Wizard volta pra pista em posição comprometedora, causando acidente com Júnior e Kolachinski. Eilert consegue recuperar a primeira posição, aproveitando-se da confusão. Sorte essa que faltou a Kolachinski, que foi tocado por Aguiar poucos metros após do primeiro incidente, e a Júnior, que foi tocado por Wizard voltas depois, na entrada da Virage Senna. Com quatro carros na pista, a perseguição de Wizard para conquistar a primeira posição foi em vão, já que Eilert resistiu bem a pressão e saiu-se vitorioso na Sprint Race

Na Sprint do Server B, houve muita disputa do começo da corrida. Zoro não largou muito bem e perdeu duas posições, para Grigolon e Morais, mas logo depois passou Grigolon de volta. Na volta seguinte, Naves errou a freiada da primeira curva, foi ultrapassado por Morais e o ultrapassou de volta no fim da curva, mas o mistério ronda logo em seguida, com Morais rodando sozinho na segunda chicane, como se tivesse tomado um tranco por trás mas ninguém estava atrás dele. Junto com ele, Zoro também perdeu a asa traseira e teve que ir aos boxes. Sorte a Grigolon e Romanoswki, que disputaram intessamente a segunda posição a partir daí, mas Romanoswki teve azar com sua conexão e abandonou.
A partir de então, os pilotos ficaram mais afastados uns dos outros, e a disputa de posições foi escassa, exceto por Morais e Zoro pela quarta colocação, mas Zoro rodou na sétima volta e ficou pra trás. Cassius ganhou seguido por Grigolon, que colocaram uma volta em Morais e Zoro que ficaram mais de 40 segundos nos boxes.

E no Server C o destaque maior ficou por conta da estreiante Daniele Assis que, com o 8º lugar obtido na Sprint Race, em uma corrida demasiadamente morna, conquistou os primeiros pontos para a equipe Footwork, última equipe do campeonato que ainda não havia pontuado.

Sprint Race - Final, 10 voltas
Clima: Dry

1- Ivan Eilert (RS/Tyrrell) - 0:13:58.678
2- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:17.160
3- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:51.029
4- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:54.387
5- Cassius Naves (MG/Benetton) - 0:13:53.051
6- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +0:17.748
7- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - 0:14:15.883
8- Daniele Assis (RJ/Footwork) - +0:06.167
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +1:30.612
10- Carlos Zoro (SP/Jordan) - +1 volta
11- Luis Morais (SP/Sauber) - +1 volta
12- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +3 voltas
13- Carlos Júnior (PA/Tyrrell) - DNF/Accident (7)
14- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - DNF/Conexão (5)
15- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - DNF/Accident (1)
16- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNS

Penalidades
Ivan Eilert - acréscimo de 5s - cortar Droit de Casino com ultrapassagem (volta 1)
Ivan Eilert - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 2)
Ivan Eilert - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 4)
Thiago Wendt - acréscimo de 15s - acidente com Frank Aguiar (volta 1)
Rodrigo Wizard - acréscimo de 15s - acidente com obstrução com Carlos Júnior (volta 2)
Rodrigo Wizard - acréscimo de 15s - acidente com obstrução com Sérgio Kolachinski (volta 2)
Rodrigo Wizard - acréscimo de 30s - acidente com Carlos Júnior (volta 7)
Frank Aguiar - acréscimo de 30s - acidente com Sérgio Kolachinski (volta 2)
Murillo Grigolon - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 3)
Murillo Grigolon - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 7)
Carlos Zoro - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 4)
Luis Morais - acréscimo de 20s - ultrapassar Carlos Zoro como fantasma (volta 1)
Luis Morais - acréscimo de 2s - cortar 3ª chincane (volta 2)
Luis Morais - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 9)


Logo na largada da Feature Race, Wizard foi determinado para conquistar a vitória e fez por merecê-la. Pulando da 3ª para a 1ª posição na largada, o paulista venceu a prova de ponta a ponta. Kolachinski tentou ao máximo estragar a festa mas, com um erro no pitstop, perdeu a chance de brigar pela vitória e garantiu a segunda posição. O ponto alto da prova foi a briga pela quarta posição, entre Wendt e Aguiar. Após disputarem por longas e exaustivas 19 voltas, o mineiro se saiu melhor e assegurou o 4º lugar e a vice-liderança do campeonato.

No Server B, a Feature foi equilibradissima, com ambos os pilotos se estudando na tentativa de negociar uma boa ultrapassagem. Mas tanta negociação para nada. Não houve uma ultrapassagem, mas houve batidas, duas envolvendo Morais. Primeiro o paulista da Sauber tocou em Zoro na volta 4 pela disputa da liderança, tirando a asa dianteira do catarinense da Jordan e obrigando-o a abandonar. Morais então ficou com sérios problemas na suspensão dianteira, e bateu o carro no mesmo local de sua batida com Zoro, também perdeu a asa traseira mas conseguiu completar a corrida. Romanoswki rodou logo no começo, ficou pra trás, e novamente sua conexão o atrapalhou, deixando ele de fora do final da corrida. Naves que não teve nada a ver com nada aproveitou e obteve uma nova vitória parcial, seguido de Grigolon que também correu na dele. Morais dessa vez não tomou uma volta, pois todos os outros competidores também tiveram que parar.

Feature Race - Final, 21 voltas
Clima: Dry

1- Rodrigo Wizard (SP/Forti)- 0:29:25.830
2- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:10.996
3- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:22.293
4- Ivan Eilert (RS/Tyrrell) - +0:36.108
5- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:41.205
6- Cassius Naves (MG/Benetton) - 0:29:47.105
7- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +0:26.995
8- Luis Morais (SP/Sauber) - +1:17.720
9- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - 0:30:14.771
10- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +0:57.482
11- Daniele Assis (RJ/Footwork) - DNF/Suspension (12)
12- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - DNF/Conexão (6)
13- Carlos Júnior (PA/Tyrrell) - DNF/Accident (4)
14- Carlos Zoro (SP/Jordan) - DNF/Accident (4)
15- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNS
16- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNS

Penalidades
Ivan Eilert - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 4)
Frank Aguiar - acréscimo de 15s - acidente com Thiago Wendt (volta 1)
Frank Aguiar - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 20)
Murillo Grigolon - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 4)
Murillo Grigolon - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 18)
Murillo Grigolon - acréscimo de 2s - cortar Droit de Casino (volta 20)
Luis Morais - acréscimo de 30s - acidente com Carlos Zoro (volta 4)
Ismael Raitz - acréscimo de 10s - acidente com Matheus Ferro (volta 10)

Volta mais rápida
Carlos Júnior - Sprint Race - 1:21.318 (volta 5)
Sérgio Kolachinski - Feature Race - 1:22.089 (volta 11)

Observações
- O participante Rodrigo Wizard, devido a reinscidência em penalizações nas últimas etapas, será observado de forma diferente nas próximas etapas. Caso cometa alguma infração, o participante estará passível de desqualificação da etapa.


Postado por Gran Chelem Motorsports às 20:18

sábado, 15 de março de 2008

Coluna SNC

Edição 001

Por Sérgio Kolachinski / Frank Aguiar / Marcelo Vidal / Thiago Wendt / Luis Morais

Estréia hoje aqui no blog Gran chelem Motorsports a Coluna SNC. A parceria, firmada na noite do primeiro dia de março no bar The Wall ao som de um rock'n roll de primeira (bar este localizado em São Paulo), contará com uma coluna exclusiva todos os sábados.

Na noite desta 6ª feira foi confirmado tempo firme para a quarta etapa do GCM I. Devido a um erro no super computador da nossa redação, um 386DX 40Mhz com 8Mb de Ram, onde há pouco nos informou que o fim de semana seria de pista molhada em Montreal.

Após alguns cálculos matemáticos com lápis e papel (um pedaço de papel de pão) foi constatado um erro na previsão do tempo e confirmado que teremos pista seca, apesar das inúmeras nuvens que cercam o circuito, o que levou nosso super computador a mais um erro.

Fontes próximas a redação informaram que um upgrade está previsto ainda na segunda metade do mês, porém houve atraso na entrega do novo processador, aparentemente um 486DX4 100Mhz (não estão encontrando no mercado), e em breve teremos uma previsão mais apurada, quem sabe com uns 30% de chances de acerto.


Williams
Time inglês liga o sinal amarelo

A Williams parece não viver os seus melhores dias. Com a ausência por duas etapas de Rodrigo Dias e com os maus resultados de Frank Aguiar, a equipe inglesa hoje amargura um modesto 5º lugar na classificação geral.

E as coisas parecem que irão piorar: em entrevista a rádio local, Aguiar confessou ter um retrospecto bastante negativo em Montreal, palco da quarta etapa do GCM: "Esse é um circuito onde sempre vou mal. Parece tradição. Ou eu bato ou então fico sem gasolina."


McLaren
Ron Dennis declara estar muito satisfeito com sua dupla de pilotos.


Em entrevista realizada no motorhome da equipe, Ron Dennis admite: "Estou muito feliz pela minha escolha. Muitos dentro da empresa, me criticaram por apostar em 2 pilotos novatos, creio que os mesmos estão sem palavras no momento."

E, para montreal, segundo o piloto "Gostoso uii" Thiago Wendt, a torcida pode-se esperar um desempenho parecido com os das etapas anteriores: "Estamos trabalhando muito: Eu, Romanowski e nossos engenheiros, para conseguirmos uma configuração rápida e estável para os setores da pista. "Não temos muita experiência" de corrida em Montreal, mas esperamos continuar proporcionando satisfação a Mclaren"


Pacific
Pacific otimista depois do bom resultado em Mônaco
A euforia dos integrantes da modesta equipe Pacific quando Marcelo Vidal assumiu a liderança da Sprint em Mônaco poderia ser comparada a uma conquista de título.Não foi para menos já que Marcelo Vidal conseguiu superar pelo menos na Sprint um dos fortes candidatos ao título , Rodrigo Wizard.

Ao desembarcar no O Aeroporto Internacional Montréal-Mirabel, Vidal concedeu uma rápida entrevista: "Foi um ótimo fim de semana para equipe , conseguimos largar no grupo intermediário(Server B) o que ja foi um avanço em relação as duas primeiras etapas e ainda vencemos a sprint superando grandes pilotos. Agora precisamos continuar o bom trabalho para Montreal , pois la a coisa muda completamente.Mas se conseguirmos largar entre os 8 primeiros já está ótimo."

A equipe Pacific já começou a treinar na pista de Montreal em busca de sua preparação para a prova de Domingo.


Ferrari
Equipe italiana ainda com a cabeça em Monte Carlo

Na tarde desta quinta-feira o piloto Sérgio Kolachinski da Ferrari foi visto ainda tentando largar em Monaco, porém fontes próximas ao piloto informaram que Kolachinski estaria embarcando para o Canadá na sexta-feira pela manhã, desistindo de vez de suas tentativas de largar no Principado. Com isso as esperanças do time estão todas voltadas para Ismael Raitz, já que Kolachinski não deve treinar em Montreal antes de sábado.


Sauber
Contratação de mais 'integrantes'


Notícia bem esquisita que rolou nesta 6ª feira nos paddocks de Montreal. Luis Morais comunicou a imprensa a possibilidade de contratação de alguns índios, provavelmente da tribo Yanomami. Tudo com o intuito dos indígenas fazerem a tal 'dança da chuva' para a corrida canadense. "Apesar que essa dança da chuva é inutil demais, eles só param qdo começa a chover, mesmo que demore dias, e acreditam nisso ainda", completou o paulista.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 16:12

sexta-feira, 14 de março de 2008

Etapa 4 - Montreal: Serviço
Por Frank Aguiar / Rodrigo Wizard

Domingo - 16/03/2008
Montreal, Canadá



Descrição
A Fórmula 1 começou a visitar o Canadá nos anos 60, porém, por conta da rivalidade entre os franco-canadenses de Quebec e a população inglesa, um rodízio entre as pistas de Mont Tremblant e Mosport Park foi projetado. O acordo durou pouco, já que Mont Tremblant era muito perigosa, e então Mosport passou a ser a única a sediar a etapa.

Logo, os franco-canadenses, inspirados pelo sucesso da crescente estrela Gilles Villeneuve em 1977, decidiram que era preciso ter novamente um circuito em Quebec. Construir um autódromo estava fora dos planos, já que o custo era (e até hoje é) muito alto, e então foi sugerido que se ligassem as estradas da Ilha de Notre Dame, formando assim um curso. Em 1978, projetado por Roger Peart, estava pronto o Circuito de Notre Dame.

Quando substituiu o circuito de Mosport, ainda em 1978, O circuito recebeu esse nome (Circuito Notre Dame) e, apenas após a morte trágica do canadense Gilles Villeneuve (pai do piloto Jacques Villeneuve) em Zolder, no ano de 1982, a pista canadense foi rebatizada como Circuit Gilles Villeneuve. Tecnicamente, esta é uma pista que permite uma boa velocidade na reta que antecede a entrada dos boxes, porém tem diversas chicanes e dois "hairpins": o Pits Hairpin e a Virage Senna.

Tamanha a complexidade deste circuito - que ainda tem nos freios um problema crítico -, as equipes de Fórmula 1 são capazes de planejar um pacote aerodinâmico específico apenas para ser usado nesta corrida.


Informações da pista - Circuit Gilles Villeneuve
Localidade: Montreal, Canadá
Tipo: Circuito temporário
Situação: Ativo
Versão: Atual (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 4.421 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Esquerda

Horários
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:35 - Classificação
20:40 às 20:50 - Divisão dos Servers
20:55 às 21:10 - Sprint Race, 15% (10 voltas)
21:15 às 21:45 - Feature Race, 30% (21 voltas)

Previsão do tempo
Classificação - Overcast
Sprint Race - Overcast
Feature Race - Overcast

Recomendações especiais para este circuito
. Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista,
. Não corte a chincane Droit de Casino. Caso aconteça, reduza a velocidade para mostrar que o corte foi acidental. Caso não faça, punição será aplicada.
. Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 20:30

quinta-feira, 13 de março de 2008

Galeria GCM @ Etapa 3 - Monte Carlo
Por Germano Caldeira

Toda quinta é dia de Galeria GCM. Em mais um ótimo trabalho realizado pelo participante Germano Caldeira, a galera de hoje será dupla, com todos os melhores momentos das Etapas 2 e 3, realizadas nos circuitos de Ímola 1994 e Monte Carlo.

Etapa 3 - Monte Carlo, individuais

Carlos Júnior Cassius Naves Deco Ganecci Eduardo Azeredo

Frank Aguiar Germano Caldeira Ismael Raitz

Ivan Eilert Marcelo Vidal Matheus Ferro Matheus Romanowski

Rodrigo Wizard Thiago Barros Thiago Wendt


Etapa 3 - Monte Carlo, disputas








Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:35

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan

Histórico

. dezembro 2007
. janeiro 2008
. fevereiro 2008
. março 2008
. abril 2008
. maio 2008
. junho 2008
. julho 2008
. agosto 2008
. setembro 2008
. outubro 2008
. novembro 2008
. janeiro 2009
. fevereiro 2009
. março 2009
. abril 2009
. maio 2009
. junho 2009
. julho 2009
. agosto 2009
. setembro 2009
. outubro 2009
. novembro 2009
. dezembro 2009