sábado, 29 de março de 2008
Etapa 6 - A1-Ring: Serviço
Por Frank Aguiar
Domingo - 30/03/2008
Spielberg, Áustria

Descrição: A1-Ring que irá ser a próxima etapa já foi outrora chamada de Österreichring. A pista é localizada em Spielberg, no estado de Styria. O velho Österreichring normalmente era referido como localizado na cidade de Zeltweg, que é maior e mais conhecida. Contudo, o circuito nunca foi relocalizado, somente modificado.
O velho Österreichring foi conhecido por ter muitas curvas rápidas, assim como as mudanças visíveis na elevação durante uma volta. Muitos consideraram Österreichring perigoso, especialmente a “Boschkurve”, uma curva para a direita de 180 graus com quase nenhuma área de escape. Tragicamente, o estadunidense Mark Donohue morreu após bater na curva “Hella-Licht” em 1975. Sabe-se também que o tetracampeão Alain Prost do mundo disse frequentemente que todas as pistas podem ser modificadas mas que o Österreichring deve remanescer intocado, apenas adicionando áreas de escape para maior segurança.
E, Principalmente devido aos interesses de segurança, a pista foi abandonada pela Fórmula 1 por quase uma década. O circuito foi reconstruído totalmente, no mesmo local, por Hermann Tilke em 1995 e 1996. O circuito foi encurtado em 4.326 quilômetros (2.684 milhas), as curvas rápidas substituídas por três righthanders apertados, a fim de alcançar oportunidades para a F1. São três retas longas, assim como uma seção mista, pedida para os boxes.
Rebatizado de A1-Ring (depois que surge um patrocinador, a empresa de telefonia móvel A1), o 'novo' circuito era único, tendo apenas duas curvas para a esquerda.
E, em 2004 as arquibancadas e os prédios dos pits foram demolidos, deixando novamente a pista sem condições de sediar qualquer categoria de automobilismo. Entre 2004 e 2005, houveram discussões intensas se o proprietário, a Red Bull, encontraria um outro uso para o local ou para trazer de volta as corridas esportivas. Entretanto, até a data de hoje, isto parece mais improvável do que nunca, como Dietrich Mateschitz anunciou publicamente que não teve nenhuma intenção de desperdiçar dinheiro em um circuito deficitário. Esta falha do projeto, que era da importância considerável para as municipalidades circunvizinhas, pode mesmo ter repercussions políticas sérios, como o governador de Styrian, Waltraud Klasnic, tinha suportado fortemente o projeto.
Em 2006, o piloto Alexander Wurz anunciou que compraria o circuito e iria renová-lo, mas pouco se comentou sobre isso. Uma grande perda para a história do automobilismo mundial.
Informações da pista - A1-Ring
Localidade: Spielberg, Áustria
Tipo: Circuito permanente
Situação: Inativo
Versão: 1997-2003 (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 4326 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita
Horários
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:35 - Classificação
20:40 às 20:50 - Divisão dos Servers
20:55 às 21:10 - Sprint Race, 15% (10 voltas)
21:15 às 21:45 - Feature Race, 30% (21 voltas)
Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry
Recomendações especiais para este circuito
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista; [*] Mantenha o traçado da direita na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.
Postado por Gran Chelem Motorsports às 01:22
<< Home