Layout by VICKYS.com.br

sábado, 31 de maio de 2008

Coluna SNC

Edição 007



Semana agitada no paddock

Apesar do SNC não ser um agente especial, chegamos a edição de número 007. E nada melhor do que comentar sobre a liderança de Fernando Passos, que aumentou sua vantagem para nove pontos sobre Frank Aguiar e Cassius Naves, agora empatados com 63 pontos. O carioca contou com os erros dos pilotos da Benetton (Sprint) e da McLaren (Feature) para ampliar a vantagem. Comendo pelas beiradas, já sabendo que a sopa está quentíssima, vem Ismael Raitz com 56 pontos, seguido por Romanowski (50), Wendt (45) e Cysne (40).

Vale comentar também que a Williams assumiu a liderança do campeonato de construtores, desbancando (até que enfim!) a imbatível Ferrari, que há muito tempo não saía do primeiro posto. Mesmo com os atritos que os pilotos da equipe de Frank Williams tiveram ao longo das duas corridas em Interlagos, conseguiram somar estes pontos preciosos. Entretanto, a nota negativa vão para as equipes Simtek e Tyrrell, que sequer enviaram comunicado avisando que não iriam comparecer as duas etapas que já foram realizadas.

Vamos ver agora as notícias que rolaram no circo da GCM nesta semana:


Segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ligier: Berçot elogia ritimo de corrida da Ligier
Matheus Berçot em entrevista coletiva ao The Cars' World respondeu:
"O nosso carro tem um ritimo até pior que o da Jordan na qualificação, mas pra corrida não tem nem para as McLarens e Williams, realmente, conseguimos um super carro! Para Long Beach espero pegar um server A pois meu carro está muitissímo bem nos treinos e eu me adaptei super bem a pista."

McLaren: Thiago Petrucci feliz com reação do time
O piloto da Williams, Thiago Wendt, diz satisfeito com o resultado obtido em Interlagos. Entretanto, admite ter tomado algumas decisões que podem ter influenciado na classificação final: "Decidi acertar o carro com o propósito de ser mais veloz no miolo da pista. No entanto, durante a race, nas retas estava tendo sérios problemas. Enfim, estou super motivado com o altíssimo nível da categoria, e espero em Long Beach, melhorar a minha atuação a fim de incomodar os líderes".

Footwork: Estréia satisfatória para Rodrigo Klango
Rodrigo Klango se mostrou satisfeito após a corrida em Interlagos e se diz esperançoso para Long Beach: "Apesar de ter sido atingido por uma Ligier, que não sei ainda qual foi, acredito eu que tenha sido o carro de Berçot, foi uma corrida boa e o pódio logo na estréia foi bom. Espero melhorar meu setup em Long Beach e quem sabe vencer."


Terça-feira, 27 de maio de 2008

Minardi: Ferro lamenta mau resultado em Interlagos
Matheus Ferro, sozinho e amargurado nos boxes da Minardi, lamenta-se profundamente de sua corrida em Interlagos: "Onde a equipe esperava faturar mais alguns pontinhos, acabou se dando muito mal. Na sprint um acidente bizonho me tirou da corrida e na feature abandonei logo depois da largada, em outro acidente 'espetacular'. Agora, é esperar por um bom resultado em Long Beach."

Benetton: Ordem da equipe é apoiar piloto mineiro em recuperação
A equipe Benetton declarou que irá apoiar o seu piloto Cassius Naves , mesmo após os 2 erros cometidos na mesma curva na etapa passada. "Ficamos tristes com o resultado final pois Naves tinha condições de busca a McLaren na sprint e dominou por completo a feature,esperamos que erros assim nao aconteceçam novamente e acreditamos que o Cassius dará a volta por cima", declarou Flavio Briatore.


Quinta-feira, 29 de maio de 2008

Ligier: Berçot rescinde contrato com a equipe francesa
"Bom, eu tive compromissos pessoais que acabaram tornando meu campeonato inacessivel, infelizmente, eu tinha absolutamente tudo para fazer uma boa temporada. Eu vou pilotar em algumas corridas pelo time Original Telle AMG na DTM como segundo piloto, eu realmente não estou podendo dedicar 100% do meu tempo as corridas, simplismente lamento. Para meu lugar eu recomendo o estreiante Fernando Ferreira, ele ainda está em fase de desenvolvimento, mas quando aprender a correr virará um grande piloto, eu recomendo!".
OBS: Qualquer semelhança com de Cesaris é mera coincidência (nota do editor)


Sexta-feira, 30 de maio de 2008

McLaren: Após 4 dias, Aguiar aparece e fala sobre sua carreira
Com seu paradeiro desconhecido após a corrida em Interlagos, Frank Aguiar falou sobre sua carreira: "Tudo começou lá na F1 Brasil. Lá, corríamos em servers precários, onde cinco pessoas era o limite máximo. A quantidade de sincronizações durante uma corrida curta era igual a quantidade de batimentos de um coração em um minuto. Quem tinha um setup TKD era o rei da cocada preta e dividir a turma em servers era heresia. Corríamos por diversão, pelo amor ao automobilismo. E detalhe: só corríamos nos MODs e circuitos originais", disse Aguiar

"Hoje temos uma gama de MODs e uma infinidade de circuitos maravilhosos para realizar os mais diversos campeonatos. E a galera que vêm chegando é rápida e mostra serviço rápido, pegando fácil as manhas do carro. Mas o papo da 'Old Scholl' gira, e vai girar por um bom tempo, em torno disso: em quem se destaca, nas revelações e, porque não, nos novos campeões."

Sobre aposentadoria, Aguiar faz mistério: "Já estou velhinho, né? Gosto de dar trabalho a garotada e ver o ímpeto da galera. No dia que eu ver que estou lento, pego meu banquinho e sento ao lado do Kola, Wizard entre outros pra assistirmos uma bela corrida numa Lan House."

Ligier: Takuma Sato é especulado
Com a alta rotatividade do cockpit do numeral #25, rolam muito boatos, e alguns báfáfás sobre quem ocupará tal vaga e um dos nomes mais cogitados pra isso é Takuma Sato, que anda sasaricando uma vaguinha também na equipe Renault. "Acho que o Sato tem vaga no Server A e no B também", comentou o piloto da Pacific Eduardo Azeredo


Pacific: Azeredo também concede entrevista falando sobre sua longetividade
Depois da entrevista de Frank Aguiar, foi a vez do outro carioca veterano, Eduardo Azeredo, comentar sobre sua longa estadia nos campeonatos virtuais.

Em uma entrevista descontraída à beira-mar em sua casa em Mônaco, o piloto da Pacific refletiu sobre sua carreira como piloto.

"O Chico foi pioneiríssimo de fato. Eu até faço parte dessa geração velha, mas o Chico foi um dos primeiríssimos. Quando eu cheguei a coisa já estava um pouco consolidada.

O profissionalismo já era diferente, sei bem dos relatos dos primórdios do campeonato. A brincadeira cresceu e contina crescendo, e ficou bem mais profissional."

No assunto profissionalismo, o piloto aproveitou para falar sobre suas performances:

"Nunca fui um piloto de ponta mas isso não me incomoda muito. Quando eu cheguei já havia um pessoal bem experiente que sabia tirar o máximo do equipamento então eu devia muito com relação a eles. Depois fui pegando as manhas mas tinha outras prioridades que me impediam de me dedicar totalmente ao campeonato. E acho que isso se tornou um entrave ao meu desempenho e claro nesse tempo o nível do campeonato, que sempre foi alto, se manteve crescendo e sempre foi impossível para mim acompanhar o ritmo dos demais"

Azeredo também falou de sua longa estadia nos campeonatos:

"Olha para os caras que criaram rugas aqui, eu e Chico. A gente tá aqui sempre sorrindo. Antes de mais nada a gente procura a diversão e é isso que nos mantém aqui. Posso não ser o cara mais comprometido do mundo, mas a diversão sempre me faz voltar às pistas."


Sábado, 31 de maio de 2008

Minardi: Matheus Araújo é anunciado
O dono da equipe Minardi, o italiano Giancarllo Minardi anúnciou o novo piloto de sua equipe. Após duas corridas sem nenhum piloto ocupando o assento do carro de número 24 da escuderia o dono da equipe revela o nome do piloto mineiro Matheus Araújo para este posto. Vale ressaltar que Giancarllo já anunciou para esta vaga os pilotos Thiago Barros e João Victor antes mesmo da prova de abertura do GCM II.

"Confesso que estou ancioso para estrear no campeonato. A que a equipe conseguiu somar poucos pontos nessas duas primeiras etapas do campeonato, mas estou aqui para dar o meu melhor e conseguir mais alguns para a equipe." - disse o piloto.

Sobre o que achou do novo carro o piloto afirmou: "Andei dando algumas voltas para testar o carro, de início estou sentindo um pouo de dificuldades, mas nade que prejudique minha corrida."

Giancarlo Minardi também revelou aos jornalistas que o piloto já irá competir com o carro da equipe nesse fim de semana na etapa de Long Beach.


Ferrari: Equipe comemora a sorte em Interlagos
A equipe Marlboro Ferrari comemorou o resultado final da etapa de Interlagos onde seus pilotos Passos e Sandes conquistaram um 8º e 10º lugares respectivamente e assim sendo muito importante na soma dos pontos no mundial de construtores. Na Feature seus pilotos tiveram resultados opostos onde Fernando Passos conseguiu uma vitória com muita sorte diga-se de passagem e Wesley Sandes teve de abandonar a prova por problemas ainda não encontrados.

"Depois de um Qualify excelente tinha ótimas possibilidades na Sprint, mas infelizmente tive problemas na freada do S do Senna e assim perdi as posições na afobação de recuperá-las acabei acertando o Murillo Grigolon que vinha logo a frente na reta oposta, mas depois comecei a errar muito também e logo vi que o melhor a ser feito era levar o carro até o final. Na Feature mesmo largando na pole perdi 2 posições, sendo que ainda na primeira volta recuperei a 2ª posição mas o drama voltou onde errei na freada do S do Senna e perdi a posição para a Williams e com isso resolvi apenas não deixa-lá sumir da minha vista quando ela parou eu consegui a ultrapassagem na minha parada e assim resolvi manter até o final , mas a mesma sorte que tive em Kyalami quando consegui conter o impeto do Frank Aguiar apareceu novamente,pois vi a Benetton do Cassius rodando na brita com isso me preocupei apenas em levar com calma até o final sem errar." - informou o piloto carioca

Postado por Gran Chelem Motorsports às 12:39

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Passos amplia vantagem em Interlagos

Corrida é marcada por belas ultrapassagens e acidentes

Resumo completo da prova em breve!


Sprint Race - Final, 10 voltas
Clima: Dry

1- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - 0:12:40.356
2- Ismael Raitz (SC/Sauber) - 0:05.693
3- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 0:19.613
4- Cassius Naves (MG/Benetton) - 0:20.206
5- Thiago Wendt (MG/Williams) - 0:21.142
6- Matheus Romanowski (RS/Williams) - 0:22.048
7- Murillo Grigolon (SP/Benetton) - 0:23.915
8- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 0:34.717
9- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - 0:12:55.892
10- Wesley Sandes (SP/Ferrari) - 0:18.288
11- Luth Cysne (SP/Forti) - 0:59.287
12- Daniele Assis (RJ/Forti) - 1:07.289
13- Matheus Berçot (SP/Ligier) - 1:17.262
14- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNF
15- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNF
16- Rodrigo Klango (RJ/Footwork) - DNF

Incidentes que geraram penalizações
Matheus Romanowski - Volta 1 - acidente com Fernando Passos (S do Senna) - +10s
Fernando Passos - Volta 1 - acidente com Murillo Grigolon (Reta Oposta) - +10s
Matheus Berçot - Volta 2 - acidente com Luth Cysne (S do Senna) - +30s
Matheus Berçot - Volta 4 - acidente com Matheus Ferro (Laranjinha) - +30s
Matheus Berçot - Volta 4 - acidente com Daniele Assis (Laranjinha) - +10s
Thiago Wendt - Volta 10 - acidente com Matheus Romanowski (Laranjinha) - +10s


Feature Race - Final, 21 voltas
Clima: Dry


1- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 0:27:03.827
2- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:08.881
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:08.904
4- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:10.223
5- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:12.229
6- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - +0:16.672
7- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - +0:53.677
8- Murillo Grigolon (SP/Benetton) - +1:03.879
9- Luth Cysne (SP/Forti) - 0:27:27.488
10- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - +0:29.152
11- Rodrgio Klango (RJ/Footwork) - +1 volta
12- Daniele Assis (RJ/Forti) - +1 volta
13- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +2 voltas
14- Matheus Berçot (SP/Ligier) - DNF (Acidente, volta 5)
15- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNF (Acidente, volta 1)
16- Wesley Sandes (SP/Ferrari) - DNS

Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:03

sábado, 24 de maio de 2008

Etapa 2 - Interlagos: Serviço


Domingo - 25/05/2008
Interlagos, São Paulo




DESCRIÇÃO: Esta pista, com muitas retas e curvas que fazem a diferença entre um bom e um mau piloto, é um dos melhores circuitos da Fórmula 1, que começou a correr aqui no ano de 1973. É de média velocidade, com curvas de baixa e de alta velocidade, e com duas grandes retas. A curva do S (chamada de Curva do Senna) é um grande desafio para os pilotos, e muitos grandes já foram parar fora da pista nesse ponto.

O Autódromo José Carlos Pace, conhecido popularmente como, Autódromo de Interlagos devido à sua localização no bairro de mesmo nome na cidade de São Paulo, capital do Estado de São Paulo, foi inaugurado em 12 de Maio de 1940 após pouco mais de um ano de construção.

O nome tradicional do circuito vem do fato que ele foi construído em uma região entre dois lagos artificiais, Guarapiranga e Billings, que foram construídos no começo do século XX para suprir a cidade com água e energia elétrica. No começo dos anos 70 foi renomeado para homenagear o então recém falecido piloto de Fórmula 1 José Carlos Pace. Anexo a sua construção, há um Kartódromo, o Kartódromo Municipal Ayrton Senna.

Em 1989, a Prefeitura de São Paulo, com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo, iniciou negociações para trazer de volta a Interlagos o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1 que havia sido transferido para Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. Iniciou-se, assim, uma grande reforma que mudaria completamente o traçado do velho Interlagos, e em 1990 voltou para São Paulo onde continua até o presente, e sendo realizado sucessivamente.

Interlagos é o único circuito a estar presente nas duas edições do Gran Chelem Motorsports. Na primeira edição teve a primazia de ser a etapa de estréia, com vitória de Carlos Júnior na Sprint Race, em uma bela disputa volta a volta com Rodrigo Wizard, que se aproveitou dos erros de Júnior para vencer com sobras na Feature Race.


INFORMAÇÕES da pista - Interlagos (Autódromo José Carlos Pace)
Localidade: São Paulo, Brasil
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 4325 metros
Sentido: Anti-horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda


HORÁRIOS
19:45 às 20:00 - Briefing
20:05 às 20:25 - Classificação
20:30 às 20:40 - Divisão dos Servers
20:45 às 21:00 - Sprint Race, 15% (10 voltas)
21:05 às 21:40 - Feature Race, 30% (20 voltas)


PREVISÃO DO TEMPO (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:59

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Coluna SNC

Edição 006



Por Sérgio Kolachinski / Rodrigo Klango / Carlos Zoro / Frank Aguiar / Wesley Sandes


Reviravolta nos cockpits

Retorno de escuderias, aposentadorias anunciadas e até mesmo pedido de dispensa antes mesmo da estréia. O início do GCM II - Around In The World foi mais movimentado do que se imaginava. Este troca-troca foi tão intenso que preparamos uma matéria especial das equipes que sofreram alterações em seu quadro de pilotos até o presente momento.


Footwork International

Todos já davam como encerradas as atividades da equipe inglesa. Porém, após diversas conversas em reuniões super secretas com o diretor da equipe (Wataru Ohashi), os organizadores do Gran Chelem Motorsports e os pilotos Rodrigo Klango e Jorge Tonella, ficou acertada o retorno da equipe Footwork Hart. E tal retorno não poderia ter sido melhor: alguns participantes já estão preocupados!

"Precisamos primeiro nos focar em desenvolver o carro, pois perdemos uma boa parte da pré-temporada e estamos sem ritmo de corrida, e conhecemos pouco as pistas. Mas um irá aprender com o outro para o bem da equipe e nosso.", disse Rodrigo Klango.


09 - Rodrigo Klango
10 - Jorge Tonella


Simtek Grand Prix

Outra escuderia que retornou a ocupar sua garagem. Com o incentivo dos organizadores da liga, Nick Wirth resolveu que era o momento certo de investir pesado para esta temporada. E o reflexo disso foi a contratação de uma dupla que já se conhecem de 'outros carnavais': Carlos Zoro e Gabriel Zanchetta vêm com a missão de levar a Simtek Grand Prix aos dias de glória.

"Foi uma contratação de última hora, fiquei sabendo do interesse da equipe faz muito pouco tempo, mas acabei aceitando quando soube que o Gabriel (Zanchetta) incentivou a minha vinda. Me sinto feliz com a equipe inteira e sei que será uma ótima temporada, pois dessa vez eu irei participar (risos)" disse Carlos Zoro à imprensa, logo após a notícia ser divulgada pela equipe.

11 - Carlos Zoro
12 - Gabriel Zanchetta


Minardi F1 Team

Três pilotos anunciados e apenas um deles é confirmado. Isso tudo antes da primeira prova. Esse paradigma é vivido pela equipe italiana Minardi, que hoje conta apenas com Matheus Ferro para defender as cores da escuderia. Outrora companheiro do mineiro, Thiago Barros fora anunciado novamente como o segundo piloto. Entretanto, problemas pessoais fizeram com que Barros 'pedisse o boné' antes mesmo da temporada começar. Ferro indicou para os homens pensantes da Minardi João Victor que, mesmo antes da estréia, também anunciou sua retirada (problemas de conexão).

Hoje, a Minardi F1 Team corre contra o tempo e busca um parceiro para Ferro na última vaga disponível que existe no grid do GCM

23 - Matheus Ferro
24 - A definir


Scuderia Ferrari Marlboro

Essa notícia pegou todo o certame desprevenido O anúncio da aposentadoria de Sérgio Kolachinski foi um choque para todos, inclusive para a cúpula ferrarista. Com um vice-campeonato nas costas, graças ao seu um excelente desempenho na temporada passada, era novamente apontado como favorito a conquista do título. Entretanto, eis que o futuro de sua vida pessoal lhe pede um pouco de atenção. Esperamos que o retorno do paranaense as pistas virtuais seja breve.

Para seu lugar, Kolachinski indicou o jovem Wesley Sandes. Acostumado a pedaladas, o paulista possui experiências bastante significativas no passado. É esperar para conferir os resutados. "Espero voltar a minha melhor forma rapidamente!", disse ele após o anúncio oficial.

27 - Fernando Passos
28 - Wesley Sandes

Postado por Gran Chelem Motorsports às 19:14

terça-feira, 20 de maio de 2008

Passos sai na frente no GCM II

Cariocas dominam fim de semana sulafricano


Após mais de trinta dias, o som dos motores dos bolidos novamente pôde ser ouvido. Em um início de temporada totalmente inusitado, onde os dois servers foram disputados em fins de semanas diferentes, Fernando Passos levou a melhor e saiu do continente africano na liderança provisória do GCM II - Around In The World. Para quem pensa que as coisas foram fáceis, estão enganados: Frank Aguiar e Cassius Naves fizeram valer a pena e valorizaram ainda mais esta prova de poucas ultrapassagens.

Classificação
Clima: Dry

1- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - 1:17.722
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:17.874
3- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - 1:18.003
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - 1:18.208
5- Luth Cysne (SP/Forti) - 1:18.249
6- Cassius Naves (MG/Benetton) - 1:18.272
7- Ismael Raitz (SC/Sauber) - 1:18.385
8- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - 1:18.392
9- Matheus Romanowski (RS/Williams) - 1:18.432
10- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 1:18.535
11- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 1:18.859
12- Matheus Berçot (SP/Ligier) - 1:20.392
13- Matheus Ferro (MG/Minardi) - 1:21.090
14- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - 1:25.774
15- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - 1:30.000
16- Daniele Assis (RJ/Forti) - Sem Tempo

Com tudo pronto pra corrida, o início do GCM II era aguardado com bastante ansiedade por todos os presentes. Entretanto, problemas de conexão que ocorreram ainda na classificação que se postergaram até a disputa do Server A fez com que este grupo de participantes corressem em Kyalami uma semana depois. Por outro lado, no Server B, tudo foi como o planejado, com excessão da velha troca de farpas entre dois desafetos declarados.

Com tudo pronto, Vidal, Berçot, Ferro, Oliveira, Caldeira e Assis largaram em busca da vitória em seu server. Berçot disputa posição com Vidal ainda nos primeiros metros, comprometendo sua prova precocemente com a perda da asa dianteira. Porém, o paulista sobe conduzir bem sua Ligier danificada até os boxes para realizar os reparos necessários. Caldeira aplica uma linda ultrapassagem na curva Nashua, Ferro tentava a todo custo acompanhar o ritmo forte que Vidal empregava e Assis, após largar dos boxes, perde o controle de sua Forti na Sweep e sofre um grave acidente na Superbowl. A piloto, por duas vezes, tenta realizar os reparos necessários em seu carro mas, segundo seus relatos, a equipe não estava preparada para recebê-la.

Enquanto Vidal aumentava a sua vantagem para Ferro, o mesmo não pode se dizer de Caldeira. Sucessivos erros fizeram com que Oliveira aproximasse perigosamente do carioca até que, numa distração de Caldeira na Superbowl, Oliveira aproveitou a única chance que teve para assumir o terceiro lugar. Mostrando-se emocionalmente desestabilizado, Caldeira viria a perder outra posição no mesmo ponto, desta vez para Berçot, que voava na pista com o objetivo de recuperar o tempo perdido. E, no melhor momento da Sprint Race, foi proporcionado por Oliveira e Berçot: após erro do piloto da Jordan na Nashua, Berçot fica lado a lado com Oliveira até a Goodyear Sweep. O toque involuntário entre eles era mais do que certo. E foi o que ocorreu. Ambos foram para a caixa de brita. Berçot soube controlar seu carro e levou o terceiro lugar. Mas como o destino é uma caixinha de surpresas, este toque involuntário parece ter afetado a Ligier de Berçot. Poucas curvas adiante, na Chincane, o paulista bate violentamente contra a proteção de pneus, tendo que abandonar a prova, assistindo a vitória de Vidal, com o segundo lugar de Ferro, seguido por Oliveira e Caldeira.

Jà no Server A, duas ausências fizeram falta: Azeredo (problemas particulares) e Kolachinski (anúncio de aposentadoria). Entretanto, os sete participantes que alinharam no grid fizeram bonito. A começar pela largada limpa e sem acidentes. Vale destacar a bela largada do piloto da Williams, Matheus Romanowski, que pulou do sétimo para o quarto lugar. Porém, Luth, em uma manobra bastante inteligente, recupera o quarto posto na curva Goodyear. Naves também largou muito bem, saindo do quinto para o terceiro lugar, proporcionando uma chegada emocionante que descreveremos a seguir.

Ainda na primeira volta, tivemos o vôo da Forti. Luth, ao perder o ponto de freiada na Chincane, decola com sua Forti e fica atravessado na pista, comprometendo tanto sua corrida quanto a corrida dos dois pilotos que vinham na sua cola, Wendt e Romanowski, ambos da Williams. Bom para Raitz, que levava três posições 'na molezinha' em um circuito travado como Kyalami.

Nas voltas seguintes o que vimos foi uma perseguição alucinante entre Aguiar, Passos e Naves. A diferença entre o primeiro e o terceiro nunca foi superior a três segundos: ora Passos pressionava Aguiar, ora Naves pressionava Passos. E, em Kyalami, onde a ultrapassagem é quase impossível, os três permaneceram como completaram a primeira volta, concretizando assim a primeira vitória de Aguiar na liga.

Sprint Race - Final, 8 voltas
Clima: Dry

1- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - 0:10:38.440
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +0:00.590
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:04.238
4- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:14.477
5- Luth Cysne (SP/Forti) - +0:17.088
6- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:18.251
7- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 0:11:06.524
8- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +0:04.500
9- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +0:58.398
10- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +1:03.357
11- Thiago Wendt (MG/Williams) - DNF (Volta 5 - Acidente)
12- Matheus Berçot (SP/Ligier) - DNF (Volta 5 - Acidente)
13- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF (Volta 2 - Acidente)
14- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - DNS
15- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - DNS
16- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - DNS


Com grid invertido, Dani Assis tratou de garantir a liderança provisória, sendo seguida por Ferro, Berçot, Vidal e Caldeira. Porém, a liderança da carioca nao durou muitos metros pois, com a escapada de curva na Goodyear, entregou de bandeja a liderança para Ferro. Berçot, que poderia ter se beneficiado com o erro de Assis, errou no mesmo ponto. Mas, se redimiu a altura, em uma bela ultrapassagem na Westbank. Tais ultrapassagens devem ter mexido com o emocional da piloto pois a forma com que ela se perdeu na Superbowl (perdendo outra posição para Vidal) não é do feitio da carioca.

Metro a metro, na segunda volta, Berçot e Vidal aproximavam se de Ferro. O ritmo empregado pelos dois era muito bom e, na Westbank, Ferro perde o controle de sua Minardi. O mineiro domou muito bem seu carro, mas não conseguiu impedir a perda de duas posições. Mas, para os que pensam que Ferro se entregou, pensaram errado: em manobra arriscadíssima, Ferro retoma uma das posições perdidas na Westbank, ao ultrapassar Vidal. Na volta seguinte, bem que o paulista da Jordan tentou ultrapassar Ferro na Westbank, mas o mineiro aplica-lhe um belo X.

Com o pitstop prematuro de Berçot, Ferro assume a liderança, com Vidal no seu enlaço e Assis observando ambos a distância, enquanto Caldeira ainda sofria com o traçado sulafricano. E, na volta 6, ao trabalhar uma possível manobra na curva seguinte, Vidal perde o controle de sua Jordan na Goodyear Sweep e no Esse, perdendo assim sua posição para Assis. Entretanto, sorte dele que a piloto da Forti teve novamente problemas com o pitstop, tendo que abandonar três voltas depois seguinte.

Ao perceberem que a Minardi preparou seu pitstop na metade da prova, a Jordan resolvou apostar nas voltas rápidas de Vidal. E a estratégia deu certo. Antes do pitstop, a vantagem de Ferro para Vidal era em torno de cinco segundos. Após a janela de pitstops, Vidal praticamente dobrou esta vantagem. E assim terminou a Feature Race, com vitória de Vidal, com Ferro em segundo e Berçot em terceiro.

E no server principal, a ousadia na estratégia também sentenciou o vencedor. Surpreendendo a todos, Naves, Aguiar e Passos partiram para a Feature Race com o tanque até o 'gargalo', com o objetivo de não realizar pitstop, feito inédito até então na Feature do GCM. Na largada, Naves foi o que largou melhor, pulando para a terceira posição. Aguiar, ainda se adaptando as novas configurações do carro, perde o controle na Nashua, para na caixa de brita e cai para ultimo, enquanto Raitz, Wendt e Passos disputavam pelo quarto lugar e Romanowski se solidificava na liderança.

Na Chincane, o segundo corajoso que partiu com tanque cheio viu a pista no sentido inverso. Naves perdeu o controle de sua Benetton quando tentava aproximar-se de Cysne e caiu para a última posição. Então formaram-se dois grupos. O primeiro, liderado por Cysne, era dos pilotos que iriam realizar um pitstop. O outro, liderado por Passos, era o dos que iriam tentar completar a prova sem incomodar seus mecânicos. Não percebendo a estratégia do segundo grupo, os integrantes do primeiro não conseguiram imprimir um ritmo mais forte e, consequentemente, não impuseram uma vantagem que fosse confortável para realizar seu pitstop. Resultado: desseseis longas e duradouras voltas em que Passos resistiu bravamente o ímpeto de Aguiar, que mostrava nitidamente ter um carro mais bem ajustado e veloz. Méritos para o carioca que soube resistir a pressão e, como prêmio, assegurou a vitória, com Aguiar em segundo e Naves em terceiro.

Feature Race - Final, 16 voltas
Clima: Dry
1-
Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 0:21:24.641
2- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - +0:01.051
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:03.721
4- Luth Cysne (SP/Forti) - +0:04.252
5- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:11.421
6- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:37.315
7- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:39.691
8- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 0:22.49.084
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +0:21.634
10- Matheus Berçot (SP/Ligier) - +0:23.677
11- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNF (Volta 8 - Acidente)
12- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF (Volta 7)
13- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - DNS
14- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - DNS
15- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - DNS
16- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - DNS

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:16

domingo, 18 de maio de 2008

Serviço: Kyalami (Server A)

Segue abaixo o grid de largada do Server A da Etapa 1 - Kyalami. Lembrando a todos que semana que vem teremos a Etapa 2 - Interlagos

Classificação:
1º) Frank Aguiar - 1:17.722
2º) Fernando Passos - 1:17.874
3º) Sergio Kolachinski - 1:18.003
4º) Thiago Wendt - 1:18.208
5º) Luth Cysne - 1:18.249
6º) Cassius Naves - 1:18.272
7º) Ismael Raitz - 1:18.385
8º) Eduardo Azeredo - 1:18.392
9º) Matheus Romanowski - 1:18.432


Informações da pista - Kyalami
Localidade: Kyalami, África do Sul
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 4261 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Esquerda


Horários (Participantes, horário britânico)
20:00 às 20:15 - Briefing
20:20 às 20:45 - Sprint Race, 15% (8 voltas)
20:50 às 21:10 - Feature Race, 30% (16 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry


Recomendações especiais para este circuito
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da esquerda na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 14:24

sexta-feira, 16 de maio de 2008

Sábado de Treinos Livres

A organização da liga Gran Chelem Motorsports ficou ausente esta semana devido a problemas gravíssimos em seus servidores. Como todos puderam perceber, nenhuma nova notícia foi divulgada durante esta semana, deixando todos os participantes bastante apreensivos. Felizmente, todos os dados foram recuperados. Nossas sinceras desculpas pelo transtorno.

Seguindo o que foi comunicado no início desta semana, na noite desta sexta-feira todas as equipes foram informadas que amanhã, sábado (17/05/2008) haverá Treinos Livres nos circuitos de Suzuka e Adelaide, que não receberam a liga até então. Vale lembrar que no fim de cada sessão, os participantes poderão optar por realizar uma simulação de Grande Prêmio, com o intuito de aperfeiçoar o comportamento em ritmo de corrida e verificar se o circuito não apresenta nenhum tipo de 'bug'.

Os treinos deste fim de semana visam dois objetivos: reconhecimento do circuito para aqueles que não correram em Suzuka e Adelaide e para os participantes que não irão estar presentes no Server A de Kyalami não perderem o ritmo de treinos e corridas. Portanto, a presença de todos é mais do que importante.


Segue a lista:

Sábado - 17/05/08 - Suzuka
Sábado - 17/05/08 - Adelaide

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:35

domingo, 11 de maio de 2008

Etapa 1 - Kyalami: Serviço
Por Frank Aguiar

Domingo - 11/05/2008
Kyalami, África do Sul




Descrição: Apenas um país africano foi palco de grandes competições internacionais do desporto motorizado ao mais alto nível: a República da África do Sul, cujo primeiro circuito permanente foi o de Kyalami, nos arredores de Joanesburgo. Tem um traçado espectacular devido ao seu desnível.

O circuito de Kyalami foi criado por um grupo de entusiastas e, aquando da sua inauguração, tinha uma longa reta que descia até à primeira curva. Esta espectacular e temida descida desapareceu em 1987, com a revitalização do circuito.

Kyalami dispõe de instalações pequenas, mas suficientes. Os grandes caminhões e motorhomes que se utilizam atualmente na Europa não caberiam no paddock, mas as equipes que por lá passaram conformavam-se com a utilização de quartos adjacentes às garagens. Por cima deles encontra-se a sala de imprensa, os escritórios da organização e uma pequena sala de exibição.

Como Interlagos, o traçado é feito em sentido anti-horário. É um circuito muito técnico e requer um carro bem configuarado para sair-se bem nas curvas fechadas mas que nas retas atinga um top speed desejado, pois o que torna este circuito ímpar são os desníveis existentes no asfalto dificulta por várias mudanças de aderência do asfalto. E isso pode ser notado até na nomenclatura dos trechos do circuito: a curva seguinte a Wesbank chama-se Mine Shaft ("poço da mina"), devido à sua imponente descida.

Kyalami não oferece muitos pontos de ultrapassagens, portanto, será normal que os participantes fiquem enfileirados durante a corrida aguardando o erro do próximo.

Situado a 1500 metros do nível do mar, o antigo circuito é removido do calendário da Fórmula 1 por razões políticas (apartheid) e por vários acidentes graves (como o de Tom Pryce) e retornando em 1992 com traçado novo, sendo um dos únicos circuitos do mundo a receber 3 monstros da categoria em um mesmo GP: Senna, Schumacher e Prost. Outras boas grandes lembraças que o circuito sulafricano nos trouxe foram a estréia de Rubens Barrichello, a estréia 'precoce' da GP Masters (com um duelo sensacional entre Mansell e Fittipaldi), a última vitória de Jim Clark (com direito a hat trick) e o segundo título de Nelson Piquet



Informações da pista - Kyalami
Localidade: Kyalami, África do Sul
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 4261 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Esquerda


Horários (Participantes, horário britânico)
20:00 às 20:15 - Briefing
20:20 às 20:40 - Classificação
20:40 às 20:55 - Divisão dos Servers
21:00 às 21:20 - Sprint Race, 15% (8 voltas)
21:25 às 21:55 - Feature Race, 30% (16 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry


Recomendações especiais para este circuito
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da esquerda na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:20

Organização divulga programas para etapas do GCM II

A Organização do Gran Chelem Motorsports divulgou na noite deste sábado (10), em evento realizado na cidade de Joanesburgo, os oito cartazes promocionais que serão utilizados durante toda segunda temporada, batizada de GCM II - Around In The World, nos oito circuitos que compõem o calendário desta temporada.

Idealizados pelo participante Germano Caldeira, com colaboração de Frank Aguiar e Sérgio Kolachinski, os oito cartazes levam como tema os pontos mais marcantes dos circuitos que integram o calendário atual. E, como 'modelos' para cada cartaz, nada melhor do que homenagear os oito primeiros colocados no GCM I em seus respectivos carros no qual conquistaram tal feito (em ordem decrescente). "Fiquei encantado quando recebi tal proposta para desenvolver e conceber este projeto, entretanto foi um dos trabalhos mais difíceis que já realizei.", declara Caldeira.


Veja abaixo os oito cartazes






Legenda
Etapa 1 - Kyalami - Matheus Romanowski / McLaren MP410 / Mercedes
Etapa 2 - Interlagos -
Frank Aguiar / Williams FW17 / Renault
Etapa 3 - Long Beach - Thiago Wendt / McLaren MP410 / Mercedes
Etapa 4 - Donington Park - Ismael Raitz / Ferrari 412T2 / Ferrari
Etapa 5 - Nürburgring - Cassius Naves / Benneton B195 / Renault
Etapa 6 - Monza - Rodrigo Wizard / Forti FG01-95 / Cosworth
Etapa 7 - Suzuka - Sérgio Kolachinski / Ferrari 412T2 / Ferrari
Etapa 8 - Adelaide - Carlos Júnior / Tyrrel 023 / Yamaha

Postado por Gran Chelem Motorsports às 12:31

quinta-feira, 1 de maio de 2008

Calendário de Treinos Livres

A organização da liga Gran Chelem Motorsports divulgou na tarde desta quinta-feira, Dia do Trabalhador, as datas de treinos para as etapas do GCM II - Around In The World. Vale lembrar que os treinos não serão restritamente ao circuito designado, mas nesta data obrigatoriamente haverá uma sessão.

No fim de cada sessão, os participantes poderão optar por realizar uma simulação de Grande Prêmio, com o intuito de aperfeiçoar o comportamento em ritmo de corrida e verificar se o circuito não apresenta nenhum tipo de 'bug'.


Segue a lista:

Quinta-feira - 01/05/08 - Long Beach
Sexta-feira - 02/05/08 - Donington
Sábado - 03/05/08 - Nurburgring
Domingo - 04/05/08 - Monza
Segunda-feira - 05/05/08 - Suzuka
Terça-feira - 06/05/08 - Adelaide
Quarta-feira - 07/05/08 - Interlagos

A partir de quinta-feira, dia 08/05/08, os treinos serão exclusivos para a primeira etapa do GCM II, que será disputada no circuito de Kyalami, África do Sul.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 14:55

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan

Histórico

. dezembro 2007
. janeiro 2008
. fevereiro 2008
. março 2008
. abril 2008
. maio 2008
. junho 2008
. julho 2008
. agosto 2008
. setembro 2008
. outubro 2008
. novembro 2008
. janeiro 2009
. fevereiro 2009
. março 2009
. abril 2009
. maio 2009
. junho 2009
. julho 2009
. agosto 2009
. setembro 2009
. outubro 2009
. novembro 2009
. dezembro 2009