Layout by VICKYS.com.br

terça-feira, 20 de maio de 2008

Passos sai na frente no GCM II

Cariocas dominam fim de semana sulafricano


Após mais de trinta dias, o som dos motores dos bolidos novamente pôde ser ouvido. Em um início de temporada totalmente inusitado, onde os dois servers foram disputados em fins de semanas diferentes, Fernando Passos levou a melhor e saiu do continente africano na liderança provisória do GCM II - Around In The World. Para quem pensa que as coisas foram fáceis, estão enganados: Frank Aguiar e Cassius Naves fizeram valer a pena e valorizaram ainda mais esta prova de poucas ultrapassagens.

Classificação
Clima: Dry

1- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - 1:17.722
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:17.874
3- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - 1:18.003
4- Thiago Wendt (MG/Williams) - 1:18.208
5- Luth Cysne (SP/Forti) - 1:18.249
6- Cassius Naves (MG/Benetton) - 1:18.272
7- Ismael Raitz (SC/Sauber) - 1:18.385
8- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - 1:18.392
9- Matheus Romanowski (RS/Williams) - 1:18.432
10- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 1:18.535
11- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 1:18.859
12- Matheus Berçot (SP/Ligier) - 1:20.392
13- Matheus Ferro (MG/Minardi) - 1:21.090
14- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - 1:25.774
15- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - 1:30.000
16- Daniele Assis (RJ/Forti) - Sem Tempo

Com tudo pronto pra corrida, o início do GCM II era aguardado com bastante ansiedade por todos os presentes. Entretanto, problemas de conexão que ocorreram ainda na classificação que se postergaram até a disputa do Server A fez com que este grupo de participantes corressem em Kyalami uma semana depois. Por outro lado, no Server B, tudo foi como o planejado, com excessão da velha troca de farpas entre dois desafetos declarados.

Com tudo pronto, Vidal, Berçot, Ferro, Oliveira, Caldeira e Assis largaram em busca da vitória em seu server. Berçot disputa posição com Vidal ainda nos primeiros metros, comprometendo sua prova precocemente com a perda da asa dianteira. Porém, o paulista sobe conduzir bem sua Ligier danificada até os boxes para realizar os reparos necessários. Caldeira aplica uma linda ultrapassagem na curva Nashua, Ferro tentava a todo custo acompanhar o ritmo forte que Vidal empregava e Assis, após largar dos boxes, perde o controle de sua Forti na Sweep e sofre um grave acidente na Superbowl. A piloto, por duas vezes, tenta realizar os reparos necessários em seu carro mas, segundo seus relatos, a equipe não estava preparada para recebê-la.

Enquanto Vidal aumentava a sua vantagem para Ferro, o mesmo não pode se dizer de Caldeira. Sucessivos erros fizeram com que Oliveira aproximasse perigosamente do carioca até que, numa distração de Caldeira na Superbowl, Oliveira aproveitou a única chance que teve para assumir o terceiro lugar. Mostrando-se emocionalmente desestabilizado, Caldeira viria a perder outra posição no mesmo ponto, desta vez para Berçot, que voava na pista com o objetivo de recuperar o tempo perdido. E, no melhor momento da Sprint Race, foi proporcionado por Oliveira e Berçot: após erro do piloto da Jordan na Nashua, Berçot fica lado a lado com Oliveira até a Goodyear Sweep. O toque involuntário entre eles era mais do que certo. E foi o que ocorreu. Ambos foram para a caixa de brita. Berçot soube controlar seu carro e levou o terceiro lugar. Mas como o destino é uma caixinha de surpresas, este toque involuntário parece ter afetado a Ligier de Berçot. Poucas curvas adiante, na Chincane, o paulista bate violentamente contra a proteção de pneus, tendo que abandonar a prova, assistindo a vitória de Vidal, com o segundo lugar de Ferro, seguido por Oliveira e Caldeira.

Jà no Server A, duas ausências fizeram falta: Azeredo (problemas particulares) e Kolachinski (anúncio de aposentadoria). Entretanto, os sete participantes que alinharam no grid fizeram bonito. A começar pela largada limpa e sem acidentes. Vale destacar a bela largada do piloto da Williams, Matheus Romanowski, que pulou do sétimo para o quarto lugar. Porém, Luth, em uma manobra bastante inteligente, recupera o quarto posto na curva Goodyear. Naves também largou muito bem, saindo do quinto para o terceiro lugar, proporcionando uma chegada emocionante que descreveremos a seguir.

Ainda na primeira volta, tivemos o vôo da Forti. Luth, ao perder o ponto de freiada na Chincane, decola com sua Forti e fica atravessado na pista, comprometendo tanto sua corrida quanto a corrida dos dois pilotos que vinham na sua cola, Wendt e Romanowski, ambos da Williams. Bom para Raitz, que levava três posições 'na molezinha' em um circuito travado como Kyalami.

Nas voltas seguintes o que vimos foi uma perseguição alucinante entre Aguiar, Passos e Naves. A diferença entre o primeiro e o terceiro nunca foi superior a três segundos: ora Passos pressionava Aguiar, ora Naves pressionava Passos. E, em Kyalami, onde a ultrapassagem é quase impossível, os três permaneceram como completaram a primeira volta, concretizando assim a primeira vitória de Aguiar na liga.

Sprint Race - Final, 8 voltas
Clima: Dry

1- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - 0:10:38.440
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +0:00.590
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:04.238
4- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:14.477
5- Luth Cysne (SP/Forti) - +0:17.088
6- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:18.251
7- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 0:11:06.524
8- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +0:04.500
9- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +0:58.398
10- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +1:03.357
11- Thiago Wendt (MG/Williams) - DNF (Volta 5 - Acidente)
12- Matheus Berçot (SP/Ligier) - DNF (Volta 5 - Acidente)
13- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF (Volta 2 - Acidente)
14- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - DNS
15- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - DNS
16- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - DNS


Com grid invertido, Dani Assis tratou de garantir a liderança provisória, sendo seguida por Ferro, Berçot, Vidal e Caldeira. Porém, a liderança da carioca nao durou muitos metros pois, com a escapada de curva na Goodyear, entregou de bandeja a liderança para Ferro. Berçot, que poderia ter se beneficiado com o erro de Assis, errou no mesmo ponto. Mas, se redimiu a altura, em uma bela ultrapassagem na Westbank. Tais ultrapassagens devem ter mexido com o emocional da piloto pois a forma com que ela se perdeu na Superbowl (perdendo outra posição para Vidal) não é do feitio da carioca.

Metro a metro, na segunda volta, Berçot e Vidal aproximavam se de Ferro. O ritmo empregado pelos dois era muito bom e, na Westbank, Ferro perde o controle de sua Minardi. O mineiro domou muito bem seu carro, mas não conseguiu impedir a perda de duas posições. Mas, para os que pensam que Ferro se entregou, pensaram errado: em manobra arriscadíssima, Ferro retoma uma das posições perdidas na Westbank, ao ultrapassar Vidal. Na volta seguinte, bem que o paulista da Jordan tentou ultrapassar Ferro na Westbank, mas o mineiro aplica-lhe um belo X.

Com o pitstop prematuro de Berçot, Ferro assume a liderança, com Vidal no seu enlaço e Assis observando ambos a distância, enquanto Caldeira ainda sofria com o traçado sulafricano. E, na volta 6, ao trabalhar uma possível manobra na curva seguinte, Vidal perde o controle de sua Jordan na Goodyear Sweep e no Esse, perdendo assim sua posição para Assis. Entretanto, sorte dele que a piloto da Forti teve novamente problemas com o pitstop, tendo que abandonar três voltas depois seguinte.

Ao perceberem que a Minardi preparou seu pitstop na metade da prova, a Jordan resolvou apostar nas voltas rápidas de Vidal. E a estratégia deu certo. Antes do pitstop, a vantagem de Ferro para Vidal era em torno de cinco segundos. Após a janela de pitstops, Vidal praticamente dobrou esta vantagem. E assim terminou a Feature Race, com vitória de Vidal, com Ferro em segundo e Berçot em terceiro.

E no server principal, a ousadia na estratégia também sentenciou o vencedor. Surpreendendo a todos, Naves, Aguiar e Passos partiram para a Feature Race com o tanque até o 'gargalo', com o objetivo de não realizar pitstop, feito inédito até então na Feature do GCM. Na largada, Naves foi o que largou melhor, pulando para a terceira posição. Aguiar, ainda se adaptando as novas configurações do carro, perde o controle na Nashua, para na caixa de brita e cai para ultimo, enquanto Raitz, Wendt e Passos disputavam pelo quarto lugar e Romanowski se solidificava na liderança.

Na Chincane, o segundo corajoso que partiu com tanque cheio viu a pista no sentido inverso. Naves perdeu o controle de sua Benetton quando tentava aproximar-se de Cysne e caiu para a última posição. Então formaram-se dois grupos. O primeiro, liderado por Cysne, era dos pilotos que iriam realizar um pitstop. O outro, liderado por Passos, era o dos que iriam tentar completar a prova sem incomodar seus mecânicos. Não percebendo a estratégia do segundo grupo, os integrantes do primeiro não conseguiram imprimir um ritmo mais forte e, consequentemente, não impuseram uma vantagem que fosse confortável para realizar seu pitstop. Resultado: desseseis longas e duradouras voltas em que Passos resistiu bravamente o ímpeto de Aguiar, que mostrava nitidamente ter um carro mais bem ajustado e veloz. Méritos para o carioca que soube resistir a pressão e, como prêmio, assegurou a vitória, com Aguiar em segundo e Naves em terceiro.

Feature Race - Final, 16 voltas
Clima: Dry
1-
Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 0:21:24.641
2- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - +0:01.051
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:03.721
4- Luth Cysne (SP/Forti) - +0:04.252
5- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:11.421
6- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:37.315
7- Thiago Wendt (MG/Williams) - +0:39.691
8- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 0:22.49.084
9- Matheus Ferro (MG/Minardi) - +0:21.634
10- Matheus Berçot (SP/Ligier) - +0:23.677
11- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - DNF (Volta 8 - Acidente)
12- Daniele Assis (RJ/Forti) - DNF (Volta 7)
13- Sergio Kolachinski (PR/Ferrari) - DNS
14- Eduardo Azeredo (RJ/Pacific) - DNS
15- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - DNS
16- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - DNS

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:16

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan