domingo, 11 de maio de 2008
Etapa 1 - Kyalami: Serviço
Por Frank Aguiar
Domingo - 11/05/2008
Kyalami, África do Sul

Descrição: Apenas um país africano foi palco de grandes competições internacionais do desporto motorizado ao mais alto nível: a República da África do Sul, cujo primeiro circuito permanente foi o de Kyalami, nos arredores de Joanesburgo. Tem um traçado espectacular devido ao seu desnível.
O circuito de Kyalami foi criado por um grupo de entusiastas e, aquando da sua inauguração, tinha uma longa reta que descia até à primeira curva. Esta espectacular e temida descida desapareceu em 1987, com a revitalização do circuito.
Kyalami dispõe de instalações pequenas, mas suficientes. Os grandes caminhões e motorhomes que se utilizam atualmente na Europa não caberiam no paddock, mas as equipes que por lá passaram conformavam-se com a utilização de quartos adjacentes às garagens. Por cima deles encontra-se a sala de imprensa, os escritórios da organização e uma pequena sala de exibição.
Como Interlagos, o traçado é feito em sentido anti-horário. É um circuito muito técnico e requer um carro bem configuarado para sair-se bem nas curvas fechadas mas que nas retas atinga um top speed desejado, pois o que torna este circuito ímpar são os desníveis existentes no asfalto dificulta por várias mudanças de aderência do asfalto. E isso pode ser notado até na nomenclatura dos trechos do circuito: a curva seguinte a Wesbank chama-se Mine Shaft ("poço da mina"), devido à sua imponente descida.
Kyalami não oferece muitos pontos de ultrapassagens, portanto, será normal que os participantes fiquem enfileirados durante a corrida aguardando o erro do próximo.
Situado a 1500 metros do nível do mar, o antigo circuito é removido do calendário da Fórmula 1 por razões políticas (apartheid) e por vários acidentes graves (como o de Tom Pryce) e retornando em 1992 com traçado novo, sendo um dos únicos circuitos do mundo a receber 3 monstros da categoria em um mesmo GP: Senna, Schumacher e Prost. Outras boas grandes lembraças que o circuito sulafricano nos trouxe foram a estréia de Rubens Barrichello, a estréia 'precoce' da GP Masters (com um duelo sensacional entre Mansell e Fittipaldi), a última vitória de Jim Clark (com direito a hat trick) e o segundo título de Nelson Piquet
Informações da pista - Kyalami
Localidade: Kyalami, África do Sul
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 4261 metros
Sentido: Anti-Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Esquerda
Horários (Participantes, horário britânico)
20:00 às 20:15 - Briefing
20:20 às 20:40 - Classificação
20:40 às 20:55 - Divisão dos Servers
21:00 às 21:20 - Sprint Race, 15% (8 voltas)
21:25 às 21:55 - Feature Race, 30% (16 voltas)
Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Dry
Sprint Race - Dry
Feature Race - Dry
Recomendações especiais para este circuito
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da esquerda na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.
Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:20
<< Home