Layout by VICKYS.com.br

domingo, 27 de abril de 2008

GCM II - Around In The World: Anúncio oficial

Introdução

Após uma semana completa de recesso para os participantes do Gran Chelem Motorsports, iremos dar prosseguimento com as atividades oficiais da liga. Hoje anunciamos a realização da segunda temporada do Gran Chelem Motorsports, batizada de GCM II - Around In The World, utilizando novamente o MOD 1995 CTDP-FW, revivendo a fantástica temporada de 1995 da Fórmula 1.

Vale ressaltar que não existe a obrigatoriedade de participar de todos os eventos programados. Ou seja, significa que quem não participar da segunda temporada, não estará excluído e nem será segregado do Gran Chelem Motorsports.


Equipes e Pilotos

O MOD 1995 CTDP-FW revive a temporada de Fórmula 1 de 1995, a 46ª realizada pela FIA, que teve como campeão o alemão Michael Schumacher, da equipe Benetton, marcando assim o início da Era Schumacher. No GCM II - Around In The World, serão 11 equipes disponíveis para escolha, cada uma com dois pilotos compondo a equipe, totalizando 22 pilotos disponíveis para a escolha. A escolha dos cockpits será realizada de acordo com os resultados obtidos durante a temporada anterior e a ordem de escolha pode ser consultada no regulamento.


Calendário e Horários

O calendário do GCM II - Around In The World será no mesmo padrão estabelecido na temporada anterior: oito etapas, dividas em duas corridas (Sprint e Feature Race), totalizando assim dezesseis corridas ao longo dos meses de maio e junho de 2008, onde percorreremos todos os cinco continentes do planeta. Todas as corridas serão realizadas aos domingos e serão em circuitos que marcaram época na Fórmula 1 e, alguns, que deixaram saudades.



Confira abaixo as etapas que compõem o calendário do GCM II - Around In The World:

Etapa 1 - Kyalami, África do Sul
Etapa 2 - Interlagos, Brasil
Etapa 3 - Long Beach, EUA
Etapa 4 - Donington Park, Inglaterra
Etapa 5 - Nurburgring, Alemanha
Etapa 6 - Monza, Itália
Etapa 7 - Suzuka, Japão
Etapa 8 - Adelaide, Austrália


Pontuação

Esta será simplificada e própria, sem nenhum tipo de bônus. A grande novidade nesta temporada é que a pontuação se extende até para o 14º colocado. O descarte de uma única etapa na qual o participante obteve menos pontos entre todas as oito ainda permanece. Vale lembrar que como a duração da Sprint Race (15%) e Feature Race (30%) são diferentes, a pontuação também acompanhará esta diferença. O novo formato da pontuação também pode ser conferido no regulamento do campeonato.


Regras e Modo de Disputa

As etapas do GCM começam com um briefing, onde são passadas todas as instruções da etapa. Em seguida é feito a classificação, que terá 20 minutos de duração, e definirá os jogadores e a distribuição de servidores. A etapa será dividia em duas corridas: Sprint e Featura Race, com 15% e 30% de duração em relação às provas da realidade, respectivamente.


Configurações de jogo

Dificuldades:
Steering Assistance: ON
Stability Assistance: ON
Braking Point Assistance: OFF
Spin Recovery: OFF
Anti-Lock Brakes: ON
Invulnerability: OFF
Auto Shifting: ON
Traction Control: ON
Pitlane Assistance: OFF
Damage: 35%

Regras:
Flag Rules: ON
Fuel Comsumption: 3x
Tyre Usage: 2x
Mechanical Failures: Normal
Race Lenght: 15% (Sprint) e 30% (Feature)
Weather: de acordo com o site http://www.weather.com

Postado por Gran Chelem Motorsports às 10:38

sexta-feira, 25 de abril de 2008

Galeria GCM - A1-Ring e Spa-Francorchamps
Por Germano Caldeira / Frank Aguiar

Em mais um fantástico trabalho do participante Germano Caldeira, eis a Galeria GCM das últimas etapas do GCM I, retratando sob seu olhar crítico e capturado com perfeição com sua tecla Print Screen (risos) alguns dos melhores momentos destas duas etapas

Etapa 6 - A1-Ring, disputas










Etapa 7 - Spa-Francorchamps, disputas





Postado por Gran Chelem Motorsports às 21:01

segunda-feira, 21 de abril de 2008

Dia dos Rodrigos em Le Mans

Wizard leva o caneco pela segunda vez e Dias vence em corrida maluca



E o GCM retorna ao belo circuito de La Sarche para a disputa da 2ª edição dos 60 Minutos de Le Mans. No total, quatorze participantes marcaram presença nesta prova extra-campeonato que finalizou, em grande estilo, o GCM I. Divididos em categorias pré-determinadas (baseado no resultado final da temporada) e com o grid formado de acordo com as médias geométricas obtidas ao longo do GCM I, o mesmo cenário foi visto no circuito francês: muitas ultrapassagens nas três grandes retas características do circuito, muitos acidentes e, consequentemente, muitos abandonos.

Na LMS2 vimos uma das corridas mais malucas no GCM. Com apenas cinco voltas de duração, já podemos observar bem como foi a prova. Vidal conseguiu manter a liderança, trazendo consigo Eilert, Fonseca, Berçot, Oliveira e Dias. Logo após a Dunlop Curve, Berçot, Oliveira e Dias travam uma disputa que duraria poucos metros, até a Tertre Rouge, com um erro tripo. Berçot e Oliveira tem os seus carros danificados. Dias consegue sair ileso e continua na prova. Mais a frente, Vidal aperta o ritmo da prova, obrigando Eilert e Fonseca a exigirem mais de seus carros. Tanto que, na Mulsanne Kink, Fonseca (com o carro mais rápido) ultrapassa Eilert na famosa 'ladeirinha'. Entretanto, o gaúcho perde o ponto de freiada e acerta em cheio a traseira da Simtek de Fonseca.

Com a suspensão danificada após o acidente com Fonseca, Eilert não tinha mais o mesmo rendimento que antes. Vidal, curva a curva, ia aumentando a diferença entre eles e Dias se aproximava perigosamente (o paranaense já encontrava-se em terceiro, aproveitando dos erros dos adversários). Até que, na Indianápolis, o gaúcho não conseguiu controlar sua Tyrrell e bateu contra a proteção de pneus, sentenciando o fim de sua prova.

Quando tudo desenhava para uma vitória tranquila de Vidal (já que a vantagem para Dias, o único adversário ainda na pista que poderia lhe tirar a vitória, era de mais de um minuto), o próprio game do paulista, que apresentava problemas horas antes da prova, lhe apronta uma 'travessura', encerrando sua participação na terceira volta. Dias ainda completa a volta de número quatro e, como único piloto na pista, foi declarado vencedor de sua categoria.

Os acidentes e abandonos também marcaram a LMS1 e, consequentemente, decidiram o vencedor da categoria. A largada em si, entretando, foi tranquila: Júnior e Kolachinski, que formavam a primeira fila, adotaram a cautela no início e logo foram ultrapassados por Romanowski, Wizard e Wendt, nesta ordem, formando um grupo de cinco pilotos brigando pela liderança da prova por toda a reta que antecede a L'Arche Chincane, sendo observados a distância por Raitz e Aguiar.

Na entrada da Mulsanne Straight, Wendt roda e perde a posição para todos que vinham atrás dele. Wizard ultrapassa Romanowski ainda na L'Arche Chincane, enquanto Aguiar rodava na 'ladeirinha' da Mulsanne (onde o carioca viria a rodar mais duas vezes durante a prova). Kolachinski, em dia inspirado, ultrapassa o campeão do GCM I na Mulsanne Kink e Romanowski na Indianápolis, partindo com tudo pra cima de Wizard, trazendo Júnior e Raitz para a disputa, já que a McLaren de Romanowski não apresentava um bom rendimento e perdia várias posições. Mais atrás, Aguiar tinha uma missão redobrada. Em último, o carioca ultrapassa Wendt na Porsche Curves e inicia perseguição a Romanowski.

Na volta seguinte, muitas trocas de posições por acidentes. No grupo dos ponteiros da prova, Kolachinski persegue Wizard por metade do circuito francês e acaba errando na Indianápolis, caindo para a quarta posição. Já Wizard erra na curva seguinte, Arnage, e perde três posições, ficando atrás de Kolachinski. Na volta 3, ao passar sobre a área de escape da Chincane, Wizard viu a barreira de pneus bem de perto, não sofrendo maiores danos. Já o paranaense da Tyrrell não teve a mesma sorte: mesmo mostrando muita perícia ao dominar uma Tyrrell descontrolada na Chincane, Júnior bate na barreira de proteções na Tertre Rouge, abandonando assim a prova francesa. Na briga pelo quarto lugar, Aguiar consegue aproximar-se de Romanowski e ultrapassa-o ainda na Tertre Curve mas um acidente com o piloto da McLaren fez com que o carioca se preocupasse até o fim da prova com o seu carro danificado.

Com a primeira sesão de pitstops, Wizard conquista a segunda posição, outrora pertencente a Kolachinski. Raitz, até então líder da prova, foi traído por um guard rail 'mal fixado' nos Esses. Resultado? Segundo abandono da categoria. Wizard assume a ponta, com Kolachinski em segundo. Voltas mais tarde, o paranaense aplica uma bela ultrapassagem sobre o paulista na Tertre Rouge na volta em que se encaminhava para o seu segundo pitstop.

Mas quis o destino que Wizard completasse a prova em primeiro. Em um erro solitário na Porsche Curves, Kolachisnki bate no guard rail e ali ficam suas esperanças de vencer em Le Mans, completando a prova em segundo. Aguiar, com carro mais rápido, ultrapassa Romanowski há três voltas do fim, conquistando o terceiro lugar. Bastou apenas a Wizard completar com certa tranquilidade nas voltas finais da prova, já que o paulista foi o único que não teve problemas com acidentes durante a corrida, monstrando bastante concentração nesta prova endurance.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 03:32

sábado, 19 de abril de 2008

Coluna SNC

Edição 005


Por Sérgio Kolachinski / Fernando Passos / Germano Caldeira / Frank Aguiar


Estourando o champanhe!

Este domingo marca o encerramento do GCM I, concretizando assim o título do participante Carlos Júnior (conquistado apenas ao fim da Sprint Race da última etapa) e da equipe Ferrari. O circuito escolhido para tal ocasião foi La Sarthe, localizado na cidade francesa de Le Mans. Com regulamento especial para esta etapa extra-campeonato, é previsto para a noite deste domingo grandes duelos entre os participante, já que o circuito proporciona tais desafios, com duas grandes retas onde a aceleração é plena e dois harpins, que são dois pontos excelentes de ultrapassagens

E, na tarde deste sábado, uma idéia que surgiu há algum tempo acabou se tornando realidade: a criação de um ranking diferenciado, onde vários itens de cada participante são analisados, e não apenas a classificação final em uma etapa.

Diferente da tabela de pontuação, o Ranking GCM não pretende eleger um “campeão” e nem contabiliza por apenas uma temporada, mas sim apontar os participantes mais regulares, valorizando também o número de participações e da presença do mesmo em todos os eventos realizados pela liga. Este ranking será definitivo daqui em diante e o critério de análise para a contabilidade dos pontos envolve desde etapas disputadas, voltas mais rápidas, abandonos, colocação em qualificação entre outros.


Serviço

Previsão do tempo para os 60 Minutos de Le Mans - 2ª edição
Race - Dry


Terça-feira, 15 de abril de 2008

Pacific Grand Prix se prepara para a grande festa

A equipe Pacific Grand Prix está se preparando para a grande festa que irá ocorrer no circuito de Le Mans palco da ultima etapa da atual temporada.
O dono do Time Keith Wiggins comentou sobre a corrida passada em Zandvoort e sobre o encerramentos das atividades na atual temporada.

" Realmente a prova de Zandvoort foi algo excelente para o time onde tivemos duas provas de alto desempenho respeitando os limites de nosso carro é claro,mas estou muito satisfeito e ainda aproveito a oportunidade de anunciar que estou tentando renovar os contratos dos pilotos Marcelo Vidal e Fernando Passos para a próxima temporada. Sobre a etapa em Le Mans realmente eu acho que será uma linda festa com muitas garotas e bebidas,pois quer coisa melhor que isso ???", informou Keith Wiggins

"A corrida em Zandvoort foi excelente para o time,pois devido a limitação de nosso equipamento eu e o Marcelo não conseguimos tirar mais do carro. A corrida foi excelente onde não tive muita sorte na Sprint mas na Feature tive uma dura batalha com o Marcelo onde conseguiu uma excelente ultrapassagem e então tentei me manter o mais próximo possível, e felizmente consegui voltar do pit stop na frente q foi fator determinante para o resultado final. Em Le Mans pretendo apenas curtir as festas mesmo, já que não vale como pontuação para o campeonato de pilotos e construtores"

"A Corrida foi muito boa para o time, já que conseguimos pontos importantes para consolidar a 7ª colocação no campeonato de construtores,mas pra mim particularmente ficou um gostinho de que poderia ter vencido. O rendimento do carro tanto na Sprint como na Feature era excelente , e consegui assumir a ponta da corrida com certa tranquilidade mas tive um pit Stop infeliz com isso voltei atrás do Fernando mas foi uma excelente forma de terminar a temporada e agora vamos para a farra em Le Mans"
informou Marcelo Vidal


Bomba! Caldeira realiza testes secretos em Le Mans!

Devido ao incidente em Zandvoort, a Equipe Ligier é dúvida para a etapa de Le Mans, seguindo informações extra-oficiais, a seguradora está demorando para vistoriar o carro, e liberar o pagamento, e com isso gera-se uma dúvida sobre a participação da equipe na corrida.

Fontes seguras viram o piloto Germano Caldeira treinando no circuito de La Sarthe com a equipe de fábrica da Lancia, mas nenhuma das partes quis comentar o fato. Entretanto, paparazzis fotografaram o piloto nestes treinos secretos. É esperar para ver o resultado do carioca.




Frank e Frank conversam sobre o futuro

Le Mans pode ser a última corrida de Frank Aguiar pela Williams. Este tom nostálgico é entoado por ambas as partes, tanto pelo piloto quanto pelo o chefe da equipe, Frank Williams.


"O conhecimento e experiência que Aguiar trouxe pra equipe foi simplesmente fantástica. Com esta parceria formada desde dezembro do ano passado, descobrir como se configura e pilota esses carros era algo realmente desafiador para todos nós.", disse Frank Williams

Já o chará e piloto que conduz o bólido #2 do grid, Aguiar foi mais enfático: "Correr com a Williams é algo sensasional. Parte da história da Fórmula 1 está aqui e vou me empenhar ao máximo para honrá-la, já que esta pode ser minha última corrida pela escuderia do Tio Frank, né?"

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:55

quarta-feira, 16 de abril de 2008

60 Minutos de Le Mans: Grid definido!

A cinco dias para o retorno da liga Gran Chelem Motorsports no lendário circuito de La Sarthe (ou Le Mans, como preferirem), os participantes desfrutam estes últimos dias de "férias virtuais" para focalizarem suas forças em uma etapa onde a concentração será muito exigida e ser constante será mais recompensador do que ser veloz.

De acordo com o regulamento feito exclusivamente para esta legítima prova endurance, foi divulgado na noite desta quarta-feira os participantes que integrarão as quatro categorias dos 60 Minutos de Le Mans, bem como o grid de largada em cada uma delas. Ao lado de cada piloto, entre parênteses, está a média de posição de largada obtida durante o GCM I.

Categoria LMS1
1- Carlos Júnior - PA/Tyrrell (1.51)
2- Sérgio Kolachinski - SC/Ferrari (3.02)
3- Rodrigo Wizard - SP/Forti (3.67)
4- Thiago Wendt - MG/McLaren (4.75)
5- Cassius Naves - MG/Benetton (4.83)
6- Ismael Raitz - SC/Ferrari (6.88)

Categoria LMS2
1- Frank Aguiar - RJ/Williams (3.69)
2- Fernando Passos - RJ/Pacific (3.95)
3- Luis Morais - SP/Sauber (8.74)
4- Matheus Romanowski - RS/McLaren (9.54)
5- Murillo Grigolon - SP/Forti (10.44)
6- Marcelo Vidal - SP/Pacific (10.71)

Categoria LMA1
1- Ivan Eilert - RS/Tyrrell (6.06)
2- Luth Cysne - SC/Benetton (8.78)
3- Bruno Pagiola - BA/Ligier (10.60)
4- Rodrigo Dias - PR/Williams (10.69)
5- Deco Ganecci - SP/Sauber (11.45)
6- Thiago Barros - MG/Minardi (14.07)
7- Matheus Ferro - MG/Minardi (14.34)

Categoria LMA2
1- Carlos Zoro - SC/Jordan (7.00)
2- Andrei Fonseca - SP/Simtek (12.00)
3- Eduardo Azeredo - RJ/Simtek (13.00)
4- Matheus Berçot - PR/Jordan (13.19)
5- Daniele Assis - RJ/Footwork (13.96)
6- Rodrigo Oliveira - SP/Footwork (14.40)
7- Germano Caldeira - RJ/Ligier (15.78)

Dois itens importantes devem ser ressaltados para que não hajam imprevistos durante a etapa extra:
1- Como se trata de uma etapa extra, alguns participantes poderão não comparecer. Então, de acordo com a quantidade de participantes presentes, a tendência é na diminuição no número de categorias
2- Caso algum participante de alguma categoria inferior seja incluído em uma categoria acima, a presença do mesmo não irá interferir na posição de largada na categoria. Ou seja, por mais que a média de largada seja melhor do que os participantes da categoria, terá que largar no fim do grid, pois o mesmo estará como 'convidado'.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 21:33

terça-feira, 15 de abril de 2008

GCM I: Estatísticas Gerais

Fim de campeonato e título de pilotos entregue ao paraense Carlos Júnior e o de construtores para a equipe italiana Ferrari. Uma grande festa é preparada para o próximo domingo, na etapa extra que será realizada em Le Mans. Até lá, muitas novidades aguardam todos os participantes do GCM.




Mas não pensem que nós lembramos apenas dos vencedores: o GCM preparou uma tabela contemplando todos os 26 participantes que passaram nestes dois meses, nos quais foi realizado o GCM I.

Segue abaixo os principais itens estatísticos da primeira temporada do GCM I. Para conferir a tabela completa, clique aqui.

Vitórias
1- Carlos Júnior - 10
2- Rodrigo Wizard - 2
3- Sérgio Kolachinski - 1
4- Cassius Naves - 1
5- Ismael Raitz - 1
6- Ivan Eilert - 1


Pódiums
1- Carlos Júnior - 13
2- Sérgio Kolachinski - 10
3- Rodrigo Wizard - 7
4- Cassius Naves - 5
5- Ismael Raitz - 5
6- Thiago Wendt - 5
7- Matheus Romanowki - 1
8- Luís Morais - 1
9- Ivan Eilert - 1


Pole Positions
1- Carlos Júnior - 5
2- Sérgio Kolachinski - 1
3- Fernando Passos - 1
4- Ivan Eilert - 1


Voltas mais rápidas
1- Carlos Júnior - 8

2- Sérgio Kolachinski - 4
3- Rodrigo Wizard - 2
4- Ismael Raitz - 1
5- Frank Aguiar - 1


Abandonos
1- Thiago Barros - 5

2- Matheus Berçot - 3
3- Carlos Júnior - 2
4- Matheus Romanowki - 2
5- Germano Caldeira - 2
6- Rodrigo Oliveira - 2
7- Sérgio Kolachinski - 1
8- Thiago Wendt - 1
9- Frank Aguiar - 1
10- Murillo Grigolon - 1
11- Ivan Eilert - 1
12- Luth Cysne - 1
13- Deco Ganecci - 1
14- Daniele Assis - 1
15- Carlos Zoro - 1
16- Eduardo Azeredo - 1


Faltas
1- Carlos Zoro - 14

2- Deco Ganecci - 12
3- Eduardo Azeredo - 12
4- Matheus Berçot - 10
5- Luís Morais - 8
6- Rodrigo Dias - 8
7- Rodrigo Oliveira - 8
8- Ivan Eilert - 6
9- Matheus Ferro - 6
10- Germano Caldeira - 6
11- Daniele Assis - 6
12- Andrei Fonseca - 6
13- Frank Aguiar - 4
14- Marcelo Vidal - 4
15- Bruno Pagiola - 4
16- Thiago Barros - 4
17- Ismael Raitz - 2
18- Murillo Grigolon - 2

Postado por Gran Chelem Motorsports às 23:48

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Carlos Júnior: campeão do GCM I

Paranaense conquista título. Kolachinski é vice e Wizard é terceiro.


Por Frank Aguiar / Sérgio Kolachinski

O campeonato começou a se definir durante a classificação. Carlos Júnior mais uma vez cravou a pole, virando 0.579 à frente do segundo colocado, Frank Aguiar. Mas não pensem que a pole do paranaense foi fácil. Faltando apenas cinco minuitos para o fim da classificação, Thiago Wendt surpreendeu a todos fazendo a pole temporária. Júnior, que estava nos boxes monitorando seus adversários nos pits, saiu às pressas para marcar o queria sua quinta pole no ano. Vale destacar que a McLaren, após um longo jejum, voltou a ocupar as primeiras posições. O mineiro trouxe com ele Sérgio Kolachinski na quarta posição para completar a segunda fila. O outro candidato direto ao título, Rodrigo Wizard, bem que tentou se adaptar ao circuito holandês em cima da hora, mas conseguiu apenas o oitavo tempo, praticamente dando adeus ao título.

Classificação
Clima: Dry
1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 1.21.600
2- Frank Aguiar (RJ/Williams) - 1.22.179
3- Thiago Wendt (MG/McLaren) - 1.22.264
4- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 1.22.339
5- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - 1.22.687
6- Cassius Naves (MG/Benetton) - 1.22.955
7- Luth Cysne (SC/Benetton) - 1.23.120
8- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - 1.23.209
9- Fernando Passos (RJ/Pacific) - 1.23.384
10- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - 1.23.821
11- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 1.23.989
12- Matheus Ferro (MG/Minardi) - 1.27.890
13- Thiago Barros (MG/Minardi) - 1.31.589

Carlos Júnior entrou decidido a conquistar o título, e logo na largada já deixou isso bem claro para seus adversários, com uma excelente largada não teve trabalho para se manter na ponta. Sérgio Kolachinski pulou do quarto para o segundo lugar, porém Cassius Naves que vinha forte do sexto lugar não conseguiu segurar sua Benetton, tocando de leve Kolachinski e assumindo a segunda colocação numa largada espetacular. Kolachinski ainda levaria uma investida de Thiago Wendt depois de alinhar sua Ferrari, mas deu o troco em seguida, se aproveitando que Wendt não tinha o melhor traçado. Frank Aguiar não largou bem e caiu para a quinta posição seguido por Raitz.

Kolachinski passou a perseguir Naves, seguido de Wendt, Aguiar e Raitz que vinham em uma disputa feroz mais atrás. No inicio da segunda volta Raitz ultrapassa Aguiar e em seguida deixa Wendt para trás também, enquanto Junior, de pista livre, tratava de abrir vantagem para Cassius.

No final da segunda volta Naves perde o ponto de frenagem na Kumho e Kolachinski em manobra oportunista assume a segunda posição. Raitz, Wendt e Aguiar encostam em Naves, e a disputa pelo terceiro lugar se torna o ponto alto da corrida. Na volta seguinte Raitz passa reto na Audi S e leva Wendt, que não pôde fazer a curva, na mesma direção. Raitz ainda contornaria a curva, porém Wendt passa reto e sai pouco a frente do próprio Raitz e Aguiar que vinham mais embalados. Os três entraram juntos da Kumho, sendo impossível evitar qualquer toque. Wendt levou a melhor enquanto Raitz espalhava pra cima de Aguiar, fazendo o piloto da Williams rodar na Arie Luyendijk, Aguiar ainda conseguiria controlar muito bem seu bólido, partindo para recuperação.

Na volta seguinte Wendt vinha forte, porém cometendo muitos erros sob a forte pressão de Raitz, que em uma ótima investida no final da reta principal conquistou a quarta posição e herdou a terceira após o erro de Naves na saída da Tarzan, que cairia para a quinta posição, com Aguiar já se fazendo visível em seu retrovisor.

Raitz segurou a terceira posição até a volta seguinte, quando estranhamente perdeu o controle de sua Ferrari batendo forte na Rob Stotemaker, perdendo o bico e dando adeus a disputa por posições. Naves começou a tirar a diferença para Wendt, porém teve de se preocupar com Aguiar, que rapidamente encostou na disputa pelo quarto lugar. Wendt poderia se aproveitar da disputa para abrir vantagem, porém o piloto da McLaren cometeria mais um erro, passando reto na Audi S. Quando retornou a pista viu Naves e Aguiar colado atrás e resistiu a pressão por mais uma volta, perdendo o ponto de frenagem mais uma vez, agora na Reanult Curve, caindo de terceiro para a quinta posição.

Na ponta Carlos Junior não deu chances para Kolachinski tentar qualquer investida, cruzando em primeiro, para conquistar não só mais uma prova, mas também o título.Aguiar ainda pressionou na volta final, porém por apenas 0.592s, Naves garantiu a terceira posição. Wendt cruzou em quinto e, em sexto, Raitz.

Sem se importar com o que acontecia no server principal, Wizard foi decidido para conquistar as duas vitórias em seu server, mas foi Cysne que manteve a ponta na largada da Sprint Race. E as coisas pioraram para o paulista, quando Vidal o surpreendeu na Hugenholtz com uma bela ultrapassagem. Na saída da Vodafone, Cysne perdeu o controle de sua Benetton e cai para a ultima posição. Romanowski, que vinha bem discreto com sua McLaren, armou um belo 'bote' pra cima de Wizard na Audi S. Passos aproveitou-se da distraçao do piloto da Forti e também garantiu mais uma posição. E, com o erro na Kumho (que lhe custou mais uma posição) e com a situação de momento, com Júnior liderando em seu server, o título ficara muito distante.

Nas voltas seguintes, Vidal administrava a vantagem sobre Romanowski, que vinha sofrendo pressão de Passos e Cysne. Até que, na volta 3, após erro de Romanowski na Arie Luyendijk, Passos prepara sua investida na Tarzan. E, com um toque de Romanowski, o carioca fica impossibilitado de voltar a disputar pela liderança da prova, mais pelo fato de ter-se acidentado após a Hugenholtz sozinho do que pelo acidente com o gaúcho da McLaren. Vidal, até então líder, sentiu na pele a tão tenebrosa Schelvlak, rodando e caindo para a última posição. E, mesmo ultrapassando Wizard na Hugenholtz na volta seguinte, os paulistas acidentam-se na Renault, com prejuízos para o piloto da Pacific. No fim, Wizard parte para cima de Cysne, conquistando a posição do catarinense nas voltas finais, com vitória parcial de Romanowski, em uma bela prova.

Sprint Race - Final, 9 voltas
Clima: Dry
1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 0:12:32.202
2- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:12.290
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:24.344
4- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:24.936
5- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:27.068
6- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:45.258
7- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 0:13:03.262
8- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:04.770
9- Luth Cysne (SC/Benetton) - +0:09.613
10- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:23.671
11- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +1 volta
12- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNS
13- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNS

Volta mais rápida
Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 1:22.583 (Volta 6)

Incidentes que geraram penalizações
Matheus Romanowski - Volta 3 - acidente com Fernando Passos - +10 segundos
Rodrigo Wizard - Volta 4 - acidente com Marcelo Vidal - +10 segundos
Luth Cysne - Volta 5 - acidente com Fernando Passos - +10 segundos


Depois de uma disputa intensa na Sprint Race, muito se prometia para a Feature com grid invertido. Com a taça na mão Junior preferiu não forçar na largada, Kolachinski tentou ganhar algumas posições porém acabou se enroscando ainda na reta, permanecendo na quinta posição. Naves pulou firma na ponta, seguido de Raitz, Wendt e Aguiar. Ainda na Hugenholtz Raitz tocou em Wendt, Aguiar que vinha atrás não conseguiu segurar e bateu em Raitz, bloqueando a pista. Aguiar não conseguiu achar espaço para passar e viu Kolachinski pular para a segunda posição, trazendo consigo o próprio Aguiar, Junior e Wendt. Aguiar sofrendo muita pressão de Junior perdeu o ponto na Schelvlak, com pouca aceleração viu Junior e Wendt passarem por ele, e com uma manobra espetacular deu o bote duplo na Renault Curve para recuperar as posições perdidas.

Na ponta Kolachinski passou a pressionar Naves, que se defendia muito bem. Com a disputa Kolachinski permitiu que Aguiar se aproximasse, e esse se aproximou tanto que acabou forçando na Tarzan, o suficiente para espalhar e fazer com que Kolachinski fosse dar um pequeno passeio na grama, caindo para a quarta posição. Com a manobra Aguiar perdeu a concentração e bateu forte na Gerlach, perdendo a asa traseira. Wendt que vinha mais atrás se assustou e rodou no mesmo ponto, perdendo a posição para Raitz, que vinha em corrida de recuperação.

Na ponta Naves passou se defender muito bem das investidas de Junior em uma disputa intensa, sempre seguidos de perto por Kolachinski que não conseguia se aproximar por estar mais pesado. A ordem então era, Naves, Junior, Kolachinski, Raitz, Wendt e Aguiar.

Naves conseguiu se defender de maneira brilhante por várias voltas, entretanto Junior conseguiu com muito suor assumir a ponta após manobra na Tarzan, porém o piloto da Tyrrell parou na mesma volta para fazer seu reabastecimento e troca de pneus, troca de pneus essa que tiraria qualquer chances do campeão brigar pela vitória, após a equipe colocar pneus soft.

Naves, assim como Kolachinski também estava mais pesado e continuou em ritmo forte para manter a distância na ponta, porém Naves forçou tanto que perdeu o controle na Scehlviak caindo para a terceira posição.

Após seu pitstop, Júnior ainda encontraria dificuldades para ultrapassar Wendt, que acabou inclusive espalhando para cima de Junior fazendo com que o piloto perdesse ainda mais tempo após sair da pista. O próximo a fazer seu pitstop foi Raitz, retornando na quinta posição. Junior ainda atrás de Wendt deu o troco, e na Hugenholtz, com um leve toque, ultrapassou Wendt que ainda perderia mais uma posição, para Raitz.

Kolachinski e Naves pararam juntos em seus pitstops. Naves tentando ganhar tempo acabou perdendo o bico na entrada dos boxes, e Kolachinski em parada perfeita conseguiu sair na liderança, pouco a frente de Junior e Raitz.

Com o desgaste excessivo dos pneus soft, Junior passou a receber uma forte pressão de Raitz enquanto Kolachinski tratava de abrir vantagem para conquistar sua primeira vitória no campeonato. Junior ainda perderia a posição para Raitz na pista, porém o piloto da Ferrari foi penalizado pelo incidente na primeira volta, terminando em terceiro. Aguiar bravamente conduziu sua Williams para completar a prova três voltas atrás e Cassius e Wendt cruzaram em quarto e quinto lugares respectivamente

No server B, as coisas mudaram de cenário na Feature. A Pacific largou na primeira fila e dela não saiu por muitas voltas. Cysne tentou acompanhar o ritmo, mas acabou errando na Audi S, caindo na última posição. Com ordem no rádio liberando os 'meninos' brigarem pela ponta, Vidal faz ótima ultrapassagem sobre Passos na Tarzan. Na mesma curva, 2 voltas depois, Passos iria revidar a ultrapassagem, mas Vidal perde o ponto de freiada e quase acaba com a corrida do carioca. Passos não desiste de sua empreitada e parte novamente pra cima de Vidal. Enquanto isso, o calvário de Wizard continuava: tentando acompanhar o ritmo dos líderes, o paulista foi surpreendido por Cysne na Renault. Mas, em um erro fatídico na Gerlach fez com que Cysne perdesse sua asa traseira e acabasse definitivamente com quaisquer chances de brigar por uma posição, assim como Aguiar em seu server.

Para piorar as coisas, o estilo Coulthard pairou novamente no GCM. E a vítima do escocês foi Wizard, batendo na entrada dos boxes quando então era líder (o paulista fez o pitstop após a dupla da Pacific). Wizard decidiu não fazer o reparo na Forti e partiu para as últimas voltas com o carro avariado, virando presa fácil para Vidal, que tentava se recuperar depois do retorno desastrado do seu pitstop. Enquanto Passos consolidava sua vitória parcial, ainda havia tempo para a última troca de posições do GCM I: Romanowski, assim como Vidal, foi vítima da Schelvlak na última volta, chegando na oitava posição na classificação geral.

Feature Race - Final, 19 voltas
Clima: Dry
1- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 27:18.582
2- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - +0:11.850
3- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:17.430
4- Cassius Naves (MG/Benetton)- +0:41.772
5- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:44.422
6- Fernando Passos (RJ/Pacific) - 0:29:17.099
7- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:12.061
8- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 0:12.779
9- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:24.854
10- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +3 voltas
11- Luth Cysne (SC/Benetton) - +3 voltas
12- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNS
13- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNS

Volta mais rápida
Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 1:22.923 (Volta 17)

Incidentes que geraram penalizações
Ismael Raitz - Volta 1 - acidente com Thiago Wendt - +10 segundos
Frank Aguiar - volta 1 - acidente com Ismael Raitz - +15 segundos
Luth Cysne - Volta 1 - acidente com Matheus Romanowski - +10 segundos



E assim encerra-se o GCM I. Esperamos que todos os participantes, ativos e inativos, tenham se divertido muito nas noites de domingo e durante a semana, com as atualizações, vídeos, enquetes, comentários, reviews e tudo mais que aconteceu nestes dois meses de duração desta temporada.

No próximo domingo, teremos a nossa etapa extra no lendário circuito de Le Mans, aonde os participantes demonstrarão que não só de velocidade que é feito um bom piloto. Em uma legítima prova endurance, com cerca de 60 minutos de duração, todos os participantes estão convidados a participar dos 60 Minutos de Le Mans - 2ª Edição. Vale ressaltar que o regulamento para esta etapa especial já encontra-se disponível para visualização aqui no blog e na comunidade no orkut da liga.

Nesta semana serão divulgados todas as estatísticas do GCM I, bem como regulamento, calendário e inscrição da próxima temporada, que terá início no mês de maio. Não deixem de acompanhar o blog e aguardamos todos vocês em Le Mans! Até lá!

Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:22

domingo, 13 de abril de 2008

Etapa 8 - Zandvoort: Serviço
Por Frank Aguiar

Domingo - 13/04/2008
Zandvoort, Holanda



Descrição: Neste circuito foi onde tudo começou. Foi aqui, no Circuito de Zandvoort, que o GCM foi concebido, em 26 de dezembro de 2007 no primeiro amistoso da liga. O circuito holandês tem uma localização privilegiada junto das dunas de areia situadas no extremo norte da cidade costeira que lhe dá o nome. Está localizado próximo ao mar, num dos mais populares balneários da Holanda, distante uns 60 km de Amsterdan, a capital do país. Há um grande número de hotéis de praia nas proximidades para todos os gostos e bolsos.

Pelo fato do circuito ser todos envolvido por dunas de areia, Zandvoort acaba dando ao público que assiste as corridas ao longo da pista uma das melhores visões panorâmicas de todos os circuitos de corrida existentes no mundo. Se você estiver postado sobre a mais alta duna no centro do circuito, terá a visão de quase toda a pista.

O seu design é da autoria de John Hugenholts, que mais tarde viria a ter um papel ativo no desenvolvimento dos circuitos de Jarama, na Espanha, e Suzuka, no Japão. Mas Zandvoort tem a sua lenda própria. O circuito fora erigido sobre antigas vias de comunicação construídas pelos Exército Alemão durante a sua ocupação na II Guerra Mundial. Terminada a guerra, o prefeito Van Alphen refinou o plano alemão, montando o circuito de corridas que foi considerado soberbo pela maioria dos entusiastas. Zandvoort tornou-se extremamente popular entre os aficionados pelas suas emocionantes curvas rápidas, tal como a Scheivlak e o hairpin Tarzan, no final reta de chegada.

Estando no meio das dunas, Zandvoort tinha várias ondulações e várias mudanças de elevação, particularmente na famosa curva Scheivlak, que era percorrida para baixo e para a direita. As curvas eram de vários câmbers e ângulos diferentes. O hairpin Tarzan no final da reta dos pits tornou-se uma das curvas mais famosas do automobilismo. A pista era de alta velocidade e a areia que o vento soprava para a pista sempre foi um grande problema para carros e pilotos.

Alberto Ascari foi o vencedor dos dois primeiros Grandes Prêmios aqui disputados em 1952 e 1953, correndo pela Ferrari. Na década de 60 o escocês Jim Clark saboreou a vitória em quatro ocasiões, e o seu compatriota Jackie Stewart por três vezes, no início da década de 70. James Hunt registou a sua primeira vitória em 1975, repetindo o feito em 1976. 1985 fica marcado pela conquista da terceira vitória no circuito por parte de Niki Lauda, mas também pelo cair do pano nas visitas da Fórmula 1 a Zandvoort, já que ecologistas da Holanda reclamavam pois parte do autódromo ficava em uma área de preservação ambiental. Depois de muitas discussões e desacordos a pista teve que ser desativada definitivamente. A parte que era formada por estradas antigamente era a parte da pista que não poderia ser usada mais para corridas.


Na década de 90, o circuito de de Zandvoort sofreu uma grande reforma e, em 1999 foi aberto com um novo layout, com 4307m. Apesar da Fórmula 1 estar ausente há mais de 20 anos no circuito holandês, de certa forma Zandvoort continua a ter enorme importância dentro do cenário do automobilismo internacional. Além de receber provas da F-Opel Européia e da DTM, Zandvoort sedia, desde 1991, uma prova especial de Fórmula 3 chamada atualmente de Marlboro Masters (hoje chamada de Ultimate Masters, devido a proibição do tabaco no continente europeu), que reúne os melhores pilotos e equipes dos vários campeonatos de Fórmula 3 do mundo. Mais que uma corrida, é uma oportunidade única de conhecer e ver em ação aqueles que no futuro poderão estar acelerando os carros de Fórmula 1 pelo mundo afora. A vitória no Marlboro Masters dá prestígio e visibilidade ao piloto. Como fez o austríaco Christian Klien, cuja vitória no Marlboro Masters de 2003 convenceu a equipe Jaguar a contrata-lo como piloto titular para a temporada de 2004. Outros pilotos, como David Coulthard (1991), Pedro Lamy (1992), Jos Verstappen (1993), Takuma Sato (2001) e Lewis Hamilton (2005) já conquistaram sua vitória na Marlboro Masters.


Informações da pista - Zandvoort
Localidade: Zandvoort, Holanda
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: atual (clique
aqui para ver o traçado)
Extensão: 4307 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita


Horários (Participantes, horário britânico)
20:00 às 20:15 - Briefing
20:20 às 20:40 - Classificação
20:40 às 20:55 - Divisão dos Servers
21:00 às 21:20 - Sprint Race, 15% (9 voltas)
21:25 às 21:55 - Feature Race, 30% (19 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Overcast
Sprint Race - Overcast
Feature Race - Overcast


Recomendações especiais para este circuito
[*] Não 'corte', em hipótese alguma, a curva Audi S. Caso ocorra, demonstre na pista que fora acidental e não atrapalhe o participante que vem atrás.
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da direita na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 12:56

sábado, 12 de abril de 2008

Coluna SNC

Edição 004



Por Sérgio Kolachinski / Matheus Ferro / Fernando Passos / Matheus Romanowski / Frank Aguiar


Zandvoort, a reta final

Última etapa do campeonato, uma mistura entre novatos e veteranos, tabela embolada, uma pista desconhecida e clima seco. Essa parece ser a combinação perfeita para o final de um campeonato extremamente competitivo.

Campeonato de Pilotos

Apesar do ligeiro domínio de Carlos Junior, o campeonato permanece indefinido. Junior precisa de apenas 13 pontos para sagrar-se campeão, porém Rodrigo Wizard e Sérgio Kolachinski ainda têm chances de brigar pelo título, Wizard é o que tem maiores chances de atrapalhar os planos de Carlos Junior, já o piloto da Ferrari depende de um bom resultado nas duas baterias e ainda torcer para Junior e Wizard não completarem.

Na briga pelo segundo lugar ainda temos Cassius Naves, Thiago Wendt e Ismael Raitz. Wendt foi a grande revelação do campeonato, sempre se mantendo na briga pelo título até a penúltima etapa, e tem as mesmas chances de Raitz na briga pelo segundo lugar. Cassius Naves mostrou uma forte reação na reta final e é o que tem mais chances, entre esses três, de conquistar o segundo posto, porém a grande promessa é de esquentarem a briga pelo terceiro lugar junto de Kolachinski.

Frank Aguiar, Matheus Romanowski, Murillo Grigolon e Luís Morais disputam o sétimo lugar, com vantagem para Aguiar. Lembrando que Aguiar e Morais poderiam estar mais alto na tabela, não fosse pelo número de extra de ausências.

A disputa do 9o ao 14o lugar temos seis pilotos envolvidos: Murillo Grigolon, Luís Morais, Marcelo Vidal, Rodrigo Dias, Fernando Passos e Ivan Eliert. Passos mostrou um desempenho muito forte e deve incomodar seus adversários em Zandvoort.

Mais abaixo da tabela temos estreantes, com apenas uma ou duas provas disputadas e os turistas do GCM. Matheus Ferro, Bruno Pagiola e Germano Caldeira foram os mais freqüentes, porém amarguraram muitos abandonos.

Campeonato de Equipes

Na disputa por equipes temos a Ferrari, dependendo dela mesmo para garantir o título, sendo ameaçada apenas pela equipe Forti Corse e McLaren, esta segunda com poucas chances.

A briga esquenta mesmo na disputa pelo segundo lugar, entre Forti, Maclaren e Tyrrell, todas as três muito próximas uma da outra.

Benetton e Williams disputam para ver quem é a quinta força entre as equipes, e Pacific, Sauber, Minardi, Ligier, Jordan, Footwork e Simtek seguem mais atrás. Destaque para Pacific que conseguiu marcar 51 dos seus 79 pontos desde que Fernando Passos estreou em Magny Cours, há três etapas atrás.

Novidades

A organização do GCM ainda tem mais uma surpresa após a última etapa, que promete trazer uma série de informações sobre o campeonato.

Serviço

Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Overcast
Sprint Race - Overcast
Feature Race - Overcast


Quarta-feira, 9 de abril de 2008

Ajuda extra será bem-vinda

A equipe Minardi não termina esse campeonato com uma boa temporada, mas ainda sim renova com seus pilotos para a próxima, esperando que uma benção caia sobre eles e que belisquem ao menos a 'ponta' do server B.

Para Zandvoort, os resultados continuam não sendo um dos melhores, então, próxima temporada mais treino, acertos e Iemanjá, Exu, Preto Velho, etc.


Romanowski abre o jogo

Já na Holanda, Matheus Romanowski, finalmente, fala sobre seu desempenho no campeonato em uma entrevista a GCM News



“Sinceramente, esperava um melhor desempenho durante o campeonato, na minha estréia na F1 em Interlagos, estive satisfeito e continuei assim até Monaco, onde consegui fazer uma boa corrida. Mas depois disso problemas particulares derrubaram meu desempenho e não consegui me recuperar. Espero na última corrida da temporada conseguir um bom resultado para que, se ficar na Mclaren, na próxima temporada possa ser mais competitivo".

Ron Dennis não esconde o descontentamento com seu piloto iniciante nas ultimas corridas.
"Sabíamos que a missão não era fácil para um iniciante. Não estamos satisfeitos, mas sabemos que Romanowski pode melhor muito ainda, caso continue em nossa equipe, acreditamos no seu potencial e evolução para próxima temporada".


Pacific satisfeita com seu desempenho

A equipe Pacific Grand Prix veio a imprensa informar que ficou muito satisfeita novamente com seu desempenho desta vez em Spa, pois com muita chuva a equipe conquistou sua primeira Pole-Position no GCM.



“Ficamos muito felizes com o qualify do Fernando, mas igualmente decepcionado com o resultado final dele nas corridas, pois seu motor Ford ED estourou na sprint e teve problemas com o carro na Feature. Enquanto que ficamos muito satisfeitos com a corrida do Marcelo Vidal, pois foi constante e terminou num ritmo impressionante" informou Keith Wiggins.

“Para essa etapa eu não estou muito animado, pois não conheço a pista (nunca a vi nem em foto..hehehe) onde certamente será um desafio a mais pra mim. Então espero apenas terminar ou na melhor das possibilidades disputar o server B" informou Fernando Passos.
Segundo Keith Wiggins o piloto Marcelo Vidal dará sua entrevista em breve, pois está resolvendo assuntos particulares.


Sexta-feira, 11 de abril de 2008

Kolachinski preocupado em Zandvoort

Sérgio Kolachinski não ficou satisfeito com os resultados de seu primeiro treino na pista de Zandvoort, apesar de ter completado apenas dez voltas, Kolachinski não conseguiu baixar seu tempo dos testes da pré-temporada.


O problema apontado pelo piloto foi o acerto do carro: "Não encontrei dificuldades para me readaptar ao traçado, porém o carro precisa de muitos ajustes". O piloto ainda afirmou que não poderá participar dos treinos durante o final de semana, lhe restando poucas horas antes da corrida para treinar.


Sábado, 12 de abril de 2008

Atrasada, Williams desembarca em Zandvoort

Um atraso na emissão dos passaportes atrasou os planos da equipe inglesa Williams para esta última etapa. Frank Aguiar, 7º colocado no campeonato de pilotos, precisou de mais algumas horas em sua cidade para concluir tarefas importantes na faculdade, atrasando todo o cronograma de sua equipe.

"Conciliar a faculdade e as viagens ao redor do mundo tem sido o meu maior desafio. Mais do que ajustar meu carro para chuva! Mas, para Zandvoort, vamos com tudo para fazer bonito nesta última etapa da temprada"

Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:27

terça-feira, 8 de abril de 2008

Júnior com uma mão na taça
Estrategistas das equipes Ferrari, Forti e Williams 'roubam' a cena em Spa

E a chuva deu o ar da graça novamente no GCM. E se tratando de Spa-Francorchamps, as emoções aumentam ainda mais por se tratar de um circuito onde São Pedro geralmente gosta de comparecer. E de lá, Carlos Júnior saiu com duas importantes vitórias rumo a conquista do título. Entretanto, após o resultado da classificação, todos acreditaram (talvez até o próprio paraense) que estas duas proezas não se concretizariam. Fernando Passos e sua Pacific provaram, em definitivo, que chegaram no campeonato para brigarem pela ponta ao conquistarem a primeira pole position. Cassius Naves fechou a primeira fila, confirmando a reação da Benetton. Júnior só viria a largar na terceira posição, somente 26 milésimos do constante Kolachinski, largando em um supreendente quarto lugar, pior posição do paranaense até então (como aconteceu em Interlagos e em Montreal). O outro postulante ao título, Rodrigo Wizard, largou num discretíssimo sétimo lugar e por 68 milésimos não perde a sua vaga no server principal para Marcelo Vidal. E o estreante da liga, o catarinense Luth Cysne, encarou o mesmo desafio que Passos: primeira prova na chuva. Os demais: as McLarens novamente não mostraram bom desempenho em clima chuvoso e o 'sumido' Rodrigo Oliveira (risos) voltou a ocupar sua vaguinha nos boxes da Footwork.

Classificação
Clima: Raining

1- Fernando Passos (RJ/Pacific) - 2:00.209
2- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0.265
3- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - +0.319
4- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0.345
5- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0.876
6- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +1.091
7- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +1.315
8- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +1.383
9- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +1.954
10- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +2.290
11- Luth Cysne (SC/Benetton) - +3.522
12- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +4.629
13- Thiago Barros (MG/Minardi) - +10.213
14- Rordigo Oliveira (SP/Footwork) - Sem tempo


"- A corrida é em Spa? Está chovendo? Então tem acidente na Les Combes. Ah, não teve? Então com certeza na Eau Rouge tem!"
Luzes apagadas e partem os 14 pilotos rumo a uma corrida que exigiu concentração e destreza do início ao fim. Enquanto Júnior pulava da terceira para a primeira posição na Les Combes, Vidal manteve a liderança em seu server. Lembram quando citei que haveria acidente na Eau Rouge? Aguiar quase sentiu isso na 'pele': envolvido em um turbilhão de spray formado pela dupla da Ferrari Kola-Raitz, o carioca por centímetros não vê sua prova acabar com menos de 20 segundos. Jà Cysne não teve a mesma sorte: ao aquaplanar na Eau Rouge, o catarinense perdeu o controle de sua Benetton e infelizmente acabou chocando-se contra o muro, semelhante ao canadense J.Villeneuve em 1999. Wendt bem que tentou recuperar a posição perdida para Grigolon na Les Combes mas quase acabou perdendo mais uma, para o seu companheiro Romanowski. Já Oliveira tentou uma estratégia ousada, infelizmente sem resultados: o piloto da Footwork largou com pneus soft. Só que mais surpresas aguardariam este piloto.

Com a ordem estabelecida depois do incidente de Aguiar, ela só viria a ser alterada na volta 2. Na La Source, Raitz começa a investida sobre Passos e, numa bela disputa com o piloto da Pacific, o catarinense assumiu a 3ª posição. Passos pareceu ter se abalado com a ultrapassagem e perdeu o ponto de frenagem na Rivage, perdendo a posição para Kolachinski e Wizard. Mais a frente, foi a vez de Kolachinski errar, mas na saída da Stavelot, perdendo a posição para Wizard. Na volta seguinte, uma cena surpreendente: três pilotos (Wizard, Kolachinski e Passos, nesta sequência) cometem erro na Pouhon. Os dois primeiros sem maiores problemas, controlando muito bem seus bólidos. Já Passos quase bate na barreira de pneus e perde a posição para Aguiar. É agora que as equipes 'roubam' a cena: os estrategistas das equipes Ferrari e Forti calculam mal a quantidade de gasolina. Wizard pára na volta 3 e Kolachinski uma volta depois. Essa volta a mais permitiu ao piloto da Ferrari superar o paulista na estratégia. E o que dizer de Passos, que viu seu motor Ford lhe trair quando ocupava o quinto lugar? Resultado de toda esta confusão? Vitória de Júnior, com Raitz em uma bela corrida em segundo e Naves em terceiro. Vale ressaltar que Naves perdeu a segunda posição nos metros finais, em um erro na Bus Stop que lhe custou caro.

Volta a volta, a distância entre Vidal, Grigolon e Wendt vinha se reduzindo até chegar aos 3 segundos na volta 4 entre o primeiro e o terceiro. Até que Grigolon comente erro na Rivage, sendo ultrapassado pelo mineiro. Romanowski vinha solitário no circuito belga, enquanto Barros e Oliveira estavam sofrendo problemas sérios com as aquaplanagens. Na quinta volta, o lance que decidiu a Sprint Race: Oliveira fora traído novamente na Eau Rouge, danificando completamente seu veículo, ficando atravessado logo após a reta. Vidal, que vinha em alta velocidade, por muito pouco não colide em cheio com o piloto da Footwork. Wendt também desvia dele e aproveita-se da situação para aplicar uma ultrapassagem fulminante no paulista. Só que Vidal, infelizmente, revidou a ultrapassagem 'cortando' a Les Combes e, como não devolveu a posição, recebeu uma punição e a vitória parcial caiu no colo de Wendt.

Sprint Race - Final, 6 voltas
Clima: Raining
1-
Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 0:12:15.045
2- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:10.277
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:11.024
4- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:17.693
5- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:22.984
6- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:37.311
7- Thiago Wendt (MG/McLaren) - 0:13:00.543
8- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:02.000
9- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +0:03.130
10- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +0:18.170
11- Thiago Barros (MG/Minardi) - +1 volta
12- Rordigo Oliveira (SP/Footwork) - +3 voltas
13- Fernando Passos (RJ/Pacific) - DNF/Motor (volta 4)
14- Luth Cysne (SC/Benetton) - DNF/Acidente (volta 1)

Volta mais rápida
Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 2:00.693 (Volta 4)

Incidentes que geraram penalizações
Rodrigo Oliveira - Voltas 1, 2 e 3 - Corte na Bus Stop
Rodrigo Oliveira - Direção perigosa (carro danificado, onde quase provocou acidente com Marcelo Vidal, Thiago Wendt e Murillo Grigolon na Eau Rouge)
Marcelo Vidal - Volta 3 - Corte na Les Combes com ultrapassagem - +2 segundos
Thiago Barros - Voltas 1, 2 e 4 - Corte na Bus Stop

OBS: o participante Rodrigo Oliveira, devido aos quatro incidentes, será analisado com mais rigor a partir da próxima etapa, podendo até ser desqualificado.


Outra corrida onde os estrategistas aprontaram das suas. Logo na largada, o pole Wizard perde o ponto de freiada na La Source e cai para o último posto. Kolachinski assume a dianteira com Júnior a sua cola, em ótima largada de ambos. E uma série de incidentes marcaram a largada do Server B na Feature: após a Eau Rouge, Barros resiste bravamente a pressão exercida por Cysne e, na Les Combes, o catarinense para não colidir com o mineiro, é tocado por outro mineiro, Wendt. Mais a frente, Vidal também tocava Romanowski, fazendo o gaúcho ver a pista em sentido contrário.

Na volta seguinte, Grigolon por pouco não aquaplana na Eau Rouge, permitindo aproximação rápida de Vidal e ultrapassou o paulista na Les Combes. Wendt, que vinha no embalo, ganhou uma porta bem fechada. O mineiro aguardou e passou com firmeza o piloto da Forti na Rivage. Entretanto, Grigolon tentou revidar a ultrapassagem, mas infelizmente, com um toque na traseira da McLaren, Wendt ficou a pé na Feature. Depois do incidente, Grigolon parece ter perdido a concentração por algumas voltas, permitindo a aproximação e ultrapassagem de Cysne na Malmedy. Aliás, Cysne fez uma excelente corrida de recuperação e foi premiado com a vitória parcial em seu server, aproximando-se volta a volta de Vidal e ultrapassando-o, após erro do paulista na Pouhon.

Com posições inalteradas até a terceira volta, Kolachinski é ultrapassado por Júnior na Rivage. Usando suas próprias palavras em entrevista após a corrida: "fui perseguido de perto pelo Junior por três voltas, até que me perdi na Rivage e fiquei pra trás. Nas voltas seguintes comecei a perder rendimento e fui ultrapassado também pelo Frank (saída da Rivage) e Raitz (Bus Stop) que abriu em torno de 4s antes do pitstop". Ainda na Rivage, Naves aplica uma bela ultrapassagem sobre Passos. Com essas trocas de posições, Raitz parte pra cima de Aguiar em busca do 2º lugar. Após os pitstops, Aguiar volta a frente de Raitz por centésimos em uma ótima briga na Eau Rouge, até que o carioca percebe que a equipe Williams colocou gasolina apenas para 4voltas, como aconteceu com Kolachinski e Wizard na Sprint. Resultado: com a parada extra, Aguiar cai para a quarta posição e ainda perderia mais uma, para Naves, após erro na saída da Rivage. Com Aguiar pressionando Naves para recuperar a posição perdida, Kolachinski teve mais "tranquilidade" para completar a prova em terceiro, com apenas o vapor da gasolina alimentando o carro. Raitz, em outra bela corrida, completa em segundo e Júnior, novamente, vence a prova e coloca uma mão e dois dedos na taça de campeão.

Última prova no próximo domingo. Para quem vai o título? E o vice campeão já está definido? E nos construtores? A Ferrari já levou o caneco? Todas essas perguntas serão respondidas em Zandvoort, Holanda. Até la



Feature Race - Final, 13 voltas
Clima: Raining

1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 0:26:46.662
2- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:13.746
3- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:33.424
4- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:35.334
5- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:38.288
6- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:51.233
7- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +1:20.333
8- Luth Cysne (SC/Benetton) - 0:28:04.646
9- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:12.001
10- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +1:07.053
11- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +1:27.994
12- Thiago Wendt (MG/McLaren) - DNF/Acidente (volta 7)
13- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNF/Acidente (volta 1)
14- Rordigo Oliveira (SP/Footwork) - DNS

Volta mais rápida
Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 2:00.499 (Volta 13)

Incidentes que geraram penalizações
Murillo Grigolon - Volta 2 - Acidente com Thiago Wendt, gerando danos - +30 segundos

Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:13

sábado, 5 de abril de 2008

Etapa 7 - Spa-Francorchamps: Serviço
Por Frank Aguiar



Domingo - 06/04/2008
Francorchamps, Bélgica



Descrição: Spa Francorchamps, localizada perto da cidade de Spa é uma pista de alta velocidade, com muitas curvas, quase todas de baixa velocidade, e de difícil ultrapassagem, e uma grande reta que começa pouco depois da Eau Rouge (a curva mais espetacular da F-1). Uma outra parte de grande velocidade é na parte oposta à grande reta, com várias curvas de alta velocidade, que termina na Bus Stop, entrada da reta dos boxes. Uma das principais características da pista é a primeira curva após a largada, que é extremamente fechada e, não raro, sempre ocasiosa interrupções da prova, devido a acidentes múltiplos.

Foram várias as vezes que mais de uma largada precisou acontecer. Uma delas, foi em 1991, quando acidentes na primeira curva provocaram não menos do que três largadas. Em 1998, simplesmente 12 carros bateram na primeira curva e a prova acabou sendo interrompida para uma nova largada - inclusive com os que tinham abandonado. Por causa destes ingredientes, o GP é um dos que acabam sendo um dos mais emocionantes da temporada

O circuito foi idealizado em 1921 por Jules de Their e Henri Langlois Van Ophem. Inicialmente tinha forma triangular, com 13km de extensão, e usava estradas públicas que passavam pelas colinas Ardennes, entre as cidades belgas de Francorchamps, Malmedy e Stavelot. Spa-Francorchamps sediou um Grande Prêmio da Bélgica pela primeira vez em 1924. A pista foi remodelada em 1983 e, embora o novo circuito tivesse a metade do comprimento original, ele manteve muitas das características anteriores


Informações da pista - Spa-Francorchamps
Localidade: Francorchamps, Bélgica
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: 1995-2001 (clique aqui para ver o traçado)
Extensão: 6974 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita


Horários (Participantes, horário britânico)
20:00 às 20:15 - Briefing
20:20 às 20:40 - Classificação
20:40 às 20:55 - Divisão dos Servers
21:00 às 21:20 - Sprint Race, 15% (6 voltas)
21:25 às 21:55 - Feature Race, 30% (13 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Raining
Sprint Race - Raining
Feature Race - Raining


Recomendações especiais para este circuito
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da direita na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.
[*] Evitem utilizar a faixa asfaltada fora do traçado correto da Eau Rouge. Mesmo com a prova sendo disputada em clima chuvoso, apenas nos casos de erro de direção não será considerado como corte de pista.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 23:58

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Coluna SNC

Edição 004


Por Sérgio Kolachinski / Luis Morais / Fernando Passos / Frank Aguiar / Thiago Wendt / Cassius Naves


Sequência de três pistas lendárias agitam mês de abril

Depois dos participantes do GCM darem mais um show de pilotagem, desta vez no saudoso circuito de A1-Ring, as forças estão concentradas agora no tradicionalíssimo circuito de Spa-Francorchamps, localizado na Bélgica. Com suas subidas e descidas, curvas de todos os tipos (desde as mais lentas para as retas-curvas, como o Tio Galvão gosta de chamá-las) e com a fantástica Eau Rouge, tão temida por todos os que se 'atrevem' a desafiá-la, esta prova tem tudo para ser decisiva, já que será disputada sob clima chuvoso e cinco pilotos lutam diretamente pelo título.

Para os amantes do automobilismo virtual, esta etapa é prato cheio.

E, para esquentar ainda mais o clima de eurofia que corre no paddock do circuito belga, outra notícia bombástica pegou a todos de surpresa. Não não, não são fotos reveladoras em uma orgia sadô-masô, mas sim a divulgação da 2ª edição dos 60 Minutos de Le Mans, a ser realizado no dia 20 deste mês. A etapa será considerada como extra-campeonato e será dividida em quatro categorias distintas. Ou seja: todos os pilotos poderão ter a primazia de sagrar-se vencedores dos 60 Minutos de Le Mans. Para conferir o regulamento, clique aqui


Quarta-feira, 2 de abril de 2008

Sauber promete dor de cabeça aos adversários

A equipe Sauber divulgou um comunicado direto de Londres, onde os pilotos e a equipe toda descansa serenamente, prometeu um grande desempenho na sétima etapa da GCM, em Spa-Francorchamps:


"- Caso um dos pilotos retorne as pistas, com certeza disputaremos por boas posições, pois é uma pista em que ambos correm muito bem e já mostraram seu talento por lá" - disse o 'chefão' Peter Sauber. Luís Morais, piloto da equipe, também se pronunciou: "- Spa é uma pista de grandes desafios para qualquer tipo de piloto, e tentarei confirmar presença nessa pista maravilhosa, e quem sabe poder conquistar mais um pódio" - disse o paulista bem confiante.

Deco Ganecci passou o dia todo dormindo e não apareceu para dar entrevistas.


Quinta-feira, 3 de abril de 2008

Em coletiva a imprensa inglesa, Thiago Wendt alega satisfação em relação a seu desempenho na temporada

"Estou super satisfeito com o que pude fazer nesta etapa, tenho um carro super competitivo e uma equipe bem disposta a trabalhar, isso me motiva a corresponder na pista. Estou ciente que será muito difícil lutar pelo título, mas enquanto a matemática dizer ser possível, não jogarei a toalha."

Wendt demonstra otimismo quando perguntado sobre o desempenho da Mclaren em spa-francorchamps.

"Spa é uma pista magnífica, tive excelentes desempenhos em outras categorias e espero repetir aqui também. Creio que será difícil, pois o nível dos pilotos e equipes são altíssimos. Ficarei contente em permanecer no server principal e quem sabe visitar um lugarzinho no pódio


Sexta-feira, 4 de abril de 2008

"Coloquei meu cavalo na sombra. O que vier é lucro!"

O calvário em que Frank Aguiar vive continua. De candidato ao título, hoje o carioca briga para tentar uma vaguinha no server principal da liga. E o pior: na etapa onde era favorito, em A1-Ring, Aguiar teve que se ausentar por problemas pessoais.


"Depois de perder a etapa na qual esperava um ótimo resultado, coloquei meu cavalinho na sombra. Sei das limitações da equipe e do alto nível dos participantes. Em Spa, outra bela corrida nos reserva e provaremos que os dinossauros ainda não estão enferrujados. Resta-me agora terminar de beber esta água de coco e zerar meu Guitar Hero 3 antes de pegar meu vôo para a Bélgica"


Luth Cysne substituirá Wesley Sandes na reta final

Há poucos instantes a Benetton acabou de confirmar a contratação de Luth Cysne como novo integrante do time, fazendo companhia ao mineiro Cassius Naves nas duas etapas restantes do GCM I, que serão realizadas nos lendários circuitos de Spa-Francorchamps e Zandvoort.


Espera-se que com essa substituição, a equipe de Flavio Briatore confirme como sendo a quinta força no campeonato.


Benetton confiante para o fim de temporada

Se depender da confiança que a equipe Benetton está demonstrando,o piloto
mineiro Cassius Naves pode ficar tranquilo que certamente terá um fim de temporada com um carro bastante competitivo declarou Flavio Briatore .

''É muito bom poder contar com a confiança do time,espero conseguir ficar entre os 3 melhores no fim das contas,pois passei 2 etapas no server B e isso me deixa triste pois sei do meu real potencial e acredito que se tivesse me esforçado mais poderia estar numa situação mais favoravel'' Declarou o piloto


Kolachinski descarta possibilidade de título

Após os problemas enfrentados com os botões em seu carro no pitstop desastroso que teve na última etapa em A1-Ring, o piloto da equipe Ferrari afirmou que as últimas chances de brigar pelo título acabaram. "Mesmo considerando a regra dos descartes as chances são poucas, principalmente pelo que os adversários direto na briga mostraram até o momento", completou Kolachinski.


Pacific Grand Prix satisfeita com seu desempenho

A equipe Pacific Grand Prix veio a imprensa informa sua satisfação com os resultados obtidos nessa etapa de A-1 Ring. A equipe teve o seu melhor desempenho no final de semana somando importantes 24 pontos e assim se aproximou da 7ª colocação no campeonato de construtores hoje ocupada pela equipe Sauber.

" Realmente ficamos muitos felizes com nosso desempenho em A-1 esses pontos foram importantes,pois entramos diretamente na briga pelo 7º lugar entre as equipes, e situação essa que nunca poderíamos imaginar no inicio do campeonato. Para Spa esperamos repetir o bom desempenho tanto com o Marcelo Vidal e o Fernando Passos na qual estão confiantes para a etapa Belga." informou o diretor da equipe.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:26

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan

Histórico

. dezembro 2007
. janeiro 2008
. fevereiro 2008
. março 2008
. abril 2008
. maio 2008
. junho 2008
. julho 2008
. agosto 2008
. setembro 2008
. outubro 2008
. novembro 2008
. janeiro 2009
. fevereiro 2009
. março 2009
. abril 2009
. maio 2009
. junho 2009
. julho 2009
. agosto 2009
. setembro 2009
. outubro 2009
. novembro 2009
. dezembro 2009