terça-feira, 8 de abril de 2008
Júnior com uma mão na taça
Estrategistas das equipes Ferrari, Forti e Williams 'roubam' a cena em Spa
E a chuva deu o ar da graça novamente no GCM. E se tratando de Spa-Francorchamps, as emoções aumentam ainda mais por se tratar de um circuito onde São Pedro geralmente gosta de comparecer. E de lá, Carlos Júnior saiu com duas importantes vitórias rumo a conquista do título. Entretanto, após o resultado da classificação, todos acreditaram (talvez até o próprio paraense) que estas duas proezas não se concretizariam. Fernando Passos e sua Pacific provaram, em definitivo, que chegaram no campeonato para brigarem pela ponta ao conquistarem a primeira pole position. Cassius Naves fechou a primeira fila, confirmando a reação da Benetton. Júnior só viria a largar na terceira posição, somente 26 milésimos do constante Kolachinski, largando em um supreendente quarto lugar, pior posição do paranaense até então (como aconteceu em Interlagos e em Montreal). O outro postulante ao título, Rodrigo Wizard, largou num discretíssimo sétimo lugar e por 68 milésimos não perde a sua vaga no server principal para Marcelo Vidal. E o estreante da liga, o catarinense Luth Cysne, encarou o mesmo desafio que Passos: primeira prova na chuva. Os demais: as McLarens novamente não mostraram bom desempenho em clima chuvoso e o 'sumido' Rodrigo Oliveira (risos) voltou a ocupar sua vaguinha nos boxes da Footwork.
Classificação
Clima: Raining
1- Fernando Passos (RJ/Pacific) - 2:00.209
2- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0.265
3- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - +0.319
4- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0.345
5- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0.876
6- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +1.091
7- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +1.315
8- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +1.383
9- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +1.954
10- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +2.290
11- Luth Cysne (SC/Benetton) - +3.522
12- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +4.629
13- Thiago Barros (MG/Minardi) - +10.213
14- Rordigo Oliveira (SP/Footwork) - Sem tempo
"- A corrida é em Spa? Está chovendo? Então tem acidente na Les Combes. Ah, não teve? Então com certeza na Eau Rouge tem!"
Luzes apagadas e partem os 14 pilotos rumo a uma corrida que exigiu concentração e destreza do início ao fim. Enquanto Júnior pulava da terceira para a primeira posição na Les Combes, Vidal manteve a liderança em seu server. Lembram quando citei que haveria acidente na Eau Rouge? Aguiar quase sentiu isso na 'pele': envolvido em um turbilhão de spray formado pela dupla da Ferrari Kola-Raitz, o carioca por centímetros não vê sua prova acabar com menos de 20 segundos. Jà Cysne não teve a mesma sorte: ao aquaplanar na Eau Rouge, o catarinense perdeu o controle de sua Benetton e infelizmente acabou chocando-se contra o muro, semelhante ao canadense J.Villeneuve em 1999. Wendt bem que tentou recuperar a posição perdida para Grigolon na Les Combes mas quase acabou perdendo mais uma, para o seu companheiro Romanowski. Já Oliveira tentou uma estratégia ousada, infelizmente sem resultados: o piloto da Footwork largou com pneus soft. Só que mais surpresas aguardariam este piloto.
Com a ordem estabelecida depois do incidente de Aguiar, ela só viria a ser alterada na volta 2. Na La Source, Raitz começa a investida sobre Passos e, numa bela disputa com o piloto da Pacific, o catarinense assumiu a 3ª posição. Passos pareceu ter se abalado com a ultrapassagem e perdeu o ponto de frenagem na Rivage, perdendo a posição para Kolachinski e Wizard. Mais a frente, foi a vez de Kolachinski errar, mas na saída da Stavelot, perdendo a posição para Wizard. Na volta seguinte, uma cena surpreendente: três pilotos (Wizard, Kolachinski e Passos, nesta sequência) cometem erro na Pouhon. Os dois primeiros sem maiores problemas, controlando muito bem seus bólidos. Já Passos quase bate na barreira de pneus e perde a posição para Aguiar. É agora que as equipes 'roubam' a cena: os estrategistas das equipes Ferrari e Forti calculam mal a quantidade de gasolina. Wizard pára na volta 3 e Kolachinski uma volta depois. Essa volta a mais permitiu ao piloto da Ferrari superar o paulista na estratégia. E o que dizer de Passos, que viu seu motor Ford lhe trair quando ocupava o quinto lugar? Resultado de toda esta confusão? Vitória de Júnior, com Raitz em uma bela corrida em segundo e Naves em terceiro. Vale ressaltar que Naves perdeu a segunda posição nos metros finais, em um erro na Bus Stop que lhe custou caro.
Volta a volta, a distância entre Vidal, Grigolon e Wendt vinha se reduzindo até chegar aos 3 segundos na volta 4 entre o primeiro e o terceiro. Até que Grigolon comente erro na Rivage, sendo ultrapassado pelo mineiro. Romanowski vinha solitário no circuito belga, enquanto Barros e Oliveira estavam sofrendo problemas sérios com as aquaplanagens. Na quinta volta, o lance que decidiu a Sprint Race: Oliveira fora traído novamente na Eau Rouge, danificando completamente seu veículo, ficando atravessado logo após a reta. Vidal, que vinha em alta velocidade, por muito pouco não colide em cheio com o piloto da Footwork. Wendt também desvia dele e aproveita-se da situação para aplicar uma ultrapassagem fulminante no paulista. Só que Vidal, infelizmente, revidou a ultrapassagem 'cortando' a Les Combes e, como não devolveu a posição, recebeu uma punição e a vitória parcial caiu no colo de Wendt.
Sprint Race - Final, 6 voltas
Clima: Raining
1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 0:12:15.045
2- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:10.277
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:11.024
4- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:17.693
5- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:22.984
6- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:37.311
7- Thiago Wendt (MG/McLaren) - 0:13:00.543
8- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:02.000
9- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +0:03.130
10- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +0:18.170
11- Thiago Barros (MG/Minardi) - +1 volta
12- Rordigo Oliveira (SP/Footwork) - +3 voltas
13- Fernando Passos (RJ/Pacific) - DNF/Motor (volta 4)
14- Luth Cysne (SC/Benetton) - DNF/Acidente (volta 1)
Volta mais rápida
Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 2:00.693 (Volta 4)
Incidentes que geraram penalizações
Rodrigo Oliveira - Voltas 1, 2 e 3 - Corte na Bus Stop
Rodrigo Oliveira - Direção perigosa (carro danificado, onde quase provocou acidente com Marcelo Vidal, Thiago Wendt e Murillo Grigolon na Eau Rouge)
Marcelo Vidal - Volta 3 - Corte na Les Combes com ultrapassagem - +2 segundos
Thiago Barros - Voltas 1, 2 e 4 - Corte na Bus Stop
OBS: o participante Rodrigo Oliveira, devido aos quatro incidentes, será analisado com mais rigor a partir da próxima etapa, podendo até ser desqualificado.
Outra corrida onde os estrategistas aprontaram das suas. Logo na largada, o pole Wizard perde o ponto de freiada na La Source e cai para o último posto. Kolachinski assume a dianteira com Júnior a sua cola, em ótima largada de ambos. E uma série de incidentes marcaram a largada do Server B na Feature: após a Eau Rouge, Barros resiste bravamente a pressão exercida por Cysne e, na Les Combes, o catarinense para não colidir com o mineiro, é tocado por outro mineiro, Wendt. Mais a frente, Vidal também tocava Romanowski, fazendo o gaúcho ver a pista em sentido contrário.
Na volta seguinte, Grigolon por pouco não aquaplana na Eau Rouge, permitindo aproximação rápida de Vidal e ultrapassou o paulista na Les Combes. Wendt, que vinha no embalo, ganhou uma porta bem fechada. O mineiro aguardou e passou com firmeza o piloto da Forti na Rivage. Entretanto, Grigolon tentou revidar a ultrapassagem, mas infelizmente, com um toque na traseira da McLaren, Wendt ficou a pé na Feature. Depois do incidente, Grigolon parece ter perdido a concentração por algumas voltas, permitindo a aproximação e ultrapassagem de Cysne na Malmedy. Aliás, Cysne fez uma excelente corrida de recuperação e foi premiado com a vitória parcial em seu server, aproximando-se volta a volta de Vidal e ultrapassando-o, após erro do paulista na Pouhon.
Com posições inalteradas até a terceira volta, Kolachinski é ultrapassado por Júnior na Rivage. Usando suas próprias palavras em entrevista após a corrida: "fui perseguido de perto pelo Junior por três voltas, até que me perdi na Rivage e fiquei pra trás. Nas voltas seguintes comecei a perder rendimento e fui ultrapassado também pelo Frank (saída da Rivage) e Raitz (Bus Stop) que abriu em torno de 4s antes do pitstop". Ainda na Rivage, Naves aplica uma bela ultrapassagem sobre Passos. Com essas trocas de posições, Raitz parte pra cima de Aguiar em busca do 2º lugar. Após os pitstops, Aguiar volta a frente de Raitz por centésimos em uma ótima briga na Eau Rouge, até que o carioca percebe que a equipe Williams colocou gasolina apenas para 4voltas, como aconteceu com Kolachinski e Wizard na Sprint. Resultado: com a parada extra, Aguiar cai para a quarta posição e ainda perderia mais uma, para Naves, após erro na saída da Rivage. Com Aguiar pressionando Naves para recuperar a posição perdida, Kolachinski teve mais "tranquilidade" para completar a prova em terceiro, com apenas o vapor da gasolina alimentando o carro. Raitz, em outra bela corrida, completa em segundo e Júnior, novamente, vence a prova e coloca uma mão e dois dedos na taça de campeão.
Última prova no próximo domingo. Para quem vai o título? E o vice campeão já está definido? E nos construtores? A Ferrari já levou o caneco? Todas essas perguntas serão respondidas em Zandvoort, Holanda. Até la
Feature Race - Final, 13 voltas
Clima: Raining
1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 0:26:46.662
2- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:13.746
3- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:33.424
4- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:35.334
5- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:38.288
6- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:51.233
7- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +1:20.333
8- Luth Cysne (SC/Benetton) - 0:28:04.646
9- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:12.001
10- Murillo Grigolon (SP/Forti) - +1:07.053
11- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - +1:27.994
12- Thiago Wendt (MG/McLaren) - DNF/Acidente (volta 7)
13- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNF/Acidente (volta 1)
14- Rordigo Oliveira (SP/Footwork) - DNS
Volta mais rápida
Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 2:00.499 (Volta 13)
Incidentes que geraram penalizações
Murillo Grigolon - Volta 2 - Acidente com Thiago Wendt, gerando danos - +30 segundos
Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:13
<< Home