Layout by VICKYS.com.br

segunda-feira, 14 de abril de 2008

Carlos Júnior: campeão do GCM I

Paranaense conquista título. Kolachinski é vice e Wizard é terceiro.


Por Frank Aguiar / Sérgio Kolachinski

O campeonato começou a se definir durante a classificação. Carlos Júnior mais uma vez cravou a pole, virando 0.579 à frente do segundo colocado, Frank Aguiar. Mas não pensem que a pole do paranaense foi fácil. Faltando apenas cinco minuitos para o fim da classificação, Thiago Wendt surpreendeu a todos fazendo a pole temporária. Júnior, que estava nos boxes monitorando seus adversários nos pits, saiu às pressas para marcar o queria sua quinta pole no ano. Vale destacar que a McLaren, após um longo jejum, voltou a ocupar as primeiras posições. O mineiro trouxe com ele Sérgio Kolachinski na quarta posição para completar a segunda fila. O outro candidato direto ao título, Rodrigo Wizard, bem que tentou se adaptar ao circuito holandês em cima da hora, mas conseguiu apenas o oitavo tempo, praticamente dando adeus ao título.

Classificação
Clima: Dry
1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 1.21.600
2- Frank Aguiar (RJ/Williams) - 1.22.179
3- Thiago Wendt (MG/McLaren) - 1.22.264
4- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 1.22.339
5- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - 1.22.687
6- Cassius Naves (MG/Benetton) - 1.22.955
7- Luth Cysne (SC/Benetton) - 1.23.120
8- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - 1.23.209
9- Fernando Passos (RJ/Pacific) - 1.23.384
10- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - 1.23.821
11- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 1.23.989
12- Matheus Ferro (MG/Minardi) - 1.27.890
13- Thiago Barros (MG/Minardi) - 1.31.589

Carlos Júnior entrou decidido a conquistar o título, e logo na largada já deixou isso bem claro para seus adversários, com uma excelente largada não teve trabalho para se manter na ponta. Sérgio Kolachinski pulou do quarto para o segundo lugar, porém Cassius Naves que vinha forte do sexto lugar não conseguiu segurar sua Benetton, tocando de leve Kolachinski e assumindo a segunda colocação numa largada espetacular. Kolachinski ainda levaria uma investida de Thiago Wendt depois de alinhar sua Ferrari, mas deu o troco em seguida, se aproveitando que Wendt não tinha o melhor traçado. Frank Aguiar não largou bem e caiu para a quinta posição seguido por Raitz.

Kolachinski passou a perseguir Naves, seguido de Wendt, Aguiar e Raitz que vinham em uma disputa feroz mais atrás. No inicio da segunda volta Raitz ultrapassa Aguiar e em seguida deixa Wendt para trás também, enquanto Junior, de pista livre, tratava de abrir vantagem para Cassius.

No final da segunda volta Naves perde o ponto de frenagem na Kumho e Kolachinski em manobra oportunista assume a segunda posição. Raitz, Wendt e Aguiar encostam em Naves, e a disputa pelo terceiro lugar se torna o ponto alto da corrida. Na volta seguinte Raitz passa reto na Audi S e leva Wendt, que não pôde fazer a curva, na mesma direção. Raitz ainda contornaria a curva, porém Wendt passa reto e sai pouco a frente do próprio Raitz e Aguiar que vinham mais embalados. Os três entraram juntos da Kumho, sendo impossível evitar qualquer toque. Wendt levou a melhor enquanto Raitz espalhava pra cima de Aguiar, fazendo o piloto da Williams rodar na Arie Luyendijk, Aguiar ainda conseguiria controlar muito bem seu bólido, partindo para recuperação.

Na volta seguinte Wendt vinha forte, porém cometendo muitos erros sob a forte pressão de Raitz, que em uma ótima investida no final da reta principal conquistou a quarta posição e herdou a terceira após o erro de Naves na saída da Tarzan, que cairia para a quinta posição, com Aguiar já se fazendo visível em seu retrovisor.

Raitz segurou a terceira posição até a volta seguinte, quando estranhamente perdeu o controle de sua Ferrari batendo forte na Rob Stotemaker, perdendo o bico e dando adeus a disputa por posições. Naves começou a tirar a diferença para Wendt, porém teve de se preocupar com Aguiar, que rapidamente encostou na disputa pelo quarto lugar. Wendt poderia se aproveitar da disputa para abrir vantagem, porém o piloto da McLaren cometeria mais um erro, passando reto na Audi S. Quando retornou a pista viu Naves e Aguiar colado atrás e resistiu a pressão por mais uma volta, perdendo o ponto de frenagem mais uma vez, agora na Reanult Curve, caindo de terceiro para a quinta posição.

Na ponta Carlos Junior não deu chances para Kolachinski tentar qualquer investida, cruzando em primeiro, para conquistar não só mais uma prova, mas também o título.Aguiar ainda pressionou na volta final, porém por apenas 0.592s, Naves garantiu a terceira posição. Wendt cruzou em quinto e, em sexto, Raitz.

Sem se importar com o que acontecia no server principal, Wizard foi decidido para conquistar as duas vitórias em seu server, mas foi Cysne que manteve a ponta na largada da Sprint Race. E as coisas pioraram para o paulista, quando Vidal o surpreendeu na Hugenholtz com uma bela ultrapassagem. Na saída da Vodafone, Cysne perdeu o controle de sua Benetton e cai para a ultima posição. Romanowski, que vinha bem discreto com sua McLaren, armou um belo 'bote' pra cima de Wizard na Audi S. Passos aproveitou-se da distraçao do piloto da Forti e também garantiu mais uma posição. E, com o erro na Kumho (que lhe custou mais uma posição) e com a situação de momento, com Júnior liderando em seu server, o título ficara muito distante.

Nas voltas seguintes, Vidal administrava a vantagem sobre Romanowski, que vinha sofrendo pressão de Passos e Cysne. Até que, na volta 3, após erro de Romanowski na Arie Luyendijk, Passos prepara sua investida na Tarzan. E, com um toque de Romanowski, o carioca fica impossibilitado de voltar a disputar pela liderança da prova, mais pelo fato de ter-se acidentado após a Hugenholtz sozinho do que pelo acidente com o gaúcho da McLaren. Vidal, até então líder, sentiu na pele a tão tenebrosa Schelvlak, rodando e caindo para a última posição. E, mesmo ultrapassando Wizard na Hugenholtz na volta seguinte, os paulistas acidentam-se na Renault, com prejuízos para o piloto da Pacific. No fim, Wizard parte para cima de Cysne, conquistando a posição do catarinense nas voltas finais, com vitória parcial de Romanowski, em uma bela prova.

Sprint Race - Final, 9 voltas
Clima: Dry
1- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 0:12:32.202
2- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - +0:12.290
3- Cassius Naves (MG/Benetton) - +0:24.344
4- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +0:24.936
5- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:27.068
6- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:45.258
7- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 0:13:03.262
8- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:04.770
9- Luth Cysne (SC/Benetton) - +0:09.613
10- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:23.671
11- Fernando Passos (RJ/Pacific) - +1 volta
12- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNS
13- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNS

Volta mais rápida
Carlos Junior (PA/Tyrrell) - 1:22.583 (Volta 6)

Incidentes que geraram penalizações
Matheus Romanowski - Volta 3 - acidente com Fernando Passos - +10 segundos
Rodrigo Wizard - Volta 4 - acidente com Marcelo Vidal - +10 segundos
Luth Cysne - Volta 5 - acidente com Fernando Passos - +10 segundos


Depois de uma disputa intensa na Sprint Race, muito se prometia para a Feature com grid invertido. Com a taça na mão Junior preferiu não forçar na largada, Kolachinski tentou ganhar algumas posições porém acabou se enroscando ainda na reta, permanecendo na quinta posição. Naves pulou firma na ponta, seguido de Raitz, Wendt e Aguiar. Ainda na Hugenholtz Raitz tocou em Wendt, Aguiar que vinha atrás não conseguiu segurar e bateu em Raitz, bloqueando a pista. Aguiar não conseguiu achar espaço para passar e viu Kolachinski pular para a segunda posição, trazendo consigo o próprio Aguiar, Junior e Wendt. Aguiar sofrendo muita pressão de Junior perdeu o ponto na Schelvlak, com pouca aceleração viu Junior e Wendt passarem por ele, e com uma manobra espetacular deu o bote duplo na Renault Curve para recuperar as posições perdidas.

Na ponta Kolachinski passou a pressionar Naves, que se defendia muito bem. Com a disputa Kolachinski permitiu que Aguiar se aproximasse, e esse se aproximou tanto que acabou forçando na Tarzan, o suficiente para espalhar e fazer com que Kolachinski fosse dar um pequeno passeio na grama, caindo para a quarta posição. Com a manobra Aguiar perdeu a concentração e bateu forte na Gerlach, perdendo a asa traseira. Wendt que vinha mais atrás se assustou e rodou no mesmo ponto, perdendo a posição para Raitz, que vinha em corrida de recuperação.

Na ponta Naves passou se defender muito bem das investidas de Junior em uma disputa intensa, sempre seguidos de perto por Kolachinski que não conseguia se aproximar por estar mais pesado. A ordem então era, Naves, Junior, Kolachinski, Raitz, Wendt e Aguiar.

Naves conseguiu se defender de maneira brilhante por várias voltas, entretanto Junior conseguiu com muito suor assumir a ponta após manobra na Tarzan, porém o piloto da Tyrrell parou na mesma volta para fazer seu reabastecimento e troca de pneus, troca de pneus essa que tiraria qualquer chances do campeão brigar pela vitória, após a equipe colocar pneus soft.

Naves, assim como Kolachinski também estava mais pesado e continuou em ritmo forte para manter a distância na ponta, porém Naves forçou tanto que perdeu o controle na Scehlviak caindo para a terceira posição.

Após seu pitstop, Júnior ainda encontraria dificuldades para ultrapassar Wendt, que acabou inclusive espalhando para cima de Junior fazendo com que o piloto perdesse ainda mais tempo após sair da pista. O próximo a fazer seu pitstop foi Raitz, retornando na quinta posição. Junior ainda atrás de Wendt deu o troco, e na Hugenholtz, com um leve toque, ultrapassou Wendt que ainda perderia mais uma posição, para Raitz.

Kolachinski e Naves pararam juntos em seus pitstops. Naves tentando ganhar tempo acabou perdendo o bico na entrada dos boxes, e Kolachinski em parada perfeita conseguiu sair na liderança, pouco a frente de Junior e Raitz.

Com o desgaste excessivo dos pneus soft, Junior passou a receber uma forte pressão de Raitz enquanto Kolachinski tratava de abrir vantagem para conquistar sua primeira vitória no campeonato. Junior ainda perderia a posição para Raitz na pista, porém o piloto da Ferrari foi penalizado pelo incidente na primeira volta, terminando em terceiro. Aguiar bravamente conduziu sua Williams para completar a prova três voltas atrás e Cassius e Wendt cruzaram em quarto e quinto lugares respectivamente

No server B, as coisas mudaram de cenário na Feature. A Pacific largou na primeira fila e dela não saiu por muitas voltas. Cysne tentou acompanhar o ritmo, mas acabou errando na Audi S, caindo na última posição. Com ordem no rádio liberando os 'meninos' brigarem pela ponta, Vidal faz ótima ultrapassagem sobre Passos na Tarzan. Na mesma curva, 2 voltas depois, Passos iria revidar a ultrapassagem, mas Vidal perde o ponto de freiada e quase acaba com a corrida do carioca. Passos não desiste de sua empreitada e parte novamente pra cima de Vidal. Enquanto isso, o calvário de Wizard continuava: tentando acompanhar o ritmo dos líderes, o paulista foi surpreendido por Cysne na Renault. Mas, em um erro fatídico na Gerlach fez com que Cysne perdesse sua asa traseira e acabasse definitivamente com quaisquer chances de brigar por uma posição, assim como Aguiar em seu server.

Para piorar as coisas, o estilo Coulthard pairou novamente no GCM. E a vítima do escocês foi Wizard, batendo na entrada dos boxes quando então era líder (o paulista fez o pitstop após a dupla da Pacific). Wizard decidiu não fazer o reparo na Forti e partiu para as últimas voltas com o carro avariado, virando presa fácil para Vidal, que tentava se recuperar depois do retorno desastrado do seu pitstop. Enquanto Passos consolidava sua vitória parcial, ainda havia tempo para a última troca de posições do GCM I: Romanowski, assim como Vidal, foi vítima da Schelvlak na última volta, chegando na oitava posição na classificação geral.

Feature Race - Final, 19 voltas
Clima: Dry
1- Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 27:18.582
2- Carlos Junior (PA/Tyrrell) - +0:11.850
3- Ismael Raitz (SC/Ferrari) - +0:17.430
4- Cassius Naves (MG/Benetton)- +0:41.772
5- Thiago Wendt (MG/McLaren) - +0:44.422
6- Fernando Passos (RJ/Pacific) - 0:29:17.099
7- Marcelo Vidal (SP/Pacific) - +0:12.061
8- Matheus Romanowski (RS/McLaren) - 0:12.779
9- Rodrigo Wizard (SP/Forti) - +0:24.854
10- Frank Aguiar (RJ/Williams) - +3 voltas
11- Luth Cysne (SC/Benetton) - +3 voltas
12- Thiago Barros (MG/Minardi) - DNS
13- Matheus Ferro (MG/Minardi) - DNS

Volta mais rápida
Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) - 1:22.923 (Volta 17)

Incidentes que geraram penalizações
Ismael Raitz - Volta 1 - acidente com Thiago Wendt - +10 segundos
Frank Aguiar - volta 1 - acidente com Ismael Raitz - +15 segundos
Luth Cysne - Volta 1 - acidente com Matheus Romanowski - +10 segundos



E assim encerra-se o GCM I. Esperamos que todos os participantes, ativos e inativos, tenham se divertido muito nas noites de domingo e durante a semana, com as atualizações, vídeos, enquetes, comentários, reviews e tudo mais que aconteceu nestes dois meses de duração desta temporada.

No próximo domingo, teremos a nossa etapa extra no lendário circuito de Le Mans, aonde os participantes demonstrarão que não só de velocidade que é feito um bom piloto. Em uma legítima prova endurance, com cerca de 60 minutos de duração, todos os participantes estão convidados a participar dos 60 Minutos de Le Mans - 2ª Edição. Vale ressaltar que o regulamento para esta etapa especial já encontra-se disponível para visualização aqui no blog e na comunidade no orkut da liga.

Nesta semana serão divulgados todas as estatísticas do GCM I, bem como regulamento, calendário e inscrição da próxima temporada, que terá início no mês de maio. Não deixem de acompanhar o blog e aguardamos todos vocês em Le Mans! Até lá!

Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:22

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan