Layout by VICKYS.com.br

domingo, 13 de abril de 2008

Etapa 8 - Zandvoort: Serviço
Por Frank Aguiar

Domingo - 13/04/2008
Zandvoort, Holanda



Descrição: Neste circuito foi onde tudo começou. Foi aqui, no Circuito de Zandvoort, que o GCM foi concebido, em 26 de dezembro de 2007 no primeiro amistoso da liga. O circuito holandês tem uma localização privilegiada junto das dunas de areia situadas no extremo norte da cidade costeira que lhe dá o nome. Está localizado próximo ao mar, num dos mais populares balneários da Holanda, distante uns 60 km de Amsterdan, a capital do país. Há um grande número de hotéis de praia nas proximidades para todos os gostos e bolsos.

Pelo fato do circuito ser todos envolvido por dunas de areia, Zandvoort acaba dando ao público que assiste as corridas ao longo da pista uma das melhores visões panorâmicas de todos os circuitos de corrida existentes no mundo. Se você estiver postado sobre a mais alta duna no centro do circuito, terá a visão de quase toda a pista.

O seu design é da autoria de John Hugenholts, que mais tarde viria a ter um papel ativo no desenvolvimento dos circuitos de Jarama, na Espanha, e Suzuka, no Japão. Mas Zandvoort tem a sua lenda própria. O circuito fora erigido sobre antigas vias de comunicação construídas pelos Exército Alemão durante a sua ocupação na II Guerra Mundial. Terminada a guerra, o prefeito Van Alphen refinou o plano alemão, montando o circuito de corridas que foi considerado soberbo pela maioria dos entusiastas. Zandvoort tornou-se extremamente popular entre os aficionados pelas suas emocionantes curvas rápidas, tal como a Scheivlak e o hairpin Tarzan, no final reta de chegada.

Estando no meio das dunas, Zandvoort tinha várias ondulações e várias mudanças de elevação, particularmente na famosa curva Scheivlak, que era percorrida para baixo e para a direita. As curvas eram de vários câmbers e ângulos diferentes. O hairpin Tarzan no final da reta dos pits tornou-se uma das curvas mais famosas do automobilismo. A pista era de alta velocidade e a areia que o vento soprava para a pista sempre foi um grande problema para carros e pilotos.

Alberto Ascari foi o vencedor dos dois primeiros Grandes Prêmios aqui disputados em 1952 e 1953, correndo pela Ferrari. Na década de 60 o escocês Jim Clark saboreou a vitória em quatro ocasiões, e o seu compatriota Jackie Stewart por três vezes, no início da década de 70. James Hunt registou a sua primeira vitória em 1975, repetindo o feito em 1976. 1985 fica marcado pela conquista da terceira vitória no circuito por parte de Niki Lauda, mas também pelo cair do pano nas visitas da Fórmula 1 a Zandvoort, já que ecologistas da Holanda reclamavam pois parte do autódromo ficava em uma área de preservação ambiental. Depois de muitas discussões e desacordos a pista teve que ser desativada definitivamente. A parte que era formada por estradas antigamente era a parte da pista que não poderia ser usada mais para corridas.


Na década de 90, o circuito de de Zandvoort sofreu uma grande reforma e, em 1999 foi aberto com um novo layout, com 4307m. Apesar da Fórmula 1 estar ausente há mais de 20 anos no circuito holandês, de certa forma Zandvoort continua a ter enorme importância dentro do cenário do automobilismo internacional. Além de receber provas da F-Opel Européia e da DTM, Zandvoort sedia, desde 1991, uma prova especial de Fórmula 3 chamada atualmente de Marlboro Masters (hoje chamada de Ultimate Masters, devido a proibição do tabaco no continente europeu), que reúne os melhores pilotos e equipes dos vários campeonatos de Fórmula 3 do mundo. Mais que uma corrida, é uma oportunidade única de conhecer e ver em ação aqueles que no futuro poderão estar acelerando os carros de Fórmula 1 pelo mundo afora. A vitória no Marlboro Masters dá prestígio e visibilidade ao piloto. Como fez o austríaco Christian Klien, cuja vitória no Marlboro Masters de 2003 convenceu a equipe Jaguar a contrata-lo como piloto titular para a temporada de 2004. Outros pilotos, como David Coulthard (1991), Pedro Lamy (1992), Jos Verstappen (1993), Takuma Sato (2001) e Lewis Hamilton (2005) já conquistaram sua vitória na Marlboro Masters.


Informações da pista - Zandvoort
Localidade: Zandvoort, Holanda
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: atual (clique
aqui para ver o traçado)
Extensão: 4307 metros
Sentido: Horário
Pole-position: Esquerda
Primeira curva: Direita


Horários (Participantes, horário britânico)
20:00 às 20:15 - Briefing
20:20 às 20:40 - Classificação
20:40 às 20:55 - Divisão dos Servers
21:00 às 21:20 - Sprint Race, 15% (9 voltas)
21:25 às 21:55 - Feature Race, 30% (19 voltas)


Previsão do tempo (de acordo com o site www.weather.com)
Classificação - Overcast
Sprint Race - Overcast
Feature Race - Overcast


Recomendações especiais para este circuito
[*] Não 'corte', em hipótese alguma, a curva Audi S. Caso ocorra, demonstre na pista que fora acidental e não atrapalhe o participante que vem atrás.
[*] Lembre-se: pelo menos uma roda na pista, sendo que zebra conta como pista;
[*] Mantenha o traçado da direita na saída dos boxes, para não atrapalhar quem estiver em volta rápida e/ou na disputa de posição;
[*] Caso dê LAG, não tente passar “fantasma” pelo adversário: ultrapasse corretamente. Caso fizer, devolva a posição. Caso não devolva, penalização de 20 segundos no tempo final de prova.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 12:56

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan