domingo, 27 de setembro de 2009
Gean e Stefano, os reis de Monaco
Pilotos da Leyton House e Minardi vencem provas marcadas por acidentes.
Após muitos dias de treino, aerofólios perdidos no guard rail, mensagens desesperadoras em busca de um setup razoável e muitos palavrões ditos após uma batida sem sentido, enfim foi realizada a quinta etapa do GCM V em Monte Carlo. Nas ruas estreitas do circuito monegasco, quem se deu bem foi Stefano Agria, na primeira corrida, e Gean Celso, na segunda prova. E, pela primeira vez nesta temporada, as duas corridas terminaram no tempo limite de 30 minutos. Nada que influenciasse o resultado final. Entretanto, o que influenciou mesmo no resultado final foram os acidentes. Ah, os acidentes... vimos de tudo um pouco em Monaco: carro voando por cima de guard rail, pilotos inspirados no finlandês Kimi Raikkonen e acertando o piloto da frente (imaginando ser Adrian Sutil), dúvidas sobre se dois corpos realmente ocupam o mesmo espaço etc. Vimos até acidente dentro do pitlane!
Mas nem tudo são espinhos, certo? Alguns participantes realmente deram um show de direção em Monaco. Carlos Zoro, Ismael Raitz e Murillo Grigolon deram uma aula de boa pilotagem. Mesmo não brigando pela vitória, os três mostraram a todos como deve ser a conduta de um piloto nas pistas virtuais. "O Bonequinho Viu" e aplaudiu de pé. Parabéns!

Incidentes analisados com punição:
• Volta 1: Cassius Naves realiza manobra perigosa em Gean Celso na Saint Devote - Advertência
• Volta 1: Pedro Carvalho toca no carro de Fernando Passos, gerando acidente envolvendo mais três pilotos na Saint Devote - Infração Média - +30s
• Volta 1: Antonio Rony empurra o carro de Frank Aguiar na saída do PitLane - Advertência
• Volta 10: Antonio Rony toca em Ismael Raitz, ganhando a posição na Lowes - Infração Leve - +15s
• Volta 20: Antony Rony toca em Cassius naves, ganhando a posição na Piscine - Infração Leve - +10s
Incidentes analisados com punição:
• Volta 2: Stefano Agria toca em Luth Cysne, fazendo com que os dois ganhassem a posição de Ismael Raitz na Neuvelle Chincane - Advertência - +10s
• Volta 3: Antonio Rony realiza manobra perigosa em Gean Celso na Lowes - Advertência
• Volta 3: Felipe Sullivan toca em Frank Aguiar, ganhando posição na Rascasse - Infração Leve - +5s
• Volta 04: Antonio Rony toca em Fernando Passos na Casine, fazendo-o rodar no próprio eixo - Infração Média - +15s
• Volta 5: Frank Aguiar toca em Wagner Gomes na Saint Devote, devolvendo posição - Advertência - +5s
• Volta 8: Stefano Ágria toca em Wagner Gomes, retardatario, na Mirabeau - Advertência - +5s
• Wagner Gomes efetua "zigzag" durante disputa de posição com Felipe Sullivan - Advertência
Próxima prova será em Magny-Cours, etapa que marca a 2ª metade da temporada. Conseguirá Stefano Ágria manter a liderança? Gean Celso irá se tornar candidato ao título? E Cassius Naves, vai se recuperar? AS respostas, domingo que vem, às 16:40! Até lá!!
Postado por Gran Chelem Motorsports às 19:35
sábado, 19 de setembro de 2009
Etapa 5 - Monte Carlo
Circuit de Monaco
Dia 20/09/2009
Clima: Dry
Race Start: 3:00 PM
Duração:
Race 1 - 23 voltas ou 30 minutos de duração
Race 2 - 23 voltas ou 30 minutos de duração
Horários:
16:40 às 17:00 - Briefing
17:00 às 17:10 - Classificação
17:10 às 17:20 - Warmup 1
17:20 às 17:50 - Race 1
17:50 às 18:00 - Warmup 2
18:00 às 18:30 - Race 2
Recomendações especiais:
Saída dos boxes: como não existe linha branca, manter-se a direita até a Sainte Devote (1ª curva)
Neuvelle Chicane: a curva depois do túnel. A organização irá relevar três cortes não-intencionais, ou seja, aqueles que o piloto não tem a intenção de levar vantagem e não traciona de forma correta por erro de direção. Numa disputa de posição é obrigatório ceder a posição caso leve vantagem. A penalização será de 30 segundos no tempo total de prova.
Michael Schumacher: todos os acidentes serão monitorados e qualquer acidente proposital com o objetivo de prejudicar os demais será considerada infração Gravíssima
Licença GCM:
Não irão participar da qualificação os pilotos Antonio Pereira, Luth Cysne, Thiago Cruvinel, Frank Aguiar e Antonio Rony
Coluna SNC
Edição 26
Estamos de volta! Quase um mês fora, a Coluna SNC vem, primeiramente, pedir desculpas. Não pelo afastamento, mas sim pela ousadia de ter voltado, duvidando de sua capacidade intelectual, hehehe.
Vamos começar primeiro com os treinos coletivos. A galera marcou presença nos três treinos marcados, com média de 8 participantes. Foram mais de seis horas de muito treino, com direito a dicas de como ajustar o setup, de como configurar os ajustes de vídeo do rFactor, simulações de corrida e, principalmente muito, mas MUITO aerofólio espalhado pelo circuito de Monte Carlo. Quem aqui que esteve nos treinos não saiu dos boxes e bateu logo na primeira curva?
Além da primeira curva, outros pontos do circuito também foram muito visados pelos pilotos nos treinos:
- Mirabeau: curva pra direita após o Casino, no fim do 1º setor. Ali muita gente bateu, principalmente, disputando posição;
- Portler: curva de acesso ao túnel. Um pouco mais de aceleração ali e imitar Senna será moleza;
- Piscine: outro ponto que, se vier com velocidade acima, o piloto vai virar passageiro num piscar de olhos ;
- Virage: última curva de Monte Carlo. Acidente ali é sinônimo de engarrafamento. Como vimos isso nos treinos...
Vai ser uma corrida onde quem bater menos vai se dar muito bem. Como foi dito no último treino coletivo: "Nem me importo com a qualificação. Quero na corrida é fazer apenas um pitstop"
Falando agora sobre a Licença GCM, parece que o sistema de abono foi muito bem recebido pelos participantes. Dos que estão com a corda no pesçoco, Stefano Agria e Wagner Gomes marcaram presença nos treinos. Já os pilotos que não participarão da qualificação para Monte Carlo, estiveram presentes Antonio Pereira, Thiago Cruvinel, Frank Aguiar e Antonio Rony.
Agora, as novidades que rolaram em cada equipe
Finalmente a Benetton pode contar com o vice campeão do GCM IV. Após ficar sem correr durante 3 etapas, perdendo todo aquele tumulto de início de campeonato que poderia ter rendido bons pontos, o catarinense Carlos Zoro avisou a imprensa em primeira mão em A1Ring, que recebeu a primeira parte do equipamento para poder participar dos treinos para a etapa.
"A placa gráfica do carro é gigantesca! Quase não entrou no carro... mas agora está funcionando 100% e já estou pronto pra voltar às pistas"
Zoro ainda comentou como será a próxima etapa do GCM V: "Sinceramente? Vence quem conseguir aguentar o maximo sem encostar no muro ou bater em outro piloto. Nessa corrida, o que vai valer, é ser constante e largar na pole com uma boa estratégia, afinal em outras corridas mais "fáceis" a galera deu um show de batidas, inclusive nessa última corridaem a1, eu acabei batendo por conta de freiadas demasiadamente antecipadas, então creio que em mônaco não vá ser muito diferente. Mônaco não é uma das minhas pistas favoritas, mas sei que posso ser constante lá, se ninguem enxer o meu carro denovo. Quanto à briga por vitórias, nesse mod é impossível agora, mas posso brigar pelas primeiras posições tranquilamente".
Ah, pois é. Carlos Zoro conseguiu um 4o lugar em sua corrida de estreia.
Já Wagner Gomes recuperou-se com sucesso de uma enfermidade que lhe tirou das pistas virtuais. Recuperado, o piloto afirmou que "agora estou beleza para retornar a participar de todos os treinos"
Sucesso no seu retorno!
Falando em estreia, a equipe Leyton House chegou arrebentando. Até a etapa em Imola a equipe inglesa já era considerada fora de qualquer etapa do GCM V. Gean Celso que, após diversos problemas com a justiça, conseguiu alinhar seu carro para A1Ring. Naturalmente se tratando de uma equipe com poucos recursos e muitas promessas, Gean pretende efetuar uma corrida moderada, poupando o equipamento e tentando chegar a casa dos pontos. Conseguindo patrocínios para as outras corridas que virão pela frente. Uma largada tipo Gugelmim fez na França nem pensar.
OBS: Gean Celso VENCEU na corrida de estreia, em A1 Ring.
Para Monte Carlo, outra estreia: a equipe Leyton House finalmente entregará o segundo carro em condições para que o piloto Fabio Neris possa correr
"Fico muito feliz em estreiar em uma pista que sempre andei bem pretendo colocar meu parceiro Gean 'Estrategista' Celso no chinelo"
Na Coluna SNC #25 vimos Cassius Naves na segunda posição do GCM V. O piloto da Footwork assumiu a liderança do campeonato após um verdadeiro massacre em Imola.
"Estou muito contente com os resultados obtidos, sei que a equipe está se esforçando bastante para me dar um carro competitivo e por isso agradeço a confiança e espero estar correspondendo as expectativas.", declarou o piloto que já atinge a impressionante marca de 3 vitórias em 6 corridas disputadas.
Mas o que vem fácil, vai fácil. "Foi uma etapa para ser esquecida...". Essa foi a única frase que os jornalistas conseguiram escutar do piloto mineiro Cassius Naves. O piloto da Footwork largou na pole position e tinha grandes chances de vitória mas, em ambas as corridas, viu todo o trabalho de 2 semanas irem embora após uma pane no Modem de sua conexão e em uma falta de atenção no Setup para a 2ª Bateria.
"Essa é uma etapa para ser esquecida, a equipe já está trabalhando forte para tentarmos recuperar a liderança do campeonato já em Monaco, sabemos dos novos adversarios que estão vindo muito fortes mas nem por isso vamos deixar de tentar vencer", declarou o piloto.
Será que para ser esquecida deve ser a declaração da Dallara? A equipe anunciou, após a etapa de Imola, que devido a problemas internos não terá como participar de todas etapas do campeonato com seus dois pilotos! A Equipe está sobrecarregada, dessa forma não tem disponibilidade e condições de estar presente em todos Gps do calendario. Mas, em A1 Ring, a história foi outra: Ronaldo dos Anjos e Lucas Silva, mesmo se encontrando na pista algumas vezes, mostraram que estão em forma e travaram bons duelos com outros pilotos.
Será que esse comunicado foi divulgado para dar enfase ao novo narrador de corridas virtuais, nova profissão de Ronaldo dos Anjos? A verificar... rs
Se a Coluna SNC irá verificar de perto os próximos VT's da temporada, recebidos com entusiasmo por todos os pilotos, também podemos verificar uma melhora nos rendimentos da equipe Ferrari. Para Monte Carlo, a equipe italiana espera ter muitas dificuldades. O Piloto Fernando Passos concedeu uma rápida entrevista já em Monte Carlo durante os treinos que ocorreram durante a semana.
"Aqui será uma etapa muito dificil, pois o carro não está com equilibrio e tração que são muito importantes aqui. É uma pista em que o carro tem que ter uma carga muito alta de pressão aerodinâmica (downforce), e esse modelo 642 não está proporcionando aderência necessária para poder atacar as curvas. Além disso, ainda estamos com problemas de tração nas saídas das curvas, pois o carro está saindo muito de traseira e comprometendo os pneus. O objetivo do time nessa etapa será pontuar apenas, então, vamos em busca disso" - informou o piloto carioca.
Já o outro piloto da equipe, Frank Aguiar, não descansa. Nem fora das pistas. A nova aventura do carioca agora é em HTML. Além de acumular a organização do Gran Chelem Motorsports, participar do GCM V e de exercer a função de colaborador no Brazil With Lasers, Frank Aguiar agora também é organizador da Copa BATRacer Brasil, novo torneio do game manager BATRacer que irá envolver a maiora dos clãs brasileiros
"Cara, imagine você ter que adminsitrar uma liga de Automobilismo Virtual, colaborar com um clã no BATracer, organizar um campeonato nacional e, ainda por cima, ter que treinar online no tempo que me sobra para as etapas do GCM V. Fora a faculdade. Faltam horas nos meus dias! (risos)"
Para a 5a Etapa, em Monaco, Aguiar prometeu gastar "o menor número possível de asas dianteiras e suspensões"
Depois de faltar energia elétrica no Motor Home e mais duas oportunidades de pescaria (e alguns peixes exclusivos), o piloto da Brabham Ismael Raitz está praticamente confirmado para o GP de Mônaco, apesar dos problemas com o acerto do carro.
Na última etapa, em A1 Ring, Krakatoa finalmente estreou na temporada e a Brabham parece satisfeita em poder contar, talvez, com seus 2 carros no grid.
O piloto Raitz adianta, ainda, que quem quiser apostar R$ 1 mi numa mesa de pôquer em Monte Carlo, é só chegar.
Para fechar a coluna, o que mais incomodou os participantes do GCM V foi o silêncio da equipe Williams. Apesar do apesares, o piloto Antônio Rony declarou, em rápida entrevista, que pretende ganhar a corrida de Mônaco, onde se mostrou familiarizado com todas as curvas e um carro bem preparado, registrando o melhor tempo nos três treinos realizados. A equipe também aguarda o grande piloto Rodrigo Santos, para uma disputa acirrada pela vitória no Principado de Mônaco.
Postado por Gran Chelem Motorsports às 23:47