Layout by VICKYS.com.br

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Naves e Ste vencem na primeira etapa
Piloto da Minardi começa temporada na frente. Rony e Naves fecham o TOP 3

Pois é, senhoras e senhores. Uma Minardi venceu. E mais: largou da pole position. Stefano Agria cravou o melhor tempo no qualy, dividindo a primeira fila em Laguna Seca.




Laguna Seca - Race 01
Como é? Uma Minardi venceu???

Foi dado o arranque inicial! E lá vamos nós para a primeira prova da temporada. Na largada os carros se aglomeram para dividir a primeira curva. Alguns levaram o "comer poeira" a sério e resolveram dar uma passeada rápida na brita.

Stefano, Rony e Sullivan cruzam a primeira curva nas primeiras posições. No fim da primeira volta Rony erra a tangência da curva e vai dar uma passeada ao mesmo tempo que Cassius arma o bote para cimade Felipe na curva final. Ao passo que Naves continua indo em busca da posição da Minardi de Sullivan, Araújo dá o bote com sua Footwork em cima de Ismael Raitz e divide a curva com Antônio Rony.
A corrida continua na mesma enquanto os pilotos forçam o ritmo para galgar um lugar ao Sol. Stefano vai disparando na frente com sua Minardi enquanto a briga pelo segundo lugar esquenta entre Sullivan, Naves e Rony. Sullivan erra e perde a freada do Saca-Rolha e com isso vai para o quinto lugar. Mais atrás Thyago Cruvinel vem enfrentando problemas com a dirigibilidade de seu carro mas segue na prova em busca de pontos.

Enquanto isso, no outro server, é Fernando Passos que saí na frente após a primeira curva, seguido pela dupla da Tyrrell, Luth Cysne e Luis Morais. Enquanto Mario Marinho, Antonio Pereira e Wagner Gomes davam aquela conferida na brita, Murillo Grigolon e Luis Morais observavam de longe o belo duelo que se iniciava entre Cysne e Passos, disputa quente, que já dura três temporadas.

Pereira veio quente ainda na primeira volta após seu erro nos metros iniciais, mas no saca rolhas perdeu o controle de sua Ligier e todo trabalho ficou novamente na brita. No fim da primeira volta, Cysne consegue ultrapassar Passos e, no mesmo ponto, Grigolon leva a melhor em cima de Morais.

Já Raitz e Aguiar seguem no seus ritmos esperando erros alheios para ganhar posições. Após as paradas no box, de quem tinha estratégia de parar, a classificação ficou com Rony na liderança, seguido por Stefano, Araújo, Raitz, Naves, Sullivan, Aguiar e Cruvinel.

Tudo vinha numa calmaria só até o fim da volta 7, quando Grigolon aperta pra cima de Passos e, no erro do carioca, conquista a segunda posição. Duas voltas depois, Marinho abre a janela de pitstops da pior maneira possível, batendo violentamente na entrada dos boxes e perdendo vários segundos no pitlane. E o caos continua, com Pereira também perdendo o ponto de freiada e danificando sua Ligier na curva 6. Enquanto a Benetton alertava Gomes para respeitar o limite de velocidade no pitlane (Gomes ligou após contornar a curva 10, hehe), Passos tenta tirar o máximo de sua Ferrari pra aproximar-se de Grigolon e proporcinam um pega daqueles. Ele tenta ganhar tempo na pista, sendo o último a fazer o pitstop, mas um erro no saca rolha sacramentou a posição de Grigolon. No fim, quem se deu bem foi a dupla da Tyrrell, com Cysne vencendo em seu server com Morais em seguida, o único que não fez pitstop.

Na disputa para quem iria ser o vencedor da primeira etapa do GCM V, vimos um duelo sensacional no trecho final da prova, entre Rony e Ste. Quem leva a melhor, sagrando-se vitorioso, foi Stefano e sua Minardi.



Incidentes analisados:
• Felipe Sullivan - Toque em Cassius Naves - Volta 1, curva 11 - sem efeito
• Felipe Sullivan - Saída irregular dos boxes - Volta 9, curva 1 - Infração Leve, +10s
• Antonio Pereira - Toque em Wagner Gomes - Volta 1, curva 11 - sem efeito


Laguna Seca - Race 02
Footwork no lugar mais alto do pódio


Largada com grid invertido, essa é a chance dos azarados mostrarem seu potencial. O pole Cruvinel espalha e acaba caindo pra ultimo. Logo a frente foi a vez de Stefano decolar em uma das zebras e perder muito tempo. Como era de se esperar de um grid invertido, em meio a tantos erros as posições vão se alternando inumeras vezes e Sullivan vai abrindo pouco a pouco na ponta até que erra e perde posições.
Em um certo momento as duas Footworks assumem a ponta, mas isso dura apenas uma reta, pois quando Rony e Araújo vão desputar posição ambos se tocam e Sullivan acaba dando um empurrãozinho a mais no piloto da Footwork.

Gomes larga na liderança no outro server, mas Passos vem sedento por vitória, seguido por Pereira, Grigolon, Morais e Cysne, que quase se enrosca com Passos na curva 6. No fim da primeira volta, uma cena que com certeza valeu por toda a espera no briefing: Morais, Pereira e Grigolon lado a lado na reta principal, disputando a 3ª posição, num legítimo 3 wide. Grigolon vence a disputa e vai atrás da liderança, que pertencia a Gomes até a 3ª volta, quando errou sozinho no saca rolha. Luth também se aproveita da situaçao e assume a ponta na quinta passagem.

Na janela de pitstops, Passos e Pereira são os únicos a seguirem na pista no server B. O piloto da Ferrari por pouco não consegue obter a vitória: para evitar uma colisão com Gomes no saca rolha, Passos reduz tudo, permitindo a aproximação e ultrapassagem de Cysne, vencendo em seu server.

Enquanto os demais pilotos enfrentam problemas em seus carro, Rony, Sullivan, Naves e Raitz são os quatro que tem chances de disputa da liderança da prova. Após as pareadas no box, Cassius assume a ponta e permanece até o fim, com Rony chegando em segundo e Raitz em terceiro.



Incidentes Analisados:
• Stefano Agria - Toque em Ismael Raitz, acarretando ultrapassagem - Volta 1, Andretti Harpin - Infração Leve, +10s
• Felipe Sullivan - Toque em Cassius Naves e Retorno Perigoso - Volta 3, Saca Rolha - Infração Grave, +10s e +20s
• Matheus Araújo - Toque em Antonio Rony - Volta 4, curva 5 - sem efeito
• Felipe Sullivan - Saída irregular dos boxes - Volta 9, curva 1 - Infração Leve, +10s
• Frank Aguiar - Retorno Perigoso - Volta 15, curva 4 - Incidente Grave, +20s
• Fernando Passos - Toque em Antonio Pereira - Volta 1, curva 5 - sem efeito
• Wagner Gomes - Desrespeito a bandeira azul: Luth Cysne e Fernando Passos - Advertência, +30s


É isso então, galera. Semana que vem, no mesmo horário, o GCM estará em Interlagos, para a realização da segunda etapa. Teremos um repeteco do que foi em Laguna Seca? A turma que ficou no server B vai reagir? E os faltosos, vão aparecer para dar aquela pressão na turma? Nos vemos no dia 16! Até lá!

Por Matheus Araújo e Frank Aguiar

Postado por Gran Chelem Motorsports às 18:29

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan