Layout by VICKYS.com.br

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Cysne vence em Interlagos. Cassius assume vice liderança
Etapa é marcada pelo alto índice de acidentes


E Luth Cysne quebra um tabu no GCM. Pela primeira vez um piloto venceu duas vezes em Interlagos. Depois de seis vencedores diferentes, o catarinense da Tyrrell chegou no fim da prova no lugar mais alto do pódio. Mas a vida dele não foi tão facil assim não.

Na classificação para a Race 1 já ficou evidente quem seriam os candidados a vitórias em Interlagos. Stefano, Cassius, Luth e Rony deixaram todo o restante do grid para trás e disputaram volta a volta quem iria largar na posição de honra nesta segunda etapa. Quem se saiu melhor foi Stefano, marcando o tempo de 1:15,034, com Cassius dividindo a primeira fila.



Interlagos - Race 1
Cysne quebra tabu e vence corrida.


Luz verde! Largaram! Como era a primeira etapa a ser disputada em server único com muitos pilotos, a cautela na primeira curva foi perceptível. Enquanto Sullivan largava dos boxes e as duas AGS ficaram estáticas em suas posições, Cysne pula de 3º para a liderança da prova, com Stefano em segundo e Cassius em terceiro. Quem não teve uma largada nada boa foi Rony: além de largar mal, o piloto da Williams erra a tangência no Laranjinha, perde a posição para Aguiar no Pinheirinho e roda (com aquela ajuda marota de Pereira) na Junção. Na abertura da segunda volta os ponteiros se estranham no S do Senna e Aguiar aproveita-se para entrar como zebra nessa disputa. Pouco depois é a vez de Ronaldo dos Anjos, estreiante da noite no GCM, dar uma escapada no mesmo ponto, deixando Wagner Gomes empolgado pra pegar a 7a posição. Outro que se dá bem no S do Senna é Alexandre Rios, que supera Pereira e assume o 9o lugar.

E a disputa pela liderança continua boa, com Cysne tentando fugir de Cassius, que tenta não vacilar porque Aguiar está logo atrás, se defendendo como pode dos ataques de Stefano. Na briga pelo 7o lugar, Wagner se aproveita do vacilo de Ronaldo e fica com a posição e, se Pereira tivesse um pouquinho mais de calma, o piloto da Dallara iria ter problemas maiores. Azar pior teve Grigolon, que não esperava que Stefano rodasse na sua frente, acertando em cheio a lateral da Minardi. Mal sabiam os que vinham atrás, que encontraram uma McLaren lenta lenta no fim da Reta Oposta, o que permitiu o grupo intermediário se agrupar novamente e Rony a alcançar o 6o lugar em sua recuperação. Entretando, esse agrupamento não foi nada bom para Alexandre: Sullivan, ao calcular mal a ultrapassagem sobre Ronaldo, acaba tocando em Alexandre e, quando ele retorna a pista, o piloto da Minardi o toca novamente, jogando-o contra o muro. Fim de prova para o piloto da Lotus, que sai aos berros da pista.

Se lá na frente Stefano consegue ultrapassar Aguiar duas voltas após perder a posição, coitado do Murillo, que imaginou-se ultrapassando Helio mas encontrou foi o muro da reta principal, depois da manobra agressiva do piloto da AGS, também abandonando a prova. E o que dizer de Rony? Estava vindo em uma corrida daquelas de tirar o chapéu, já na 5a poisção ainda com 1/3 de prova e abandona após mais uma manobra nada amistosa de Helio. E por pouco Morais, que vinha de certa forma duelando bem contra Rony, também não se vê fora da Race 1 em Interlagos.

Até a janela de pitstops, a coisa se mantém estável, fora a perseguição de Stefano pela 2a posição de Cassius e o eterno duelo entre Rodrigo e Wagner. Todos eles realizaram seus pitstops na janela prevista, menos Morais, que arriscou ao largar com o tanque cheio até o gargalo e deu um belo trabalho a Stefano. No fim da prova, Cysne vence com certa vantagem sobre Cassius e se torna-se o primeiro piloto a vencer duas vezes em Interlagos. Stefano se recupera e chega em terceiro numa prova marcada pelos abandonos.



Incidentes analisados com punição:

• Antonio Pereira - Toque em Antonio Rony, com ultrapassagem - Infração Leve, +10s
• Felipe Sullivan - Toque em Alexandre Rios, que abandonou a prova - Volta 4, Curva do Sol - Infração Grave, +60s
• Helio Cruvinel - Não respeitar bandeira azul para Cassius Naves - Volta 5 - Advertência
• Helio Cruvinel - Não respeitar bandeira azul para Luis Morais - Advertência
• Helio Cruvinel - Não respeitar bandeira azul para Antonio Rony, causando abandono - Infração Gravíssima, +60s
• Stefano Agria - Toque em Luis Morais, com ultrapassagem - Volta 14, Junção - Infração Leve, +5s
• Luis Morais - Toque em Stefano Agria, com ultrapassagem - Volta 15, S do Senna - Infração Leve, +10s



Interlagos - Race 2
Stefano vence. Mas não leva.


Agora é a vez de Sullivan largar na pole, com Cruvinel Pai ao seu lado na primeira fila. E logo na largada, um teste para os cardíacos: Helio larga mal e fica parado em sua posição, quanto Cassius rodou sozinho no meio do grid. Foi um "Deus nos acuda" gigantesco. Que o digam Passos e Rony, que quase viram o restante da corrida nos boxes. Pensam que acabou por ai? Que nada! Logo no S do Senna, mais emoções: Ronaldo e Sullivan se estranham (essa sobrou pro Pereira, coitado) e Hélio dá uma aparada na grama e volta em cima de Passos que por muito pouco não divide a AGS em dois. Lá na Reta Oposta, foi a vez de Wagner tirar o fôlego da galera, causando um belo acidente com Cysne. No pelotão intermediário é uma ultrapassagem a cada curva, impossível descrever com algumas linhas. Já com os ponteiros, Aguiar pula paro o 2º lugar no 2º setor e fecha a porta de quem tenta tomar sua posição, até Sullivan perder o ponto de freiada e levar Aguiar junto, entregando a posição para Rony de graça. E é assim que se encerra a primeira volta: MOR-RON-AGU-SUL-PER-PAS-STE-NAV-GOM-CYS-GRI-RDA-HEL

E a segunda volta começa do jeito que terminou a primeira, com os carros com o melhor ajuste ultrapassando como podem os mais lentos. Cysne, Stefano e Cassius, TOP 3 da Race 1, estavam dispostos a repetir o pódium. Wagner ainda tentou resistir a investida do piloto da Tyrrell (trazendo Grigolon de bandeja), mas não conseguiu obter o resultado esperado. Bem, pelo menos Wagner pode se orgulhar da ultrapassagem em cima de Ronaldo (brilha mucho no GCM), enquanto Pereira sofria horrores na subida do café com a pouca potência de sua Ligier.

Daqui pra frente toda a tensão (eu disse tensão) da largada sai de cena, dando lugar ao cansaço coletivo, visto nos acidentes totalmente evitáveis que veremos a seguir. Antes disso, vale ressaltar a bela disputa entre Passos, Naves e Cysne pela 6a posição, lembrando os velhos tempos do início da Liga. Na quarta volta, é Rony e Morais que se estranham pela liderança, com o piloto da Tyrrell se dando mal e caindo para a quinta posição. Com o acidente, Stefano se aproxima fácil de Rony. Nesse momento Stefano e Sullivan são os mais rápidos na pista e partem pra cima de Rony e Aguiar, respectivamente. Na volta 6, Stefano assume a ponta e Sullivan para no bloqueio de Aguiar.

Na volta 11 fica evidente o porquê das Minardis andarem tão rápido, com Stefano abrindo a janela de pitstops, seguido por Sullivan. Mas, o evento mais importante neste ponto da prova não é o início dos pitstops, e sim a performance de um piloto: Helio Cruvinel. Mesmo sendo sua estreia na Liga, o piloto da AGS aprontou de tudo. Aguiar foi o primeiro a sofrer, caindo do 4o para o 9o lugar. Desconcentrado com o fato, o carioca bate sozinho na reta dos boxes, tendo que antecipar seu pitstop. E Cassius é o último a parar e, ao tentar repetir a estratégia de Morais na corrida anterior, confessou após a prova que tal estratégia era "insana demais".

Nas voltas finais, as Minardis novamente são o destaque, com Stefano e Cysne brigando pela liderança e Sullivan e Cassius pelo quinto lugar, numa disputa que praticamente durou a prova toda, que se encerrou com uma vitória moral pro piloto da Footwork, após a pane seca de Sullivan. Na penúltima volta, Stefano tem a liderança por alguns segundos, mas Cysne estava disposto a conquistar outra vitória. Entretanto, Helio Cruvinel aparece para seu ataque final. Assim como o padre irlandês, ele surge do nada no Laranjinha e não obedece a bandeira azul. Toda a vantagem construída por Cysne vai por água abaixo e Stefano o ultrapassa no Bico de Pato para selar sua vitória. E Helio quase que também não tira a 2ª posição de Cysne: Rony chegou atrás do catarinense apenas a 192 milésimos.



Incidentes analisados com punição:

• Wagner Gomes - Toque em Luth Cysne, com ultrapassagem - Volta 1, Reta Oposta - Infração Leve, +10s
• Luth Cysne - Retorno Perigoso - Volta 1, Reta Oposta - Advertência
• Felipe Sullivan - Toque em Frank Aguiar, com ultrapassagem - Volta 1, Bico de Pato - Infração Leve, +5s
• Wagner Gomes - Toque em Murillo Grigolon, com ultrapassagem - Volta 2, S do Senna - Infração Leve, +10s
• Rodrigo dos Anjos - Toque em Wagner Gomes, com ultrapassagem - Volta 2, Reta Oposta - Infração Leve, +10s
• Stefano Agria - Toque em Antonio Pereira, com ultrapassagem - Volta 2, Junção - Infração Leve, +10s
• Fernando Passos - Toque em Cassius Naves - Volta 3, Junção - Infração Leve, +5s
• Antonio Rony - Toque em Luis Morais, com ultrapassagem - Volta 4, Junção - Infração Média, +15s
• Helio Cruvinel - Não respeitar bandeira azul para Frank Aguiar - Volta 12 - Advertência
• Helio Cruvinel - Não respeitar bandeira azul para Antonio Pereira - Volta 13 - Advertência
• Ronaldo dos Anjos - Não respeitar bandeira azul para Luth Cysne - Volta 15 - Advertência
• Helio Cruvinel - Não respeitar bandeira azul para Luth Cysne - Volta 21 - Advertência

Postado por Gran Chelem Motorsports às 22:49

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan