Layout by VICKYS.com.br

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Cassius soberano em Ímola
Mineiro vence as duas provas e assume a liderança no campeonato

É isso mesmo, senhoras e senhores. Temos um novo líder! Na terceira etapa do GCM V Cassius Naves se safou de todos os acidentes, incidentes, zebras altas do tamanho do muro de Berlin, chincanes feitas para motos e uma terrível entrada dos boxes (que desafia várias leis da Física) para conquistar a vitória nas duas corridas realizadas em Ímola, arrebatando todos os pontos possíveis e imagináveis na terceira etapa.

Ué? Mas como assim todos os pontos possíveis e imagináveis? Simples de explicar. Desde os treinos coletivos que rolaram durante a semana, o piloto da Footwork já mostrava-se bastante rápido no circuito italiano e, como já era de se esperar, Cassius Naves cravou a volta mais rápida na qualificação. Ao lado dele estava Luth Cysne, dividindo a primeira fila, mostrando aos poucos que o atual campeão do GCM está voltando a velha forma.

Neste ponto poderíamos destacar todos os pegas que tivemos em Ímola, as melhores ultrapassagens ou até mesmo comentar como foram as estreias de Rodrigo Brito, Lucas Silva e Adriano Tavares. Mas não. Falar sobre os melhores lances desta etapa sem mencionar toda a dor de cabeça que esta etapa trouxe para muitos participantes seria como culpar a derrota do seu time por erro do juiz, sendo que se o teu time fosse bom mesmo teria marcado gols.

Vamos começar pela classificação. A partir do momento em que todos são reunidos no briefing no MSN (procedimento este que será revisto), é porque a organização do GCM entende que aquela pessoa está online e será consultada para ver se realmente este participante irá disputar a etapa. Então, seguindo essa linha de raciocínio, esta pessoa deverá estar devidamente inscrita na temporada atual e os organizadores do GCM, obviamente, terão que conhecer esta pessoa. Essa história de "jeitinho" não existe. Foi no "jeitinho" que uma barra de direção saiu de um carro e matou um piloto. Coincidência ou não, foi em Ímola.



Seria apenas um contratempo se fosse somente este incoveniente no último domingo. Após ler um monte de palavras que nunca ousaria dizer para alguém, mesmo que este alguém estivesse errado, ouvi um bocado no Team Speak (programa em que eu e Andrei Fonseca, administrador do 3WideClub que disponibiliza o servidor para o GCM realizar as etapas, utilizamos para conversar durante o briefing). Enfim, "só" depois disso, as luzes verdes se acendem, dando início a Race 1 em Ímola. Repleto de chincanes, é normal que se abuse um pouco em algumas curvas, cortando algumas chincanes ou então em arriscar um pouco mais em algumas ultrapassagens. Tudo isso é normal. O que não é normal são os exageros. Dizer aqui um incidente ou outro não vão resolver em nada os problemas que verificamos. Aliás, vale mencionar que os incidentes registrados estão aumentando a cada corrida que passa. A título de curiosidade, na primeira corrida do GCM V (Laguna Seca - Race 1) tivemos 3 registros. Na Race 2 de Ímola foram 29. Vinte e nove.



Incidentes analisados com punição:

• Volta 1 - Luth acerta Naves na curva 3 ganhando posição - Infração Leve - +5s
• Volta 1 - Tavares acerta Ste Ganhando posição - Infração Leve - +5s
• Volta 2 - Rony acerta Luis fazendo com que ele capote e danifique o carro - Infração Grave - +30s
• Volta 2 - Naves Cut Track - Advertência - +2s
• Volta 3 - Frank acerta Pereira ganhando posição - Infração Leve - +5s
• Volta 6 - Ronaldo Cut Track - Advertência - +2s


Com isso, duas teorias foram amplamente discutidas entre os organizadores do GCM:

1) O que falta para todos participante em um nível aceitável é comprometimento com a Liga e com as demais pessoas;
2) O que falta para todos participarem em um nível aceitável é tempo disponível na frente do PC para treinar nos circuitos da temporada.

Sempre iremos acreditar na segunda hipótese. Sempre! O grupo que compõe hoje o GCM é um grupo bom, um dos melhores que já vi na pista, onde se vê nitidamente que se trata de amigos que visam muita diversão nas tardes de domingo. Acreditem: quando qualquer participante sai insatisfeito após uma etapa por algo evitável, podem ter certeza que a missão do GCM falhou. Fazemos o máximo possível para que todos saiam satisfeitos. Não pelo resultado na pista (se vier, claro, é uma ótima recompensa), mas sim pela diversão que é proporcionada. Até chegar na etapa a ser disputada, muita coisa rolou no passado: escolher um MOD que agrade a todos (tecladistas e volanteiros), elaborar um regulamento sem erros, montar um calendário diversificado, posts e mais posts no blog, análise de replays, bate papo com participantes, conversa com os demais organizadores e por aí vai. Tudo isso pra chegar no momento da corrida e tudo acontecer como o esperado. Agora, quer saber o que mata? É no domingo a tarde vir o sujeito perguntar: "Ae, qtas voltas é a corrida?"



Incidentes analisados com punição:

• Volta 1 - Brito toca em Wagner com extrema violencia, Curva 3 - Infração Grave - +30s
• Volta 2 - Luth Cysne com Retorno Perigoso prejudicando outro competidor - Infração Média - +10s
• Volta 2 - Luth Cysne toca em Luis - Infração Leve - +5s
• Volta 6 - Thiago Cut Track - Advertência - +5s
• Volta 8 - Luth Cysne toca em Luis ganhando posição - Infração Leve - +5s
• Volta 9 e 10 - Wagner faz Zig e Zag durante 2 voltas prejudicando completamente Passos e Cysne - Infração Grave - +30s


Agora, pergunte para si mesmo: Você acha que esse participante lê o blog? Acha que ele já se deu ao trabalho de ler o regulamento? Sabe qual vai ser a próxima etapa? Será que existe comprometimento?


"O participante deve estar ciente das regras do campeonato, levar a sério os treinos para evitar transtornos e, assim, não comprometendo a sua diversão e a dos outros participantes. Acima de tudo tem que saber que pessoas passam dias e noites planejando regulamentos, formatos e etc para que tudo saia da melhor maneira possivel. Então, devemos respeitar isso e as pessoas que fazem isso" - Cassius Naves

"Deve existir comprometimento. Isso é ajudar sempre no que for necessário. Estar sempre disposto, manja? Ah, e sempre que possivel comparecer a corrida. Isso é a minha parte do comprometimento" - Felipe Sullivan

"Participar das corridas e fazer o possível para comparecer nos horários. Fazendo sua inscrição no campeonato valer a pena. Eu adoro competir com outros pilotos virtuais, na habilidade de me concentrar como se fosse um piloto real." - Antonio Rony

"Cara, tem que ter aquele comprometimento. Treinar e correr sempre que possível, se der pra correr corre, se não der fica pra próxima. Mas é aquilo: também tem que se programar, não pode faltar muito. E treinar, óbvio, mas esse é um problema. Já corri muito com pessoas que chegam "Qual é a pista de hoje?" no briefing. Fala sério." - Antonio Pereira


Infelizmente, tenho certeza de que todos que organizam o GCM consideram que o trabalho que vem sendo realizado há três meses (isso só contando com o rFactor) foi jogado no lixo. Com certeza, foi o que todos nós sentimos após a etapa de Ímola. Rola um misto de um trabalho totalmente despediçado com sentimento de culpa pelo GCM não ter sido eficaz ao ponto de controlar tantos problemas.

Bem, por este motivo que o resultado final da terceira etapa do GCM V demorou um pouco para ser divulgado. A Liga não ficará de braços cruzados ao ver tantos problemas e vamos proporcinar tudo que for preciso para que a vontade de participar seja dobrada na próxima etapa.

Um grande abraço a todos!

Postado por Gran Chelem Motorsports às 23:12

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan