segunda-feira, 22 de junho de 2009
Pacotão do Dia dos Namorados no GCM
Por Matheus Araújo / Frank Aguiar
Que título é esse, hein! Dia 12 de junho, dia dos namorados, dos casais apaixonados. Dia de renovar os votos com aquele que você ama e, para quem está solteiro, se o dia é dos namorados, a noite é de quem está na pista. Falando em pista, a noite da última quinta-feira foi marcada não por declarações de amor, serenatas, jantares românticos ou fondues na casa da amada, mas sim de muita velocidade no GCM.
Amistoso rF 012 - Donington Park
Os dois amistosos a seguir foram marcados pela disputa ferrenha entre Matheus Araújo e Andrei Fonseca, que retorna ao GCM depois de um longo período afastado. Junto com eles estavam também Murillo Grigolon, Frank Aguiar e Mario Marinho. Na largada do primeiro amistoso, para variar, muito tumulto. Aguiar, em terceiro, bobeia na Craner Curves e cai para último. Marinho resiste bravamente contra a investida de Murillo, mas não resiste ao muro de proteção da McLeans Corner, e acaba com toda a suspensão da sua McLaren.
Um pouco mais a frente, na Coppice, Araújo coloca a faca nos dentes e parte pra cima da liderança. Colocou lado a lado contra Murillo, mas o paulista foi esperto e deu logo um chega pra lá no piloto da Tyrrell. No Esse, outra investida: Araújo foi mais agressivo do que se poderia imaginar, ignorou a presença física da McLaren de Murillo e assumiu a ponta. Num gesto de fairplay, devolveu a posição para Murillo. Foi aí que o bagulho ficou doido: Andrei tenta se aproveitar do fairplay e perde o ponto de frenagem no Harpin junto com Murillo, Araújo ligado no lance fica com a liderança, Andrei dá um totó maroto em Murillo, que fica encaixotado entre ele e Aguiar e acaba caindo pra último. E não acabou por aí: Aguiar contorna mal a última curva e perde o 2o posto para Andrei.
A partir daí foi aquela guerra fria entre Andrei e Araújo. Ora Andrei encurtava a distância, ora Araújo ampliava a vantagem. E foi assim até o final da corrida.

Amistoso rF 013 - Donington Park
Já no segundo amistoso em Donington Murillo, Andrei e Aguiar fizeram um three wide bacana na largada, mas Aguiar vacilou e caiu para último ainda na 1a curva. Marinho novamente defende a liderança com garra, obrigando Araújo a reduzir, perdendo o 2o posto para Andrei, que estava esperto no lance. Mais a frente, novo caos: Marinho perde novamente o ponto de freiada na McLeans, junto agora com Araújo. Marinho volta a pista, obrigando Murillo a freiar rapidamente. Aguiar, que já cochilava no último posto, acerta a traseira de Murillo.
Na volta seguinte, Murillo erra na Schwantz e perde a 2a posição para Aguiar. Mais a frente, perderia a 3a posição para Araújo, que por alguns metros também conquistaria a 2a posição de Aguiar, mas com um erro na Goddards, teve que remar tudo novamente. Mas seu trabalho foi poupado: Aguiar erra sozinho na Old Harpin, abandonando a prova, e ultrapassa Murillo na Coppice.
Dali pra frente, vimos um Andrei administrando a grande vantagem que já tinha sobre Araújo e a briga entre Murillo e Marinho, que por pouco não arranca um terceiro lugar, após um erro de Murillo na Starkeys Straight.

Amistosos rF 014 e 015 - A1-Ring
O rFactor é engraçado. Vira e mexe ele deixa os organizadores na mão. E justamente quando a dupla de Fernandos (Ferreira e Passos) estreiam nos amistosos rF. Ferreira, que como já é de praxe sempre pede pra adiar as corridas, não adiou a sua vitória venceu logo no seu primeiro amistoso. Na prova seguinte, foi a vez de Murillo sagrar-se vencedor da prova.


Amistoso rF 016 - A1-Ring
Na largada Murillo mantém a ponta, entretanto o "Pato Louco" cai de segundo para ultimo antes do fim do primeiro setor. Com uma boa recuperação Fernando Ferreira fecha a primeira volta já na terceira posição.
Ao mesmo passo que Fernando Passos toma o primeiro posto de Murillo Grigolon, Rony vai à caça e consegue o terceiro posto. Mas no início do quarto giro Passos toca com a roda no guard-rail, roda e volta entre Rony e Quack.
No final das contas Murillo leva a vitória! Rony e Passos ainda dividem a ultima curva, mas o Ferrarista é obrigado a frear para não se chocar contra o muro. Sendo assim Quack acaba por ganhar a posição pouco metros antes da chegada.

Amistoso rF 017 - A1-Ring
Após a confusão das largada os pilotos tem sua ordem completamente alterada e Chico, Marinho e Murillo são os três primeiros. Após um troca-troca entre Mário Mário, Frank Aguiar, Murillo Grigolon e Rony-One quem fecha a volta na ponta é o Irmão Mário. Enquanto isso Wagner fica atravessado na pista com o carro completamente destruido.
Murillo é possuído pelo estilo "Win or Wall" e dá um safanão em Rony e Quack. Enquanto todo mundo brinca de bate-bate quem dispara na primeira posição é Fernando Passos e sua Ferrari-V12. Haja coração, amigo! Enquanto Rony pressiona Aguiar, Ferreira e Mário pressionam Grigollon (Ficou confuso mas lê mais uma(s) vez(es) que todo mundo vai sair entendido).
Opa! Passos encosta o carro na beirola da pista e abandona. Murillo erra e cai pra ultimo. "Hoje não... hoje não... hoje sim!" Frank Aguiar deu uma passeada na curva da vitória e deixou Rony com o caminho livre pra vencer mais um amistoso no GCM. E quem fecha o pódio é mais Murillo Grigolon.

Amistoso rF 018 - Donington Park
Na largada Wagner e Rony se tocam e Marinho aproveita para pular pra segundo lugar. Marinho e Chico erram no mesmo trecho mas a corrida continua a mesma.
Rony tenta de todas as formas passar Marinho enquanto Aguiar fica a espreita esperando um vacilo de ambos. E o primeiro a vacilar é Marinho, que acabar por perder ambas duas posições. Wagner Gomes erra na ultima curva, Rony passa e Gomes dá o troco. Com isso o pelotão de trás começa a chegar. Wagner e Rony começam a ganhar terreno sobre Chico e Marinho.
E a corrida é decidida no erro de Gomes que permite que Rony passe e leve o carro rumo a vitória. Marinho mesmo abandonando fica em terceiro já que Chico abandonou mais cedo.

Amistoso rF 019 - Curitiba
Voltamos a disputar mais um amistoso em terras tupiniquins, desta vez no circuito de Curitiba. Com a largada em grid invertido, o resultado do caos que se tornaria a primeira curva era totalmente imprevisível. Por um milagre divino, todos saíram ilesos: apenas Marinho visitou a grama verdinha do circuito. Mais a frente, Aguiar faz bela manobra e ultrapassa Wagner por fora na entrada do miolo, enquanto Araújo arrebata 4 posições ao mesmo tempo após o esse de baixa, ultrapassando Carlos Zoro (que fazia sua estreia nos amistosos deste semestre), Rony, Alexandre e Marinho.
Tentando recuperar a posição perdida para Aguiar, Wagner força pra cima no Pinheirinho, perde o controle de sua Ferrari e com habilidade, controla o carro. Mas tem tudo foram flores: a 3ª posição cai no colo para Araújo. Alexandre e Rony, que dividiam lado a lado o Pinheirinho, tiveram que desviar de Wagner. Rony achou uma brecha e disparou para assumir o 4º posto, enquanto Alexandre achou a barreira de pneus, abandonando a prova.
Araújo tava cagado de urubo nessa prova e ganha mais uma posição em erros alheios, desta vez de Aguiar no Esse de alta, que também perdeu posições para Rony e Wagner, que deu um chega pra lá em Rony para ficar em terceiro. Aguiar ainda teve tempo de fechar a porta pra cima de Zoro e Marinho. E isso tudo foi a primeira volta!
No giro seguinte, Araújo assume a ponta ultrapassando no Pinheirinho um Murillo bem consistente em seu estilo de pilotagem, enquanto Aguiar caía para último no mesmo ponto após tentar uma investida em Rony (4º). Na 3ª volta, no esse de baixa, um acidente típico do circuito curitibano: Rony tenta ultrapassar Wagner, reduz por não conseguir a manobra e é atingido em cheio por Marinho, fazendo Rony abandonar a prova.
As voltas seguintes foram marcadas pelo duelo entre Wagner, Zoro, Marinho e Aguiar para quem iria ficar com a 3ª posição. Marinho atacava Zoro de todas as formas possíveis, com toques distribuídos de todas as formas possíveis até que, na 5ª volta, Marinho dá um totó maroto em Zoro na entrada do miolo para ultrapassar o catarinense. Wagner também faz o possível e o impossível para segurar o lugar no pódio. "Hoje não... hoje não... hoje sim!" Marinho ultrapassa Wagner no esse de baixa e fecha a corrida em terceiro, seu primeiro pódio em amistosos, com Murillo em segundo e Araújo em primeiro.

Amistoso rF 020 - Curitiba
Para fechar o Dia dos Namorados, um repeteco em Curitiba. Zoro paga micaço e perde a largada, tendo que sair dos boxes. Aguiar força ultrapassagem pra cima de Murillo em busca da liderança e o joga pra proteção de pneus no Pinheirinho. Foi um 'salve-se quem puder' ali que só vendo. Aguiar atravessado, literalmente na pista. Marinho joga sua McLaren pra grama, Araújo inventa um freio de mão pra parar sua Larrousse e Rony faz de sua Fondmetal igual ao carro dos Flindstones, freiando o carro no pé mesmo. Aguiar consegue manter a liderança, mas agora tem que encarar a forte pressão de Araújo. O mineiro escapa na Curva da vitória e Rony assume o 2º posto.
Marinho tinha tudo pra repetir o pódio, mas suas esperanças acabaram quando ele perdeu o controle do carro no esse de baixa, destriuindo-o. Sem ameça de perder mais uma posição, Araújo se concentra e parte para a vitória. E as duas ultrapassagens foram uma uva. tanto Aguiar quanto Rony erraram no mesmo ponto, no Pinheirinho, praticamente entregando a vitória a Araújo. O pódio foi completado com Aguiar e Rony, que com 2 erros seguidos no esse de baixa, permitiu a aproximação do carioca acabou cedendo a posição.

IMAGEM DA SEMANA
Contem comigo: duas McLarens, uma March, duas Ferraris, duas Larrousses e uma Fondmetal. Oito participantes disputando o primeiro amistoso no Autódromo de Curitiba (Ahá! Não é só Interlagos e Jacarepaguá que recebem a F1!). Bons tempos, numa época em que presenciávamos gênios, legítimos racers, a bordo de carros nervosos, mas de uma beleza sem igual. Saudades...
Postado por Gran Chelem Motorsports às 20:25
<< Home