segunda-feira, 27 de outubro de 2008
Sérgio Kolachinski - Campeão do GCM III
Melhor não poderia ser o desfecho do GCM III - Cruisin' USA. Em duas baterias emocionantes em Laguna Seca, onde só faltou chover, o Gran Chelem Motorsports consagrou seu mais novo campeão. Em uma batalha que perdurou por 37 voltas, Sérgio Kolachinski superou Fernando Passos e controlou o ímpeto de Luth Cysne para garantir o título da temporada.
Emoções que não faltaram nesta etapa. Prevista para ser realizada com seis participantes, eis que Rodrigo Campos, substituto de Dani Assis na McLaren, aparece aos 45 do segundo tempo para ser o sétimo integrante desta carrera, tornando-se uma "variável interessante", como disse Frank Aguiar antes da qualificação.
Rodrigo Campos foi o primeiro a registrar volta e, por boa parte dos 20 minutos da qualificação, manteve-se em primeiro lugar, com Frank Aguiar com o segundo tempo. Até então, os candidatos ao título não tinham completado uma boa volta até que, faltando dez minutos para o encerramento da sessão, Fernando Passos assumiu o primeiro posto, acendendo a chama dos demais participantes. Até que Sérgio Kolachinski conseguiu uma boa volta, superando seu parceiro faltando cinco minutos. Mal os mecânicos da Ferrari comemoraram, pois Luth Cysne veio no embalo e superou o tempo de Kolachinski, trazendo com ele Frank Aguiar, fazendo o paranaense cair de primeiro para terceiro em poucos segundos. Entretanto, Kolachinski retornou a pista e cravou o tempo de 1:06.241, o que lhe garantiu a pole em Laguna Seca.
Classificação
Clima: Dry

Total Mayhem! Duas palavrinhas que definem bem a largada da Sprint Race. Kolachinski e Luth perdem o ponto de freiada e vão para caixa de brita na Andretti Harpin. Passos assume a ponta com Aguiar no seu calcanhar. Campos deixa uma boa oportunidade escapar, perdendo o controle do seu carro na curva 3 e caindo para a última posição.
Na passagem seguinte, Kolachisnki e Luth já vinham babando na cola de Aguiar, que buscava defender-se dos ataques do ferrarista. Enquanto Passos abria vantagem, viu em seu retrovisor Aguiar rodando na curva 3 e Kolachinski perder o ponto de freiada na mesma curva. Resultado? Cysne assume a segunda posição, com Kolachinski em terceiro, Campos em quarto, Araújo em quinto, Aguiar cai para a sexta posição e Pimentel, sofrendo horrores a bordo da Stewart, em sétimo. Panorama perfeito para os torcedores vibrarem na Feature Race.
Um dos trechos mais difíceis de Laguna Seca, se podemos dizer que existe trecho fácil, é a The Hill. Como seu próprio nome diz, a The Hill é uma subida íngrime feita a mais de 250 km/h. Antes dela, a curva 6, uma curva cega onde qualquer deslize faz com que você perca o controle do carro. E o que vimos, logo na qualificação, onde o primeiro piloto a sair dos boxes (Frank Aguiar) foi a primeira vítima da noite. Será que ali existia um cemitério indígena que traz azar aos desesperados? Talvez sim. Campos e Aguiar corriam para recuperar o tempo perdido em seus erros anteriores. Até que o catarinense, momentos antes de seu motor lhe deixar a pé, perde o controle de sua McLaren na The Hill. Logo atrás, Aguiar também roda mas, com habilidade e sorte, mantém o controle de sua BAR e segue em frente.
Fernando Passos vinha como um foguete em Laguna Seca. Líder absoluto, o carioca não contava com um tropeço na curva cega que antecede a The Hill. Ele perde o controle de sua Ferrari, a asa dianteira e as chances de tornar-se campeão. Uma pena para um dos pilotos mais rápidos que o Gran Chelem Motorsports já viu. Com isso, Cysne assume a dianteira, seguido por Kolachinski. Com Passos no pit para reparos, Aguiar assume a terceira posição.
Na segunda metade da Sprint, o que se viu foi uma perseguição implacável de Kolachinski para cima de Cysne. O catarinense resiste bem a pressão e fecha a corrida em primeiro, com Kolachinski em segundo e Aguiar fechando o pódio.
Sprint Race
Clima: Dry / Final, 12 voltas

Para Cysne bastava apenas a vitória. Em uma largada espantosa, pulou de 6º para 2º. Passos sofre leve toque de Cysne e cai para terceiro. Kolachinski administra na largada, quase se acidenta com Pimentel, mas passa na primeira parcial em 5º. Quem se deu bem foi Campos, que assumiu a liderança da Feature Race.
Na passagem seguinte, Campos já não era mais o líder. Após perder o controle do carro na Andretti Harpin, Cysne assume a ponta, seguido bem de perto Kolachinski e Aguiar. Passos, após perder a direção na curva 5 decide por abandonar a prova que poderia ser dele, graças a "variável interessante". Que poderia ser também de Araújo, se voltasse aos boxes após acidente na Corkscrew, tambem graças a "variável interessante".
Na terceira passagem, a corrida começou a virar uma loteria. Cysne perde o controle na Andretti Harpin, dando de graça a posição para Kolachinski. Aguiar, mesmo prometendo que não iria dar sossego aos postulantes ao título, hesita em ultrapassar Cysne. Campos já não pensou o mesmo sobre Aguiar. O piloto da McLaren tratou de arremessar a BAR do carioca para a proteção de pneus, danificando a suspensão e a asa dianteira.
Com Aguiar nos boxes para reparos, Campos tentou acompanhar o ritmo de Cysne, que partia com tudo para cima do líder Kolachinski, mas esbarrou, novamente, na curva 6. Volta a volta, Aguiar diminuia a diferença para o catarinense.
Na disputa pela primeira posição e pelo campeonato, Kolachinski administrava muito bem a vantagem impôs a Cysne. Eis que, na volta 6, o piloto da Ferrari erra na Corkscrew, permitindo a ultrapassagem de Cysne. Neste panorama, com Kolachinski em segundo, com 5 pilotos na pista, sendo que um deles com duas voltas de desvantagem, era praticamente impossível o paranaese perder o tão sonhado título.
Campos é o primeiro a parar nos boxes. Com erros colecionados até sua parada, Aguiar reduz drasticamente a vantagem que ele tinha e assume a terceira posição. O segundo a parar é Cysne e, como em Indianapolis, passa do ponto destinado ao pit da McLaren, perdendo preciosos segundos. Kolachinski, após seu pitstop, reduz a vantagem para Cysne, mas não o suficiente para voltar a liderança.
Voltando atrás de Cysne, Kolachinski tinha a prova sob controle. Era apenas continuar com sua consistência e, indiretamente, mostrar ao pilto da McLaren que estava vivo na prova.
É aí que entra a "variável interessante"
Colecionando mais erros depois de seu pit, Campos (além de perder a terceira posição para Aguiar, que já havi realizado seu 2º pitstop) leva uma volta de Cysne e Kolachinski. Duas passagens depois, o ferrarista decide atacar o catarinense. Em perseguição ferrenha e bonita de se ver, Cysne suporta por pouco tempo a investida de Kolachinski e, ao errar na Corkscrew, cai para a segunda posição.
Então, o impossível aconteceu. Faltando três voltas para o fim, um toque entre Cysne e Kolachinski na curva 4 mudaria tudo graças a "variável interessante". Em gesto nobre, Cysne aguarda Kolachinski retomar o controle de seu carro para voltar a liderança. Até que Campos, aquele que somava sucessivos erros na pista, veio com tudo e... CRASH!... Kolachinski tem sua Ferrari totalmente destruída por Campos.
"Ah, já sei o final. Luth venceu a etapa e o título ficou por um triz para o Kola, né?". Errado! Na volta seguinte, quando Cysne se preparava pra contornar a Corkscrew, o freio de sua McLaren lhe deixa na mão, batendo na proteção de pneus.
"Ah, já sei o final, Kola se recupera do desastre e vence a etapa e leva o caneco, ne?". Errado! Eis que surge a figura de Frank Aguiar, que havia saído dos pits pela terceira vez após acidente com Pimentel. E, com Kolachinski fazendo reparos com silver tape na asa traseira de sua Ferrari e Cysne com freios em frangalhos, a vitória da Feature Race cai no colo do piloto da BAR, com Cysne em segundo e Campos em terceiro.
Mesmo com uma volta de desvantagem, Sérgio Kolachinski completa a prova na quarta posição, o suficiente para coroar o paranaense CAMPEÃO DO GCM III - CRUISIN' USA.
Feature Race
Clima: Dry / Final, 25 voltas

Incidentes
EM ANÁLISE
Bem pessoal, fechamos mais uma temporada. Próximo domingo, 60 Minutos de Le Mans em Petit Le Mans, Road Atlanta, com presença do atual campeão do Gran Chelem Motorspots, Sérgio Kolachinski, e dos outros dois postulantes ao título desde o início da temporada, Luth Cysne e Fernando Passos. Até lá!
Postado por Gran Chelem Motorsports às 23:28
<< Home