Layout by VICKYS.com.br

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Coluna SNC

Edição 014


Os circuitos do GCM III - Cruisin' USA
Parte 1


Hoje a SNC começa um especial de três partes sobre os circuitos que compõem o calendário da próxima temporada do Gran Chelem Motorsports, intitulado GCM III - Cruisin' USA. Neste tour que iremos realizar, vamos contar a história de cada um dez circuitos, para que todos os participantes e membros da liga saibam da importância que representam tanto para as categorias americanas quanto para o automobilismo mundial.

Seguindo a ordem do calendário, vamos ver nesta primeira parte pouco mais sobre Watkins Glen, New Hampshire e Sonoma.

Round 1 - The Glen
Watkins Glen International
Dia 24/08/2008


Watkins Glen é uma pequena localidade situada na região norte do estado norte-americano de Nova York, numa região chamada Finger Lakes, famosa pela beleza da paisagem e pela indústria de vinhos. Ela fica próxima aos importantes centros urbanos de Buffalo, Syracuse, Rochester e Binghamton.

Para quem conhece automobilismo entretanto Watkins Glen é um nome que faz parte da história e da tradição do automobilismo, graças ao famoso circuito misto permanente de Watkins Glen International, chamado carinhosamente por "The Glen". Foi construído como circuito permanente em 1956, mas desde 1948 por iniciativa do estudante de direito Cameron Argentsinger aconteciam corridas de estilo europeu no local, aproveitando as ruas e as estradas da região.

A partir de 1961, o circuito de Watkins Glen tornou-se a sede do Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 e isso tornou o local mundialmente conhecido. Foi em Watkins Glen que em 1970 o jovem piloto brasileiro Émerson Fittipaldi, no seu ano de estréia na categoria, obteve a primeira de suas 14 vitórias na Fórmula 1. A vitória de Émerson em Watkins Glen garantiu matematicamente o título da temporada de 1970 para o piloto austríaco Jochen Rindt, companheiro de Emerson na equipe Lotus, que havia morrido num acidente nos treinos para a prova anterior, em Monza. Rindt sagrou-se em Watkins Glen o único piloto campeão do mundo póstumo da história da Fórmula 1.

Também foi em Watkins Glen que Emerson assegurou o título mundial da temporada de 1974 com a McLaren, ao derrotar Clay Regazzoni, da Ferrari, na última prova daquela temporada. A sua carreira terminaria seis anos depois, em 1980, justamente em Watkins Glen. Aquela foi a última prova de Émerson na categoria, abalado por um acidente múltiplo na prova anterior em Montreal (no GP do Canadá) e disposto a prosseguir na categoria apenas como dono de equipe.

A prova de 1980 foi também a última da Fórmula 1 em Watkins Glen, pois naquela época o circuito passou a enfrentar sérias dificuldades financeiras que quase levaram ao seu fechamento. Após uma prova da Fórmula Cart disputada em 1981, o circuito de Watkins Glen não receberia qualquer prova importante nos 3 anos seguintes.

A salvação viria em 1983, quando o circuito foi adquirido pela Corning Enterprises (uma subsidiária da Corning Glass Works, fabricante de vidros pirex) em associação com a International Speedway Corp. (ISC). Isso permitiu que em 1986 o circuito entrasse para o calendário da divisão principal da Nascar e se reerguesse como um dos mais importantes do país. Esse foi um fato que teve significado mais do que simbólico, pois a primeira corrida profissional disputada no circuito permanente aconteceu em 1957 e foi justamente uma prova de Nascar vencida por Buck Baker.

Finalmente, em 2005 o automobilismo de monopostos fez o seu retorno triunfal ao velho circuito, após uma ausência de 24 anos desde a prova da Fórmula Cart de 1981. Neste retorno, com data de 25 de setembro, que resgatou também a tradicional data de início do outono quando acontecia antigamente o GP dos Estados Unidos de Fórmula 1, mas agora com os monopostos da IRL. Como curiosidade histórica, o circuito resgatou com a IRL um trecho conhecido como "The Boot" (A Bota) que fica logo após a maior reta do circuito e que foi inaugurado no GP dos Estados Unidos de 1972, mas que não vinha sendo utilizado nas corridas da Nascar.

As curvas de Watkins Glen são uma atração a parte. Embora seja um circuito misto permanente, as curvas possuem inclinações variando de 6 a 10 graus. Por outro lado, em se tratando de uma pista antiga, a largura é em média de apenas 38 pés (cerca de 11,5 metros), o que durante a corrida poderá ser pouco, tornando o circuito estreito. Exemplificando, a prova em Watkins Glen poderá eventualmente ser como em Sonoma, onde um carro lento poderá seguir trajetórias defensivas e segurar todo mundo atrás dele, tornando as ultrapassagens escassas e difíceis.

Mesmo se tratando de um circuito relativamente antigo, o traçado da pista está praticamente como era em 1972, com pouquíssimas modificações. Continua sendo um circuito muito rápido e assustador, de deixar os cabelos em pé. Imperdível para quem gosta de automobilismo.


Round 2 - Loudon
New Hampshire Motor Speedway
Dia 31/08/2008


New Hampshire International Speedway é um circuito oval americano localizado na cidade de Loudon, no estado de New Hampshire. A cidade mais próxima e conhecida entre os brasileiros é Boston, capital de Massachusetts, a uma hora do circuito. É mais do que normal que fãs canadenses de automobilismo invadam New Hampshire em dias de grandes eventos, devido a proximidade com o país vizinho e por ser o circuito americano localizado mais ao norte do país.

Com apenas uma milha de comprimento, a "Martinsville on steroids" torna-se um dos ovais mais incomuns que existem pois mesmo com extensão reduzida, a média de velocidade é considerada alta (170 km/h para os carros da NASCAR e 250 km/h para monopostos)

Inaugurado em junho de 1990 após 9 meses em construção, o circuito já foi utilizado em corridas da Champ Car entre 1992 e 1995, entre as provas da Indy Racing League entre 1996 e 1998 e desde seu ano de inauguração mantém provas da NASCAR e, desde a criação do "Chase for the Cup", New Hampshire é sede da primeira prova que decide quem será o campeão entre os 12 qualificados para a conquista do campeonato da maior categoria norte americana de automobilismo.

New Hampshire é considerado, junto com Indianapolis e Martinsville, como um oval plano, ou flat track. Para ser considerado um oval plano, todo o necessário é que as retas possuam no máximo 2º de inclinação.

O circuito foi palco em 2000 de 2 acidentes fatais vitimando Adam Petty, neto do hepta-campeão da NASCAR "The King "Richard Petty, e Kenny Irwin Jr. Após esses acidentes os diretores do autódromo exigiram por questões de segurança a utilização de placas restritoras nos carros da categoria, iguais as utilizadas em superspeedways como Daytona e Talladega.


Round 3 - Sonoma
Infineon Raceway
Dia 07/09/2008


Infineon Raceway, antigamente chamada de Sears Point Raceway, é um autódromo localizado na região vinícola de Sonoma, ao norte da cidade de São Francisco, no estado americano da Califórnia.

A primeira prova em calendário oficial foi realizada em 1970 pela USAC Championship Car. Antes disso, em 1968, Sonoma foi palco de uma prova da SCCA Enduro. Desde 2005, a prova passou ser parte da IRL, etapa vencida pelo brasileiro Tony Kanaan. O circuito de Infineon é conhecido por suas longas subidas e descidas. É uma pista relativamente estreita e muito ondulada, onde os pilotos mostram toda a sua habilidade para domar os cavalos nas elevações do circuito e nos quatro tipos diferentes de asfalto existentes, fruto dos constantes recapeamentos realizados ao longo dos últimos 15 anos.

A grande maioria dos 120 mil amantes do automobilismo, quando a NASCAR realiza sua tradicional prova no circuito, vão para torcer em seus campings localizados em torno e no interor do circuito por apenas um piloto: Jeff Gordon, que nasceu em Vallejo, a menos de 50 km do circuito.

Sonoma começou a tomar vida em 1968, ainda com o nome de Sears Point Raceway. Construído em 720 acres, sob coordenação de Robert Marshall Jr. e Jim Coleman. Um ano mais tarde, a pista foi vendido para Filmways Corp, uma firma situada em Los Angeles pela quantia de 4,5 milhões de dólares. Em um ano, Infineon Raceway tornou-se uma verdadeira febre americada. Todas as categorias queriam correr no circuito californiano. Infineon organizou uma variedade de eventos, incluindo as categorias USAC IndyCar, NASCAR, SCCA e campeonatos de arrancadas dragsters. Em maio 1970, o circuito foi fechado devido a irregularidades fiscais da Filmways.

Entre 1970 e 1996 foi um período turbulento e cruel para este circuito, que chegou até a ser alugado uma vez para saldar as dívidas da empresa irregular. Além deste aluguel, Infineon foi vendida por mais duas vezes até que, em 1983 o circuito ganhou um projeto de revitalização, algo praticamente intolerável nos dias atuais. Após quatro anos de grandes reformas, novamente o circuito passou a sediar etapas do NHRA (National Hot Rod Association's - novamente os dragsters em Sonoma), o que colocou novamente o circuito na mídia. Até que, em 1989, Sonoma voltaria a integrar o calendário da NASCAR, devido ao fechamento do circuito de Riverside Raceway.

Em 1995 foi realizado um investimento de três milhões de dólares para a criação do "The Chute", uma reta que interligava as curvas 4 e 7 do circuito. Inaugurada em 1998, este novo traçado somente é utilizado para eventos realizados pelaa NASCAR. Seis anos mais tarde, o circuito receberia mais uma modernização, desta vez com a assombrosa quantia de 35 milhões.

Hoje, no renovado circuito passam diversas categorias. Além da NASCAR e NHRA, Sonoma é palco de etapas da American Le Mans Series, Grand-Am e Indy Racing League.

Postado por Gran Chelem Motorsports às 21:56

<< Home

GCM V - BACK TO THE PAST

MOD F1 1991 LE, rFactor
. Diretrizes GCM
. Regulamento
. Calendário
. Classificação Final: Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Licença GCM
. Tutorial Setups F1 1991 LE

Edições Anteriores

GCM I - Temporada 1
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM II - Around In The World
MOD 1995 CTDP-FW
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos
. Estatísticas

GCM III - Cruisin' USA
MOD 1999 GCM
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

GCM IV - Return Of The Speeders
MOD FMA 2008
. Regulamento
. Calendário
. Equipes e Pilotos
. Standings
. Classificação Final: Equipes
. Classificação Final: Pilotos

Parcerias




Brazil With Lasers - BATRacer Clan