terça-feira, 1 de julho de 2008
Três pilotos, um ponto de diferença
Vitórias de Fonseca e Naves acirram a disputa do título
Por Frank Aguiar / Andrei Fonseca
Quem poderia esperar um fim de temporada como este, com quatro postulantes ao título separados por apenas seis pontos? Em Monza, um dos templos do automobilismo mundial que as coisas trataram de esquentar de vez. Com os resultados da última etapa, temos o seguinte panorama: Frank Aguiar assume a liderança do campeonato (já incluindo os descartes) com Fernando Passos e Cassius Naves empatados (com vantagem ao carioca pelo número de vitórias) e, na cola, Luth Cysne.
Para que o campeonato ganhasse esse panorama, bastou apenas que duas surpresas garantissem seus lugares no pódio da Sprint Race (primeira vitória de Andrei Fonseca no GCM) e mais um mal resultado de Fernando Passos (acidente na largada) na Feature para que a diferença de pontos que outrora era de nove pontos para o quarto colocado fosse reduzida para seis, além da perda da liderança do campeonato.
O presságio de que fortes emoções viriam se anunciou na classificação, quando o mineiro da Benetton garantiu a pole position na última volta, deixando o carioca da Ferrari na segunda posição. Aguiar bem que tentou garantir uma vaga na primeira fila, mas com erros sucessivos em suas voltas largou em terceiro, assim como Luth Cysne, que completou a segunda fila.

SPRINT RACE: Frank Aguiar larga bem, e pula de terceiro pra primeiro, mas acaba levando a pior por ter largado antes das luzes vermelhas se apagarem. Resultado: Stop And Go para o carioca. Na segunda passagem Passos acerta a traseira a Benetton de Naves na Lesmo, levando a primeira posição, seguido por Fonseca. Grigolon, numa corrida discreta, assume com a terceira posição. Naves parte pra recuperação e, na mesma volta, supera Cysne numa manobra arrojada. Cysne tem dificuldades pra guiar seu carro e é alcançado por Frank Aguiar. Este, numa tentativa muito otimista para ultrapassar Cysne, quase joga sua corrida contra o muro na Parabólica. E a Sprint termina, na pista, com Passos em primeiro. Fonseca e Grigolon completaram o pódio. Naves, Cysne e Aguiar fecharam a Sprint do Servidor A.
Vidal, em uma largada irreconhecível, larga muito mal e cai para quarto post no server B. Sandes, na Variante Della Roggia, ao tentar ultrapassar a piloto da Forit Corse Daniele Assis, se embola com Vidal. Quem lucra é Wendt que fica com a segunda posição. Sandes, tentando recuperar o prejuízo, roda sozinho e abandona ainda na primeira volta. Wendt não soube administrar a situação que lhe era extremamente favorável, passando reto na Ascari e entregando de bandeja a segunda posição novamente pra Vidal e a terceira para Ferreira. Wendt ainda consegue recuperar a terceira posição metros adiante, num erro do piloto da Tyrrell na Variante Rettifilo. Na frente, Assis se complica na Rettifilo, proporcionando a Vidal a chance que ele esperava. Entretanto, o paulista para conseguir seu objetivo, tocou levemente no carro de Assis, fazendo a carioca perder o controle do seu carro e, consequentemente, perder a liderança na Di Lesmo. Assis ainda tenta pressionar Vidal, mas tem dificuldades para guiar o carro e fica para trás. Voltas depois, Wendt passa reto na Parabolica e, novamente, entrega açucaradamente a terceira posição para Ferreira. Porém a Williams rendendo muito mais passa fácil a Tyrrell na reta principal.
Vidal revela sua insconstância e erra sozinho ao contornar a primeira chicane da Rettifilo, perdendo o bico ao se chocar contra o muro. Assis assumiu a primeira posição. Vidal não parou para repôr o bico. Caldeira abandona a corrida no final da terceira volta. Vidal resiste algumas voltas à frente de Wendt sem o bico dianteiro mas perde a segunda posição. Assis termina em primeiro, Wendt em segundo, Vidal em terceiro e Ferreira em quarto.
FEATURE RACE: A disputa na corrida longa já começou quente, com Cysne perdendo o controle na primeira chicane, acertando Frank Aguiar, que largara na pole e com Fernando Passos, querendo recuperar terreno perdido após uma largada ruim, perde a asa dianteira de sua Ferrari ao tentar ultrapassar Grigolon, sem prejuízo para o paulista. Cassius Naves fica na primeira posição, seguido por Cysne. Este chega assumir a liderança após pequena saída de pista do Naves, mas o piloto da Benetton tem um carro melhor equilibrado, e na mesma volta, retorna à liderança.
A partir de então, a corrida torna-se emocionante com a disputa direta pelo título entre Frank Aguiar e Luth Cysne, já que Cassius Naves disparava na liderança e Fernando Passos teve problemas logo no início da prova
Frank Aguiar passa a perseguir e pressionar implacavelmente Cysne até repetir a ousadia má sucedida na mesma curva Parabólica e quase perder a terceira posição pra Grigolon, tentando seguir a risca os planos da equipe Benetton. Voltas depois, Aguiar volta a tentar a ultrapassagem e consegue realizá-la de forma ousada, assumindo a segunda posição por fora na Parabolica. Cysne ainda tenta dar o troco Variante Rettifilo, onde ambos disputaram a posição lado a lado. Mas o catarinense acaba perdendo o controle do carro e, alem da disputa, também perde a terceira posição para Grigolon
Aguiar e Grigolon vão pros boxes na mesma volta e retornam atrás de Passos, que fazia volta mais rápida em cima de volta mais rápida. Mas o carioca roda na Lesmo 2, perdendo a posição para Aguiar. Cysne não aproveita com êxito de andar com o carro mais leve e, ao realizar seu pit, volta atrás Aguiar. O catarinense ainda roda na Variante Rettifilo, mas não surtiu efeito no resultado geral. Passos, com sua ousada estratégia após perder a asa dianteira, vai para os boxes realizar seu segundo pit e volta na frente de Fonseca. E a corrida termina com Naves, Aguiar, Cysne, Grigolon, Passos e Fonseca
Ferreira perde o tempo da largada do Server B e quase causa um Big One lindo de dar inveja a todos da IRL ou NASCAR. Sandes erra a primeira chicane da Rettifilo e acerta Wendt. Vidal, Assis e Sandes andam junto por quase meia volta até Assis encontrar novamente com a Jordan de Vidal. Sandes herda a liderança. Ferreira, mesmo com uma largada ruim, fica na segunda posição, mas sua Tyrrell não tem o mesmo rendimento que outrora fez Carlos Júnior campeão pra se defender do ataque de Vidal. Num erro na Rettifilo, Ferreira também perde sua posição para Assis e Wendt. Vidal supera Sandes na Parabolica e Wendt pressiona Assis. Então temos uma daquelas trapalhadas espetaculares. Sandes tenta aproveitar o vácuo de Vidal, roda na Di Lesmo, e volta perigosamente para a pista. Assis, que vinha atrás, não teve como evitar o choque e perde a asa dianteira e danifica a suspensão de sua Forti Corse. Wendt consegue minimizar o prejuízo e sai ileso em terceiro. Sandes e Assis fazem os reparos nos boxes, Ferreira assume a terceira posição e Germano Caldeira em quarto. Sandes volta em quinto. Assis tenta voltar, mas não consegue e abandona na terceira volta.
Wendt tem dificuldade para guiar o carro após o incidente e, com isso, Ferreira tenta se aproveitar, mas acaba dando uma volta na brita na Parabolica e fica pra trás. Sandes tenta se recuperar novamente, e na ansiedade de passar Caldeira, que defendeu muito bem sua posição quando lhe foi exigido, também vai dar uma volta na brita da Parabolica. Então a corrida se torna um pouco mais tranquilo nos dois ultimos terços. Sandes tenta mais uma vez passar Caldeira dentro da Ascari praticamente incorpora o espírito "Need For Speed" e 'drifta' pra evitar o choque com o muro. Mostrando ser osso duro, o piloto da Ligier mostravasse intransponível. Noutra tentativa, ele coloca o carro por fora na Parabolica e... roda. Até que na Ascari, Caldeira roda e dá de presente a quarta posição para Sandes. Os pit stops acontecem sem que haja mudança nas posições, apesar do piloto da Williams, errar o seu box na primeira tentativa e tendo que ir ao pitlane uma segunda vez na volta seguinte. Sandes ainda se acidenta novamente, desta vez danificando bem sua Ferrari perdendo o bico e entortando a suspensão, mas segue em frente, com alguma dificuldade. A corrida termina com Vidal na frente, seguido por Wendt, Ferreira, Sandes e Caldeira
Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:12
<< Home