segunda-feira, 21 de julho de 2008
Final surpeendente
Luth Cysne conquista o GCM II
Não foi o final que todos esperavam. Após dois meses de muito equilíbrio, disputas intensas e treinos até altas horas da noite, o desfecho do GCM II não foi dos melhores. Primeiramente, pelo incidente entre o participante Frank Aguiar e o ex-participante Marcelo Vidal que custou o adiamento do Server A para este domingo. Depois, pela repercussão do fato e da decisão que a liga tomou. Mesmo sendo uma decisão que não beneficiava nenhum participante, gerou certa polêmica e, assim, desmotivando ainda mais todos as pessoas, envolvidas ou não na polêmica de domingo passado.
Entretanto, se não existiu beneficiados, dois participantes saíram extremamente prejudicados com tudo. Um deles foi o próprio Frank Aguiar, um dos pivôs da polêmica de domingo passado, que ficou impossibilitado de participar na noite de ontem. Mas o participante que saiu de Adelaide com o maior prejuízo foi Fernando Passos. Líder desde o início da temporada e favorito ao título, o carioca não guardará boas lembranças. Piloto extremamente rápido, querido por todos, dedicado aos treinos e sempre solícito, Passos não obteve os bons resultados característicos somados a problemas pessoas, terminando na segunda posição.
Claro que este episódio mudou drasticamente o destino da temporada. Mas não podemos esquecer que a temporada foi uma das mais competitivas desde o seu início. De forma bastante sensata, todos os casos positivos e negativos foram abordados da melhor forma possível, com o devido reconhecimento não só de um, mas de vários participantes por muitas vezes ao longo destes dois meses. O reflexo disso foi a quantidade de participantes prestigiando todas as oito etapas. Com média de quatorze amantes do automobilismo online todos os domingos, às 20hrs, é impossível dizer que a temporada não foi, no mínimo, satisfatória.
Com todos estes ingredientes, o fim do GCM II merecia ter um desfecho a altura, digno de muita festa e celebração. Mas o destino não quis desta forma. Talvez para que na próxima temporada a diversão esteja no primeiro lugar pois, como já foi dito em nossa comunidade por Eduardo Azeredo, ela foi esquecida nesta última etapa. Talvez para que possamos analisar melhor o nosso comportamento como uma liga, nos aproximando mais e formando um grupo coeso. Mas de uma coisa temos certeza: engana-se quem pensa que o GCM enfraqueceu domingo passado. Dos nossos piores momentos é que tiramos força para realizar nossos maiores feitos.
Classificação: Voltando a falar sobre o que interessa. Com um sistema de classificação diferenciado para a última etapa, quem se deu bem foi Luth Cysne que aproveitou-se do nervosismo de seus adversários diretos ao título para cravar a pole position. Fechando a primeira fila, Andrei Fonseca da Pacific. Fernando Passos e Frank Aguiar, os outros dois candidados ao caneco, largavam na segunda fila, provando que a última etapa prometia ser eletrizante. No Server B, Murillo Grigolon largou na pole com sobras em relação ao tempo do segundo colocado, Wesley Sandes. Fechando o grid, a dupla da Ligier. Pois é, senhoras e senhores. Na última etapa, a equipe francesa contratou o piloto Anderson Pimentel, que teve pouco tempo para se acostumar com o carro.
Sprint Race: Na realização do briefing, uma surpresa que pegou todos de surpresa: Frank Aguiar não iria disputar a última etapa por problemas pessoais. Deixando a briga franca e direta entre Passos e Cysne, o carioca não teve tempo hábil para colocar sua McLaren na pista. Rumores no paddock já indicavam que ele correria apenas a Sprint Race, que deixou toda a cúpula de Woking bastante insatisfeita, comprometendo seriamente a renovação de seu contrato para a próxima temporada.
Após duas relargardas, Luth Cysne larga mal, mas mesmo assim consegue manter-se na liderança. Fonseca por sua vez, se assusta e perde a segunda posição para Romanowski, que largou em quinto com sua Williams. Passos caiu de terceiro pra quarto e Wendt de quarto pra quinto. Ainda no primeiro giro, Romanowski se atrapalha na Flinders Street e cai para quarto. Com pista livre, Fonseca vai à caça de Cysne enquanto a Williams tem uma briga interna e intensa pela quarta posição, com Wendt levando a melhor no hairpin que leva a reta ao final da primeira volta, sob os olhares atentos de Passos em seu retrovisor.
Fonseca pressionou Cysne por duas voltas, até que o piloto da Forti Corse perdeu o ponto de freiada na Roundabout, cedendo a liderança. Passos, que fazia uma discreta corrida na terceira posição tem sua chance de ouro quando Cysne, sob pressão de Passos, erra sozinho novamente no terceiro setor. Porém o piloto da Ferrari descuidou-se e errou no mesmo ponto. No lance que podemos classificar como determinante para o campeonato, Passos se aproxima de Cysne na Race Course e, para evitar o choque, passa reto e para na caixa de brita. Quem aproveitou foi Wendt, que chegou à terceira posição. Passos é obrigado a parar o carro para reparos na volta seguinte e volta na quinta posição.
No último terço da Sprint, Wendt tenta fazer o impossivel e passa Cysne após uma trombada na freiada da Roundabout. Entretanto, o mineiro foi punido pelo toque. Romanowski ainda deu uma força a Passos, rodando no primeiro setor e caindo para quinto. Então a Sprint termina com a vitória de Fonseca, seguido por Cysne, Wendt, Passos e Romanowski.
Neste cenário, o campeonato encontrava-se com vantagem de um ponto para Cysne. Ou seja: quem chegasse na frente, independente da posição, iria se sagrar campeão do GCM II.
Feature Race: Wendt não pode participar por motivos de força maior. Então, o grid se reduzi à 4 pilotos. Romanowski na pole position. Seguido de Passos, Cysne e Fonseca. Na largada, o piloto da Williams mantem a liderança sem problemas por alguns metros, até perder o controle de seu carro na Senna Chicane, chocando-se contra o muro, perdendo a asa dianteira. Passos não largou bem e caiu de segundo para quarto. Quem se deu bem foi Cysne, que pulou para a liderança, seguido por Fonseca.
No fim da primeira volta, enquanto Fonseca superava Cysne, a Williams esforça-se ao máximo para reparar o carro de Romanowski, mas os danos eram irreparáveis. para e volta muito atrás. Na volta seguinte, Cysne retoma a liderança sem oposição de Fonseca. Com isso, Passos se aproximou dos dois.
Então, com apenas três pilotos disputando a Feature, a corrida passa ser decidida na estratégia. Cysne abriu uma vantagem de pouco mais de 7 segundos sobre Fonseca, que por sua vez, abriu outros 7 segundos para Passos.
Enquanto isso, no Server B, vale registar que os treinos realizados pelo candango (ou brasiliense, como preferirem) Fernando Ferreira durante a semana valeram a pena. Relembrando a prova realizada neste mesmo circuito, no mesmo ano que o MOD utilizado, venceu em seu server com uma volta de vantagem sobre o segundo lugar, Murillo Grigolon (naquele ano, Damon Hill venceu a prova a bordo de uma Willaims com duas voltas de vantagem sobre Olivier Panis, com uma Ligier). Com a soma dos resultados, Ferreira conquistou um surpreendente quarto lugar, lembrando assim os tempos de glória da parceria Tyrrell/Carlos Júnior da temporada passada.
(Aproveitando o ensejo, viemos solicitar aos participantes do Server B que mandem seus registros pós-corrida para divulgarmos aqui no blog do GCM!!)
Voltando ao Server A ,na décima terceira volta, Cysne parou e voltou atrás de Passos. E mais uma vez, o piloto da Forti Corse errou sozinho. O piloto da Ferrari parou na décima oitava volta e retornou atrás de Luth. Fonseca parou na volta seguinte, décima nona, e retornou a frente de ambos, com o carro rendendo melhor e com uma diferença suficiente para administrar a posição.
Nas ultimas voltas, Passos aproximava-se cada vez mais de Cysne, que perdeu muito o seu rendimento em comparação a sua performance antes do pitstop, deixando o final de prova mais que eletrizante. Mas Cysne conseguiu conduzir sua Forti Corse até o fim da prova na segunda posição, que lhe garantia assim o título do GCM II - Around In The World, com uma vantagem de quatro pontos sobre o carioca.
Enfim, terminamos nossa segunda temporada. Apesar dos percausos, noites mal dormidas, reuniões em shoppings, encontros em bares paulistas e em exposição de carros antigos, o saldo desta temporada foi mais do que satisfatório. Esperamos que todos vocês tenham se divertido "a lot" nas noites de domingo. O que nos resta é agradecer a todos vocês, que fazem este campeonato funcionar a pleno vapor e o entusiasmo dos participantes fazem com que a nossa motivação sempre continue a mesma.
Encontro marcado neste domingo para a realização da 3ª Edição dos 60 Minutos de Le Mans. Nesta sexta teremos o Editorial GCM falando sobre a "fantástica" seleção olímpica de futebol, que irá a China buscar a medalha da vergonha (vamos ver se passa da primeira fase) e, no sábado, a Coluna SNC virá com a lista de vencedores do GCM II (campeão entre pilotos, construtores e o melhor estreante da temporada). Sem contar, é claro, com o show das estatísticas finais da temporada, que marca o fim do ciclo do MOD 1995 CTDP-FW aqui no Gran Chelem Motorsports. Até lá!
Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:38
<< Home