sexta-feira, 4 de julho de 2008
Editorial GCM: Como funciona o Ranking GCM?
Por Frank Aguiar
No final do GCM I - Primeira Temporada, os administradores do Gran Chelem Motorsports decidiram criar um ranking diferente, onde fosse exibidos os melhores pilotos daquele ano. E assim foi criado o Ranking GCM. Entretanto, o mecanismo deste ranking até agora não foi explicado, bem como de que forma ele funciona. Bom, neste post tentaremos explicar como o ranking funciona.
O Escopo do Ranking
A primeira coisa a se entender sobre o ranking é entender o escopo do mesmo. O Ranking GCM pontua apenas os pilotos em atividade na atual temporada disputada. Pilotos que já participaram de temporadas anteriores e somaram seus pontos, não os perderão por inatividade. Resumindo, o Ranking GCM é uma ferramenta que nos mostra, além dos pilotos mais eficazes nas pistas, os mais assíduos em todos os eventos oficiais realizados pelo Gran Chelem Motorsports.
Os Critérios do Ranking
Agora que entendemos o escopo do ranking, precisamos entender o que ele mede e quais os critérios para estas medidas. Basicamente, o nosso ranking tenta medir, como já dissemos anteriormente, a eficácia e a assiduidade dos pilotos cadastrados na liga. Ou seja, os pilotos que obtiverem os melhores resultados nas pistas e participarem da maior quantidade possível de etapas oficiais serão considerados os melhores pilotos da liga.
Dentro das pistas virtuais, os itens que são utilizados como referência para base de cálculo da pontuação são os seguintes:
. Provas disputadas
. Provas completadas
. Posição de largada
. Posição de chegada
. Voltas mais rápidas
Como itens adicionais, são analisados os seguintes itens:
. Temporadas disputadas
. Campeonatos conquistados
. Vice-campeonatos conquistados
. 3º lugares na classificação final conquistados
Atualmente, o Gran Chelem Motorsports procura divulgar o Ranking GCM a cada quatro etapas realizadas. É um período extremamente demorado na divulgação. Mesma coisa a dizer dos itens utilizados para a contabilização dos pontos no ranking. Acreditamos que, com mais membros integrando a administração da liga, passaremos a dar mais ênfase neste ranking, podendo até utilizá-lo para outros fins.
O Mecanismo da Coisa
Bom, agora que sabemos onde e o que o ranking mede, chegou a hora de entender um pouco mais de como ele funciona. Para entender o mecanismo de funcionamento do ranking é preciso estar familiarizado com qualquer sistema do tipo. Basicamente, o Ranking GCM é passivo no que se refere a soma de pontos para os pilotos cadastrados. Ou seja, o Ranking GCM somente soma pontos para os pilotos que disputarem etapas oficiais. Em hipótese alguma haverá perda de pontos para os pilotos cadastrados, mesmo haja abandono uma prova ou algum tipo de penalização, seja ela por acidente, conduta imprópria ou 'cut track'.
Ao ingressar em uma temporada, o participante já marca sua 'estréia' no Ranking GCM. Tanto é verdade esta afirmação que, ao buscarmos participantes que ainda não tiveram a oportunidade de disputar uma etapa oficial no Gran Chelem Motorsports, ainda não constam no ranking em questão. Uma vez disputada uma etapa, o participante somará pontos de acordo com o resultado obtido. Vale ressaltar que a pontuação utilizada no Ranking GCM é totalmente diferente da utilizada na temporada disputada. Assim, o ranking busca, de fato, medir quem é o piloto mais eficaz nas pistas. Como o ranking soma pontos desde a fase de qualificação, onde é determinado o grid de largada, fica nítido que este é o objetivo principal.
Naturalmente, o sistema de processamento do ranking contabilizará também as provas que o participante disputa. Em caso de abandono, a pontuação para este participante não será a mesma para o que completar a corrida que iniciou. Partindo desta premissa, fica claro também que o piloto que completar a prova em primeiro lugar terá uma pontuação maior que o piloto que completar em décimo. Destaca-se também o piloto que vier a registrar a volta mais rápida da prova, independentemente do server disputado, provando assim que todos os pilotos estão em pé de igualdade neste ranking. Entretanto, cabe mencionar também que os pilotos que estiverem no server principal estarão sujeitos a receberem mais pontos, assim como ocorre no sistema de pontuação da temporada.
Finalmente, ao fim de cada temporada, os três primeiros são gratificados com uma pontuação a parte, para que fique evidenciado que estes três participantes foram os melhores de alguma temporada no ano vigente. Como exemplo temos os pilotos Carlos Júnior, Sérgio Kolachinski e Rodrigo Wizard. Estes três participantes, hoje inativos no Gran Chelem Motorsports, conquistaram no GCM I respectivamente os três primeiros lugares na classificação final. Eles ainda se encontram entre os dez primeiros, mesmo com o GCM II - Around In The World em sua fase final.
UFA!!!
Esperamos que vocês tenham gostado e entendido um pouco mais de como funciona o nosso ranking. Com mais tempo pretendemos mostrar um pouco dos bastidores do Gran Chelem Motorsports (quem sabe com printscreens das ferramentas que a administração usa para contabilizar todos estes dados). Assim vocês poderão visualizar o que se passa em cada uma destas etapas e entender ainda mais como a liga funciona.
Postado por Gran Chelem Motorsports às 21:00
<< Home