quinta-feira, 10 de julho de 2008
Andrei e Cysne vencem em Suzuka
Campeão será conhecido apenas em Adelaide
Classificação
Clima: Dry
1- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 1:38.510
2- Carlos Zoro (SC/Simtek) - 1:38.556
3- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - 1:38.988
4- Luth Cysne (SC/Forti) - 1:39.203
5- Matheus Romanowski (RS/Williams) - 1:39.292
6- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - 1:39.409
7- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - 1:39.510
8- Cassius Naves (MG/Benetton) - 1:39.638
9- Daniele Assis (RJ/Forti) - 1:39.818
10- Murillo Grigolon (SP/Benetton) - 1:39.823
11- Thiago Wendt (MG/Williams) - 1:40.284
12- Ismael Raitz (SC/Sauber) - 1:40.974
13- Wesley Sandes (SP/Ferrari) - 1:41.198
14- Matheus Araujo (MG/Minardi) - 1:42.637
15- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - 1:51.863
16- Fernando Ferreira (DF/Tyrrell) - 1:55.114
17- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - s/ tempo
Na largada da Sprint Race, Fonseca dispara sua Pacific na ponta e faz um ínicio de corrida tranquilo. Cysne defende o ataque de Romanowski e ainda passa o líder do campeonato Passos. Embaldo, o representante da Forti Corse no servidor A estraga seu belo início de prova ao tentar passar Zoro mas acaba tocando-o, fazendo-o rodar e quase causa uma tragédia maior em Suzuka. Felizmente os demais conseguiram se esquivar do acidente.
Então a corrida se delinea da seguinte forma: os três primeiros na mesma balada e Cysne tentando chegar até eles, já que Aguiar e Zoro não conseguem manter o mesmo ritmo. Cysne consegue passar Zoro na aproximação da Degner, após uma seqüência de X nos S. Porém, na volta seguinte, ele passa reto e o piloto da Simtek volta para a quinta posição e tem sua chance de ouro partindo pra cima de Aguiar com tudo. A Simtek literalmente ignora a McLaren na reta oposta e assume a quarta posição.
Enquanto isso, na frente, Fonseca e Passos se desgrudam um pouco de Romanowski e travam uma acirrada disputa pela vitória no último terço da Sprint Race. Após Fonseca ganhar e perder um segundo em relação a Passos e ainda dar uma volta no mesmo décimo, o que prova que ambos andaram exatamente no mesmo rítmo, Passos acerta o piloto da Pacific no Hairpin na última volta mas o devolve a posição imediatamente. Ainda nesta última volta Fonseca se assusta com a proximidade de Passos e erra a primeira perna da Casio Triangle.
Mesmo assim, o piloto da Pacific termina em primeiro na pista, seguido de Passos. Romanowski, Zoro, Aguiar e Cysne completaram a chegada no servidor A.
Sprint Race - Final, 7 voltas
Clima: Dry
1- Andrei Fonseca (MG/Pacific) - 0:11:55.106
2- Fernando Passos (RJ/Ferrari) - +0:01.295
3- Matheus Romanowski (RS/Williams) - +0:03.763
4- Carlos Zoro (SC/Simtek) - +0:06.586
5- Frank Aguiar (RJ/Mclaren) - +0:11.991
6- Luth Cysne (SC/Forti) - +0:14.265
7- Thiago Wendt (MG/Williams) - 0:11:58.375
8- Ismael Raitz (SC/Sauber) - +0:02.947
9- Marcelo Vidal (SP/Jordan) - +0:04.674
10- Murillo Grigolon (SP/Benetton) - +0:14.536
11- Daniele Assis (RJ/Forti) - +1:26.772
12- Wesley Sandes (SP/Ferrari) - 0:14:06.865 *
13- Matheus Araujo (MG/Minardi) - +0:25.129
14- Fernando Ferreira (DF/Tyrrell) - +0:59.889
15- Germano Caldeira (RJ/Ligier) - +1 volta
16- Rodrigo Oliveira (SP/Jordan) - +2 voltas
17- Cassius Naves (MG/Benetton) - DNF - Acidente (volta 7)
Incidentes
Luth Cysne: toque em Carlos Zoro - First Curve (volta 1) - Sem efeito
Fernando Passos: toque em Andrei Fonseca - Harpin (volta 7) - Sem efeito
Andrei Fonseca: direção perigosa - Casio Curve (volta 7) - Sem efeito
Daniele Assis: toque em Thiago Wendt - largada - Sem efeito
Daniele Assis: toque em Cassius Naves - First Curve (Volta 1) - Sem efeito
Ismael Raitz: toque em Thiago Wendt - First Curve (volta 1) - Sem efeito
Daniele Assis: toque em Cassius Naves - Casio Curve (volta 1) - +30s **
Na largada da Feature Race, quem largou por dentro, por coincidência ou não, largou melhor. Aguiar assumiu a liderança mas não a manteve na primeira curva, sendo superado por Cysne. Romanowski ficou com a terceira posição. E Fonseca só não conseguiu disputar esta posição com o piloto da Williams porque ele escolheu o lado errado pra sair. Mesmo assim, ganhou uma posição em relação a largada em cima do piloto da Ferrari, Passos. O piloto da Pacific ainda tentou passar por Zoro, mas este, com dificuldades pra manter seu carro estável, o fez errar na Spoon. Desconcentrado, Fonseca ainda erra outras duas vezes nas primeiras voltas.
Na frente, os quatro primeiros se perseguiam. Romanowski acabou perdendo a freiada no Hairpin, deu a terceira posição de presente para Zoro e ainda foi pressionado por Passos por algumas curvas. Porém o piloto da Ferrari não tinha uma bom acerto este fim de semana.
Aguiar vai pra cima de Cysne, tendo este que se defender por dentro na Casio Triangle. Tentando apertar o ritmo, o piloto da Forti Corse acabou espalhando na saída da Degner e teve que defender por dentro de novo, desta vez no Hairpin. Se aproveitando dessa disputa, Zoro e Romanowski se aproximaram outra vez dos ponteiros. Apenas Passos que não conseguiu seguir este ritmo frenético e Fonseca que demonstrou uma fragilidade da Pacific em não conseguir acertar o carro para a corrida longa.
Os pilotos andaram no seus limites. Aguiar até passou do ponto na Casio Triangle, assim como Zoro no Hairpin. Nada que afetasse a corrida de ambos. Aos poucos, Cysne e Aguiar foram se distanciando de Zoro. Romanowski, em quarto, tinha um melhor rendimento na parte reta do circuito e ficava preso atrás de Zoro na parte sinuosa. Tentando achar o melhor caminho, o piloto da Williams acaba passando reto na Casio Triangle, mas também sem efeito em sua corrida.
Zoro entra no pitlane, repete o erro de Wendt na etapa de Monza, passando reto do seu próprio box e acaba voltando em quinto. Aguiar volta a pressionar Cysne e Romanowski roda no mesmo ponto que Fonseca e volta imprudentemente para a pista. Passos, que não teve como desviar, acertou a McLaren, sem prejuízo físico para ambos.
Aguiar é o primeiro a fazer seu pit stop, voltando em sexto. Passos, com o erro anterior de Romanowski, assume temporariamente a segunda posição, seguido pelo piloto da Williams. Cysne e Fonseca pararam nos boxes na volta seguinte. A Forti Corse trabalhou bem e pôs seu piloto na quarta posição, a frente de Aguiar na volta do pit stop.
Passos tenta apertar o ritmo nas voltas que antecederam seu pit stop, e acaba errando na Casio Triangle também. Zoro vai novamente para o boxes e faz seu reabastecimento e troca de pneus, voltando na quinta posição. Passos e Romanowski vão juntos, por último, aos pit stops. A Ferrari trabalha o suficiente pra pôr seu piloto na terceira posição e Romanowski volta na quarta posição.
Na volta dos boxes, Passos ainda vai pra cima de Aguiar, e este, após tentar defender-se da Ferrari no Hairpin, toma um chega pra lá sutil, fica com a terceira posição e ainda é pressionado por Romanowski. Quem poderia ter aproveitado melhor era Zoro, que se aproximou dos terceiro e quarto colocados, mas rodou sozinho na saída da Spoon, quando se posicionava para tentar um bote e perdeu a asa traseira, dando adeus à Feature Race.
Enquanto isso, atrás, Fonseca segue na sua saga tentando levar o carro até o final e roda, quase tendo que abandonar a corrida, na 130R. Pouco depois, Romanowski tentou passar Aguiar por fora na Degner, mas quase se acidentou.
Faltando poucas voltas para acabar, Passos teve que fazer novo pit stop, tipo splash and go para completar a prova e voltou atrás da Williams de Rormanowski, na quarta posição.
Romanowski ainda conseguiu encontrar um resto de carro para apertar Aguiar mais uma vez. Porém desta vez, num X premeditado, a Williams assumiu a segunda posição.
Então a Feature Race chega ao fim com Cysne em primeiro. Romanowski e Aguiar completaram o pódio. Passos e Fonseca terminaram a prova. E apenas Zoro abandonou.
Feature Race - Final, 16 voltas
Clima: Dry
Luth Cysne - 0:27:37.630
Matheus Romanowski - +0:08.372
Frank Aguiar - +0:12.635
Fernando Passos - +0:19.548
Andrei Fonseca - +0:23.738
Marcelo Vidal - 0:27:50.453
Ismael Raitz - +1:40.672
Matheus Araujo - 0:27:05.741
Fernando Ferreira - +1:38.320
Thiago Wendt - +1 volta
Germano Caldeira - +1 volta
Rodrigo Oliveira - +2 voltas
Carlos Zoro - +3 voltas (DNF - Acidente)
Daniele Assis - DNF - Acidente (volta 12)
Cassius Naves - DNF - Acidente (volta 7)
Murillo Grigolon - DNF - Acidente (volta 2)
Wesley Sandes - DNS
Incidentes
Fernando Passos: toque em Andrei Fonseca - Spoon Curve (volta 1) - Sem efeito
Thiago Wendt: toque em Daniele Assis - First Curve (volta 1) - +5s
Daniele Assis: toque em Ismael Raitz - Casio Curve (volta 1) - +30s **
Daniele Assis: toque em Murillo Grigolon - First Curve (volta 2) - +30s **
Matheus Araújo: toque em Fernando Ferreira - Esses (volta 1) - sem efeito
* Tempo acrescido da punição da última etapa disputada
** 1min e 30s na próxima Feature Race que disputar + perda de 5 posições na qualificação nas três próximas etapa que disputar
Postado por Gran Chelem Motorsports às 00:27
<< Home