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sábado, 1 de março de 2008

Etapa 2 - Ímola 1994: Serviço

Domingo - 02/03/2008
Ímola, San Marino



Descrição: O Autódromo Enzo & Dino Ferrari está localizado em Ímola, na Itália, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello. Esta etapa sempre esteve denominada como o GP de San Marino devido às limitações da FIA sobre um país não ter mais que um GP representando-o na Fórmula 1 (exceto em 1980, único ano em que Monza não esteve no calendário da Fórmula 1, e Imola recebeu o título de GP da Itália, em sua primeira aparição na categoria).

Imola é um local cercado desde a antiguidade por velocidade. Nos tempos do Império Romano, chamava-se Forum Cornelli e por lá havia uma arena, onde corridas de bigas eram disputadas! Após a Segunda Guerra, com o crescimento da região, alguns entusiastas por motociclismo tiveram a idéia de construir um autódromo na região, que só foi concluído em 1952, e logo teve o interesse de Enzo Ferrari para apoiar o local e por lá instalar competições. Em 1963 finalmente a Fórmula 1 deu as caras por lá, porém em um GP extra-oficial, com vitória de Jim Clark em grande estilo. O circuito porém não tinha estrutura para uma prova oficial da categoria, e só chegou a este nível nos anos 80.

Seus 50400 metros se desenvolvem numa velocidade bem travada em diversos trechos de curvas acentuadas - ou chicanes - alternando outras partes onde altas velocidades podem ser alcançadas. A curva Tamburello é de triste lembrança para nós brasileiros - lá morreu, em circunstâncias que jamais serão totalmente explicadas, nosso ídolo máximo: Ayrton Senna.

A largada é dada no mesmo ponto de sempre, os pilotos tomam veocidade logo na Tamburello, e se preparam para a frenagem já na Villeneuve, seguida da curva Tosa, a mais crítica no início da prova, com uma forte freada. A curva seguinte é a Piratella, de média velocidade, porém em descida e já encaminhando o piloto para a Aqeua Mineralle, que nesta versão é uma chicane bastante estreita e com zebras altas, sem dar alternativas de ultrapassagens. O circuito segue na subida e a próxima curva é a Variante Alta, no ponto mais alto do circuito, com uma chicane também arriscada dese tentar uma manobra de ultrapassagem. Descendo agora em alta velocidade, os competidores vão rumo à Rivazza, que nesta configuração é de velocidade mais alta, e depois de alguns metros já se deparam com a chicane final, que não deixa de ser um ponto crítico e difícil de se contornar, com a linha de chegada logo à frente.

Informações
Ímola - Autodromo Enzo & Dino Ferrari
Localidade: Imola, San Marino, Itália
Tipo: Circuito permanente
Situação: Ativo
Versão: Atual
Extensão: 5040 metros
Sentido: Anti-horário
Pole-position: Direita
Primeira curva: Esquerda

Horários
20:00 às 20:10 - Briefing
20:15 às 20:35 - Classificação
20:40 às 20:50 - Divisão dos Servers
20:55 às 21:10 - Sprint Race, 15% (8 voltas)
21:15 às 21:45 - Feature Race, 30% (17 voltas)

Previsão do tempo
Classificação - Neblina (20% de possibilidade de chuva)
Corrida - Predom. de Sol (10% de possibilidade de chuva)

Recomendações especiais para este circuito
. Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,
. Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,
. Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,
. Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,
. Muito cuidadona curva TOSA, especialmente na largada: não tente frear tarde,
. Segurança na entrada dos pits: posicione-se por fora na curva anterior,
. Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da reta no início dela



Confira abaixo os tempos agregados de todas as sessões de treinos livres já realizadas até o momento, incluindo os realizados na pré-temporada.

1. Carlos Júnior (PA/Tyrrell) 1:20,889
2. Rodrigo Wizard (SP/Forti) 1:20.969
3. Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) 1:21,169
4. Frank Aguiar (RJ/Williams) 1:21,563
5. Bruno Pagiola (BA/Ligier) 1:21.896
6. Thiago Wendt (MG/McLaren) 1:23.111
7. Ismael Raitz (SC/Ferrari) 1:24,261
8. Matheus Romanowski (RS/McLaren) 1:24.506
9. Murillo Grigolon (SP/Forti) 1:24.626
10. Luis Morais (SP/Sauber) 1:25,138
11. Carlos Zoro (SP/Jordan) 1:25,258
12. Matheus Berçot (SP/Jordan) 1:25.633
13. Rodrigo Oliveira (SP/Footwork) 1:28.166
14. Marcelo Vidal (SP/Pacific) 1:29,101
15. Germano Caldeira (RJ/Ligier) 1:31,362

Postado por Gran Chelem Motorsports às 20:20

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