sábado, 1 de março de 2008
Etapa 2 - Ímola 1994: ServiçoDomingo - 02/03/2008
Ímola, San Marino
Descrição: O Autódromo Enzo & Dino Ferrari está localizado em Ímola, na Itália, 40 km a leste de Bolonha e 80 km a leste da fábrica da Ferrari, em Maranello. Esta etapa sempre esteve denominada como o GP de San Marino devido às limitações da FIA sobre um país não ter mais que um GP representando-o na Fórmula 1 (exceto em 1980, único ano em que Monza não esteve no calendário da Fórmula 1, e Imola recebeu o título de GP da Itália, em sua primeira aparição na categoria).Imola é um local cercado desde a antiguidade por velocidade. Nos tempos do Império Romano, chamava-se Forum Cornelli e por lá havia uma arena, onde corridas de bigas eram disputadas! Após a Segunda Guerra, com o crescimento da região, alguns entusiastas por motociclismo tiveram a idéia de construir um autódromo na região, que só foi concluído em 1952, e logo teve o interesse de Enzo Ferrari para apoiar o local e por lá instalar competições. Em 1963 finalmente a Fórmula 1 deu as caras por lá, porém em um GP extra-oficial, com vitória de Jim Clark em grande estilo. O circuito porém não tinha estrutura para uma prova oficial da categoria, e só chegou a este nível nos anos 80.Seus 50400 metros se desenvolvem numa velocidade bem travada em diversos trechos de curvas acentuadas - ou chicanes - alternando outras partes onde altas velocidades podem ser alcançadas. A curva Tamburello é de triste lembrança para nós brasileiros - lá morreu, em circunstâncias que jamais serão totalmente explicadas, nosso ídolo máximo: Ayrton Senna.A largada é dada no mesmo ponto de sempre, os pilotos tomam veocidade logo na Tamburello, e se preparam para a frenagem já na Villeneuve, seguida da curva Tosa, a mais crítica no início da prova, com uma forte freada. A curva seguinte é a Piratella, de média velocidade, porém em descida e já encaminhando o piloto para a Aqeua Mineralle, que nesta versão é uma chicane bastante estreita e com zebras altas, sem dar alternativas de ultrapassagens. O circuito segue na subida e a próxima curva é a Variante Alta, no ponto mais alto do circuito, com uma chicane também arriscada dese tentar uma manobra de ultrapassagem. Descendo agora em alta velocidade, os competidores vão rumo à Rivazza, que nesta configuração é de velocidade mais alta, e depois de alguns metros já se deparam com a chicane final, que não deixa de ser um ponto crítico e difícil de se contornar, com a linha de chegada logo à frente.InformaçõesÍmola - Autodromo Enzo & Dino FerrariLocalidade: Imola, San Marino, ItáliaTipo: Circuito permanenteSituação: AtivoVersão: AtualExtensão: 5040 metrosSentido: Anti-horárioPole-position: DireitaPrimeira curva: EsquerdaHorários20:00 às 20:10 - Briefing20:15 às 20:35 - Classificação20:40 às 20:50 - Divisão dos Servers20:55 às 21:10 - Sprint Race, 15% (8 voltas)21:15 às 21:45 - Feature Race, 30% (17 voltas)Previsão do tempoClassificação - Neblina (20% de possibilidade de chuva)Corrida - Predom. de Sol (10% de possibilidade de chuva)Recomendações especiais para este circuito. Proibido “cortar” a útima curva para ganhar velocidade na volta seguinte do Qualifying,. Ganhar posição em corte de caminho não vale: devolva a posição caso isso ocorra,. Arrancar placas de referência (150, 100 e 50m) acarretará punições,. Os trechos verdes após as zebras não são considerados zebras, fique atento,. Muito cuidadona curva TOSA, especialmente na largada: não tente frear tarde,. Segurança na entrada dos pits: posicione-se por fora na curva anterior,. Segurança na saída dos pits: mantenha-se na parte externa da reta no início delaConfira abaixo os tempos agregados de todas as sessões de treinos livres já realizadas até o momento, incluindo os realizados na pré-temporada.1. Carlos Júnior (PA/Tyrrell) 1:20,8892. Rodrigo Wizard (SP/Forti) 1:20.9693. Sérgio Kolachinski (PR/Ferrari) 1:21,1694. Frank Aguiar (RJ/Williams) 1:21,5635. Bruno Pagiola (BA/Ligier) 1:21.8966. Thiago Wendt (MG/McLaren) 1:23.1117. Ismael Raitz (SC/Ferrari) 1:24,2618. Matheus Romanowski (RS/McLaren) 1:24.5069. Murillo Grigolon (SP/Forti) 1:24.62610. Luis Morais (SP/Sauber) 1:25,13811. Carlos Zoro (SP/Jordan) 1:25,25812. Matheus Berçot (SP/Jordan) 1:25.63313. Rodrigo Oliveira (SP/Footwork) 1:28.16614. Marcelo Vidal (SP/Pacific) 1:29,10115. Germano Caldeira (RJ/Ligier) 1:31,362
Postado por Gran Chelem Motorsports às 20:20
<< Home