domingo, 24 de maio de 2009
GCM Entrevista: Carlos Zoro
Como preparativo para as próximas edições do Gran Chelem Motorsports, começa hoje uma série de entrevistas com os participantes da Liga. Neste primeiro bate-papo, entrevistamos o atual vice campeão do GCM, Carlos Zoro.
GCM: Grande Carlos Zoro. O Gran Chelem Motorsports tem o prazer de iniciar essa série de entrevistas com um participante que praticamente viu a Liga nascer. Diga mais sobre você: Nome, idade, onde seu barraco foi construído, MODS preferidos
CZ: Meu nome completo eu prefiro não divulgar :P, Carlos Zoro. tenho 23 anos e moro em Balneário Camboriú, SC. Meus MODS preferidos são o CTDP 2005, o TR2007 e o 1995, todos para F1 Challenge. rFactor eu não tenho preferencia.
GCM: Há quanto tempo você joga F1 online e como foi sua estreia no mundo virtual.
CZ: Comecei a jogar F1 online tem uns 3 anos eu acho. Minha estréia foi boa! Foi com o mod ETCC2003, em um outro campeonato online, a corrida foi em Spa, e eu acabei vencendo na estréia!
GCM: Zoro, você participa do GCM desde a criação da liga. Como você analisa sua participação em suas temporadas e os MODs que foram utilizados?
CZ: Bom, pra ser honesto, minhas participações nas primeiras temporadas foram poucas ou nulas, mas os mods foram sempre bem escolhidos, sendo sempre carros interessantes e competitivos. O mod de 1995 continua sendo o mais interessante deles.

GCM I: Estreia do catarinense no GCM a bordo da Jordan em Montreal

GCM II: Já na Simtek, Zoro conseguiu sua primeira vitória, em Donington Park
GCM: Nesta última temporada, você disputou o título até a corrida final com Luth Cysne e você acabou como vice campeão. Lembra de alguma corrida específica que tenha lhe marcado?
CZ: Com certeza! Apesar de não termos completado o calendário, teve uma corrida que foi muito divertida, apesar dos vários incidentes. Mo I Rana tinha cara de que seria mais uma corrida onde eu disputaria o segundo lugar contra Chico, Dani ou Passos, pois na corrida anterior (Sprint Race de Mo I Rana) eu abandonei por falha da conexão. Larguei em último, mas logo nas primeiras curvas eu ja estava disputando contra o Cysne. Rodei voltas depois, quando estava colado nele e achei que ali eu tinha perdido a corrida. O que eu não esperava era um erro do Luth algumas voltas mais tarde, que o obrigou a parar mais uma vez no pit e acabou prejudicando o carro dele.. o famoso "Lapping slower" :P . Essa corrida marcou pois eu não esperava nada, e acabei vencendo!

GCM IV: Vitória "inesperada" em Mo I Rana
GCM: Apesar de ser considerado um dos participantes mais competitivos, você não teve a oportunidade de disputar o título nas outras ocasiões. O que impediu de você dar mais trabalho para toda a turma?
CZ: Disponibilidade de tempo. Acho que essas palavras explicam tudo. Mesmo nesse ultimo GCM, o que me prejudicou na disputa foi não ter tempo pra correr. Principalmente agora que estou com um horário apertado no trabalho, e preciso também cuidar dos assuntos pessoais. Então só sobrava domingo pra aproveitar e descançar.

GCM III: única aparição de Zoro, em Road America. Porém, foi traído pela conexão na largada.
GCM: Tecladista ou volante?
CZ: Tecladista, por enquanto! :P Nunca tive oportunidade de pegar em um volante pra jogar e como automóvel não te dá muita noção, não tenho como explicar toda a diferença que faz, mas sei que dá uma boa vantagem em várias pistas, principalmente nas ovais, por conta da dosagem de aceleração através dos pedais, e da dosagem de curva, com o volante. Não quer dizer que te garanta uma vitória, mas te dá muito mais chances do que um teclado.
GCM: Agora, para finalizar, a pergunta que não quer calar: F1Challenge ou rFactor?
CZ: É difícil escolher, cada um tem sua vantagem. O F1 Challenge é simples e fácil, porém é pesado e jogar online é extremamente irritante em várias ocasiões. Não é recomendado para ser jogado online, com um MOD pesado, fora de uma lan house... Já o rFactor é o inverso... é mais complicadinho porém a jogabilidade online é indiscutível... mods leves e bem feitos... o problema é o uso do teclado e do volante, que se torna uma ferramenta decisiva... o Volante no rFactor dá mais vantagens, é o que eu penso.
Então fica aí a minha resposta: Pra tecladista, F1 Challenge. Pra Volante, rFactor.
GCM: Zoro, foi um prazer esse nosso bate-papo. Esperamos que você continue com essa energia e competitividade nas próximas temporadas! Sucesso!
CZ: Abraço!
Postado por Gran Chelem Motorsports às 16:41
domingo, 17 de maio de 2009
Estatísticas GCM IV - Return Of The Speeders
Com o fim da quarta temporada, nada melhor que relaxar um pouco, avaliar os erros e se divertir com as estatísticas da temporada. Luth Cysne não foi campeão por acaso: os números não mentem! Bom proveito a todos!

Cynse ainda não acretida no seu bicampeonato
Foram 4 etapas disputadas e 8 corridas realizadas. Na quarta temporada do GCM (que teve mais cara de Midseason do que se poderia imaginar), tivemos 5 participantes brigando diretamente pelo título desta temporada.
• Foi a primeira temporada na qual foi utilizada um MOD que não era de uma temporada clássica.
• Também foi a primeira temporada na qual não foi realizada totalmente, sendo finalizada com 50% de duração. Não foram disputadas as etapas de St. Petersburg, Istambul, Spa-Francorchamps e Surfers Paradise.
• Luth Cysne foi o campeão da temporada, com 13 pontos de vantagem para Carlos Zoro
• Para a última etapa, 5 pilotos chegaram com chance de levar a taça: Fernando Passos, Frank Aguiar e Dani Assis eram os outros candidatos, mas só uma combinação muito improvável tiraria o título de Cysne.
• Em 8 provas, tivemos 4 vencedores (dos 12 participantes): Cysne arrebatou metade das provas disputadas. Fernando Passos venceu 2 GP's. Dani Assis e Carlos Zoro venceram 1 GP cada um.
• Dos 12 bravos participantes, 8 deles experimentaram o champanhe do pódio, no mínimo, uma vez nesta temporada. Luth Cysne foi quem mais apareceu no pódio, com 6 aparições. Zoro e Passos subiram no pódio 4 vezes cada.
• Aliás, Cysne só não esteve no pódio nas 2 corridas que não esteve presente.
• Apenas 2 pilotos fizeram a pole position nesta temporada. Cysne esteve na posição de honra em 3 oportunidades. Quem estragou os 100% do piloto da BMW foi Zoro, pole position em Mo I Rana.
• A melhor média de posição de largada foi de Luth Cysne. O catarinense não foi campeão por acaso: na única corrida que não largou na pole position, ficou com a segunda posição, registrando média de 1,25. Carlos Zoro registrou média de 1,5 e Dani Assis com 3,5. Fernando Passos ficou com média de 4,25.
• Os melhores pilotos com pior média de posição de largada ficaram com Rodrigo Oliveira e Larcio Medina. Ambos disputaram apenas 2 provas: o piloto da Super Aguri ficou com 9, seguido bem de perto pelo piloto da Toyota, com 7,5.
• Frank Aguiar foi o único no grid a não participar de uma qualificação por cumprir penalidade, após tantos incidentes cometidos durante a temporada.
• Carlos Zoro e Frank Aguiar ficaram empatados no quesito voltas mais rápidas, cada um com 3 registros. Luth Cysne completa a estatística com 2 voltas assinaladas.
• Luis Morais e Rodrigo Oliveira foram os recordistas em abandonos (dois para cada um)
• Cinco participantes se inscreveram para esta temporada mas, por motivos diversos, não compareceram uma vez sequer no grid de largada: Matheus Ferro, Ronaldo Guillas, Wesley Sandes, Matheus Berçot e Ismael Raitz.
• A BMW atropelou nesta temporada, vencendo nos construtores com 102 pontos de vantagem para a Toro Rosso. A equipe rrancesa Renault fechou a temporada na 3ª posição.
• Aliás, a Toro Rosso foi vice campeã participando apenas da primeira etapa e com apenas um piloto. Esse regulamento...
• Mais curioso ainda foi ver a Ferrari no último posto. Com 235 pontos somados, poderia com autoridade ser a vice campeã. Mas, como seus pilotos aprontaram das suas, a equipe foi punida com tantos pontos que chegou a ter saldo negativo. Esse regulamento...

Festa total na equipe BMW
Parabéns a Luth Cysne novamente!
Campeão do GCM IV!
É isso povo! Até a próxima!
Fiquem de olho aqui e na comunidade para acompanharem o que há de novo. Valeu!
Postado por Gran Chelem Motorsports às 13:04
domingo, 10 de maio de 2009
Luth Cysne: campeão do GCM IV
Passos vence última Feature em corrida tranquila
Voltamos ao histórico circuito de Brands Hatch para a realização da Feature Race. Nesta prova, cinco participantes estiveram presentes: Fernando Passos, Carlos Zoro, Matheus Araújo, Murillo Grigolon e Luis Morais. Vale deixar registrado que, por uma série de contratempos e desencontros, por pouco o catarinense Luth Cysne disputa a última corrida do GCM IV.
Largada: Mesmo com Grigolon na primeira posição no grid, seria muito difícil manter a liderança com Passos compartilhando a primeira fila, mas quem surpreendeu foi Zoro. Saindo da 3ª posição e aproveitando-se de uma largada ruim do carioca, o catarinense partiu com tudo e assumiu a liderança. Grigolon ainda viria a perder mais uma posição ao final da primeira volta, para Passos, na Surtees Curve. Morais, largando dos boxes, assume a quarta posição após ultrapassar um lento Araújo na volta inicia.
volta 3: Grigolon mostra nervosismo ao conduzir sua McLaren no 3º posto e erra na Surtees Curve, uma das mais difíceis do circuito, perdendo a posição para Morais, que até o momento faz uma ótima corrida. Neste momento, Passos começa a se aproximar de Zoro pela luta da 1ª posição
Volta 7: Grigolon novamente é vitima da Renault. Em uma boa briga, Grigolon toca suavemente na grama quando entra na Pilgrims Drop e perde a posição para Araújo.
Volta 11: PONTO CHAVE DA PROVA - Após 3 voltas de pura perseguição, Passos aproveita o descuido de Zoro na saída da Clark Curve para assumir a liderança da prova, posição da qual não iria largar até o fim da corrida.
As demais 26 voltas seguintes, após a ultrapassagem de Passos sobre Zoro, não houve mudanças nas posições entre os pilotos. Vale destacar neste ponto o show de rodadas de Luis Morais, Murillo Grigolon e Matheus Araújo e do erro da equipe Honda, ao colocar pouco combustível no carro de Carlos Zoro, obrigando o catarinense a fazer um splash and go nas voltas finais, permitindo assim que ele fizesse a volta mais rápida na Feature Race.
Mas então, como Luth Cysne é o campeão do GCM IV?
Com a realização da Feature Race em Brands Hatch, a primeira metade da quarta temporada do GCM havia sido completada. Como de costume, sempre é realizada uma reunião nesta época para ser analisado todos os pontos positivos e negativos da temporada. O que se constatou foi uma série de erros que, desde a forma de disputa até a própria divulgação do campeonato, culminaram no encerramento da temporada. Com novos participantes almejando ingressar na liga e visando mair entrosamento entre todos os participantes ativos no GCM, essa decisão era mais do que necessária.
Sendo assim, o GCM tem o prazer de anunciar que Luth Cysne é o campeão do GCM IV, com quatro vitórias nas oito corridas disputadas (três Sprints e uma Feature Race), conquistando assim seu segundo título na liga, com Carlos Zoro sendo vice campeão e Frank Aguiar terminando o campeonato no terceiro lugar.
Oh, e agora, quem poderá nos ajudar?
Calma calma, não priemos cânico! o GCM irá sofrer uma reformulação em toda a sua estrutura para começarmos a quinta temporada com o pé direito e com força total. Primeiramente, vamos definir qual será a plataforma que iremos utilizar daqui em diante. Já se encontra na comunidade da Liga a enquete "F1Challenge x rFactor" (Clique aqui para acessar a enquete), para que todas as dúvidas sobre qual plataforma é melhor sejam esclarecidas no GCM.
Até esta definição, convocamos todos os participantes a comparecerem aos domingos, às 19h45min, para a disputa de mais amistosos nos diversos circuitos existentes para o F1Challenge, com o MOD FMA08. Aos novos participantes, que ingressaram no GCM neste ano, fica o convite de participar também dos amistosos que irão acontecer durante a semana, assim que tivermos um número suficiente de participantes online.
Um grande abraço a todos!
Postado por Gran Chelem Motorsports às 19:32